Setembro 17, 2019

3.ª Edição do Programa FACES apoia 15 entidades de economia social com mais de 300 000€

Já são conhecidos os resultados do Programa FACES - Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social - relativos ao ano de 2019.
Ler mais

Do processo de avaliação resultaram as 15 candidaturas melhor pontuadas.

A terceira edição do Programa FACES, iniciativa da Fundação Montepio com o objetivo de combater a exclusão social, destinou-se às seguintes áreas de intervenção:

Faces 1) Empregabilidade de pessoas com deficiência – 36 candidaturas;

Faces 2) Inclusão de crianças e jovens em situação de risco – 16 candidaturas;

Faces 3) Apoio a famílias vulneráveis e pessoas sem-abrigo – 30 candidaturas.

O processo de Preparação, Receção, Análise e Pré-Seleção desta edição foi realizado pela Fundação Montepio em conjunto com a Sair da Casca, entre março e setembro de 2019.

Das 104 candidaturas recebidas, 22 foram excluídas por incumprimento do Regulamento e/ou porque se encontravam fora do âmbito de intervenção definido pelo Programa.

As restantes 82 foram avaliadas a partir de 21 de junho. A avaliação foi feita tendo em consideração o pedido de apoio, os critérios pré-definidos, as mais-valias e os riscos de cada projeto e a elegibilidade das despesas. Em casos específicos, realizaram-se ainda esclarecimentos considerados essenciais para a avaliação do projeto candidato.

Do processo de análise e avaliação das candidaturas melhor pontuadas, foram apurados 15 projetos, cujo apoio totaliza um financiamento da Fundação Montepio, no valor de 301 805,00 € e que constam da lista que pode consultar aqui.

As 15 candidaturas melhor pontuadas foram apresentadas por organizações que representam diversas subfamílias da economia social, sedeadas em 10 distritos do País: Porto (2), Aveiro (1), Guarda (1), Coimbra (1), Leiria (1) Santarém (1), Lisboa (5), Setúbal (1), Évora (1) e Ponta Delgada (1).

A distribuição dos projetos apresentados, segundo a área de intervenção do Programa, apresenta a seguinte matriz: FACES: F1 (9 candidaturas), F2 (2 candidaturas), F3 (4 candidaturas).

As entidades que pretendam conhecer a sua pontuação final deverão endereçar um email para montepio.faces@sairdacasca.com

Às instituições vencedoras os nossos parabéns pela elevada qualidade dos projetos apresentados.

A todas as organizações que nos enviaram as suas candidaturas, o nosso agradecimento pelo empenho demonstrado e pelo trabalho social meritório que realizam.