Outubro 4, 2021

181.º aniversário da Associação Montepio – Mensagem do Presidente

Virgílio Boavista Lima felicita todos os associados pelo 181.º aniversário da Associação Montepio e recorda o caminho percorrido no último ano de atividade.

Ler mais

POR SI. PARA SI. A SEU LADO.

Há tradições que gostamos de manter. E assinalar a data de 4 de outubro, aniversário da sua Associação Montepio, é uma delas.

Hoje cumprimos 181 anos de atividade, uma longevidade que não desejamos traduzir em tempo, antes em resiliência, em confiança e segurança, em cumprimento absoluto de todas as obrigações e compromissos e na certeza de que nunca lhe faltámos, mesmo nos contextos mais adversos.

É assim que somos nesta sua Associação. É assim que pensamos e sentimos este que é o maior projeto de cidadania ativa do nosso país.

A nossa missão é clara: responder às expectativas e à confiança que deposita em nós. Fazemo-lo todos os dias, de modo experiente e determinado, com o seu apoio e a certeza de que estamos juntos na superação de todas as dificuldades, desafios e conjunturas.

Dirijo-lhe esta mensagem de felicitação pelo aniversário da sua Associação, mas entendo ser também um momento para testemunhar agradecimento, em nome próprio, do Conselho de Administração e de quantos asseguram, em cada dia, o atendimento e as soluções garantidas pelo Grupo Montepio.

Da Associação Mutualista ao Banco Montepio, das Seguradoras às Residências para seniores e estudantes, das Gestoras de fundos de pensões às Gestoras de ativos, muitas equipas Montepio dedicam o melhor dos seus dias, o seu talento e as suas competências ao serviço que espera de nós. Orgulhamo-nos muito das nossas pessoas e, também por isso, unimo-nos nesta mensagem de felicitações.

O caminho que vimos percorrendo, sobretudo ao longo dos últimos anos, da crise financeira de 2008 à pandemia gerada pela COVID-19, confirma e realça as forças deste Grupo: a resiliência, a capacidade de responder às dificuldades sem apoios públicos (fomos o único grupo financeiro que não recorreu ao apoio dos contribuintes portugueses), a preparação e motivação das equipas para enfrentar as adversidades que se colocaram a uma instituição e um grupo de empresas que viveram longos períodos sob os holofotes mediáticos, sob o escrutínio público, com resistência e competência.

Entendo, pois, testemunhar-lhe, na data em que completamos 181 anos de atividade e serviço a associados, a clientes e à comunidade, que nos sentimos realizados com o caminho percorrido e orgulhosos das conquistas alcançadas até aqui.

A verdade do que afirmo confirma-se no apoio que sempre garantimos aos mais fragilizados, num efetivo exercício de responsabilidade social e de comunhão de valores, apoiando, também a cultura, o desporto e muitos outros domínios que contribuem para a qualidade de vida dos nossos associados. Mas, sobretudo, a verdade do que afirmo lê-se na solidez deste Grupo e na constante capacidade de se reinventar, que a sua longevidade tão bem testemunha.

Temos vivido tempos difíceis e complexos na gestão do Grupo, com especial atenção ao Banco Montepio e às suas necessidades de estabilização, reorganização, modernização, reequilíbrio financeiro e qualificação das soluções e níveis de serviço, mas estamos no caminho certo.

Respondemos às situações potencialmente geradoras de quebras de confiança e de reputação da nossa marca centenária com a inversão do ciclo.

No mês de setembro findo, registámos crescimento no número de associados, que se aproximam já dos 603 mil; variação positiva da margem associativa, que ascendeu a 90 milhões de euros; redução de custos e crescimento da carteira de modalidades, tudo enquadrado numa gestão humanizada, sempre suportada no respeito pelas pessoas.  

No domínio das empresas do Grupo, verificou-se que, à exceção do Banco Montepio – por razões claramente identificadas, conjunturais e estruturais, às quais estamos a responder de forma ativa e determinada – todas apresentam resultados positivos.

O Grupo Montepio, historicamente, tem-nos dado sempre duas certezas: nunca deixámos de cumprir as nossas obrigações e compromissos para com os associados e restantes partes interessadas, e respondemos sempre aos impactos de cada crise dando provas de competência e de uma energia e determinação renovadas.

Se a missão está cumprida? Não, ainda faltam algumas etapas. Impõe-se reforçar ainda mais a estabilidade do Grupo – alvo, como nenhum outro, de ameaças tão sérias quanto intensas -, fortalecer o desempenho de cada empresa, aprofundar a modernização de todas as estruturas, responder aos impactos da digitalização através da definição de um novo modelo de serviço financeiro, e também incrementar todas as sinergias, robustecendo o valor entregue a associados, clientes, colaboradores e à comunidade.

Somos vencedores? As nossas equipas de trabalho são! Porque temos vindo a percorrer um caminho claro de recuperação, estabilização e reafirmação da Associação, dos seus valores e do valor do Grupo Montepio, num quadro ético e dialogante, colocando o nosso conhecimento, experiência e empenho no alinhamento pleno com os reguladores e na resposta às necessidades e anseios de associados e clientes.

Se a economia social, a solidariedade e a cidadania ativa no nosso país encontram campo de afirmação, também o devem a si. E a cada um dos associados desta grande instituição. Por isso, é a si que dedicamos este aniversário e é a si que garantimos o presente e o futuro do nosso Grupo Montepio.

Por si. Para si e a seu lado. É assim que nos sabemos presentes.

 

Virgílio Boavista Lima

Presidente da Associação Mutualista Montepio e do Grupo Montepio