Saltar para o conteúdo

Julho 31, 2025

Associação Supera-te e Associação Juvenil Transformers vencem Prémio Voluntariado Jovem Montepio

Já são conhecidos os vencedores da 14.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio! Este ano, o galardão foi atribuído, em ex-aequo, ao projeto "O Amor é simples, não compliques!" da Associação Supera-te e "Nós e Eles: Um só Mundo" da Associação Juvenil Transformers
Ler mais

Promovida pela Fundação Montepio, a iniciativa visa distinguir projetos de voluntariado jovem com impacto social relevante e sustentado. Entre janeiro e março de 2025, foram recebidas 12 candidaturas, apresentadas por 12 entidades distintas de norte a sul do país.

As propostas foram avaliadas por um júri convidado pela Fundação Montepio, composto por representantes das seguintes entidades: Montepio Geral Associação Mutualista (MGAM), Fundação Montepio (FM), Centro Português de Fundações (CPF), Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e o GRACE – Empresas Responsáveis.

Após análise criteriosa, o prémio foi atribuído em ex-aequo ao projeto “O Amor é simples, não compliques!” da Associação Supera-te e ao projeto “Nós e Eles: Um Só Mundo” da Associação Juvenil Transformers, que se destacaram pela sua pertinência, originalidade e impacto social. Ambos abordam temas urgentes e sensíveis — a prevenção da violência nas relações e a integração de pessoas migrantes e refugiadas — com metodologias inovadoras, centradas nos jovens e na transformação comunitária. A complementaridade dos seus enfoques, aliada ao forte potencial de replicabilidade e envolvimento ativo dos participantes, justificou plenamente o reconhecimento partilhado.

Classificação Final da 14.ª Edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio:

Nome da EntidadeClassificaçãoProjetoNota
Associação Supera-te1.º LugarO Amor é simples, não compliques!17,4
Associação Juvenil Transformers1.º LugarNós e Eles: Um Só Mundo17,4
Associação Juvenil Ponte2.º LugarPontes nas Férias - Colónias de Férias16,4
Y4c - Youth For Change - Associação3.º LugarEscolas Participativas: Cidadania em Movimento16,3
Colégio Marista de Carcavelos3.º LugarProjeto Ludoteca da Adroana "Construindo Futuros"16,3
Associação Projeto Gratitude4.º LugarV.I.B.E. (Vitalidade, Integração, Bem-Estar/Exercício)15,3
Associação Finance4youth5.º LugarFinance4YOUth14,5
Internacional Civis, Associação Juvenil6.º LugarSunset Político13,9
Ag. Escolas De Rodrigues De Freitas Porto6.º LugarCuidar e Esperançar13,9
AJ GASTagus7.º LugarGASTagus - Grupo de Ação Social13,8
Associação Faro em Ação8.º LugarProjeto Pegada Azul12,8
Colégio São João de Brito8.º LugarAssociação Padre Amadeu Pinto12,8

 

 Conheça os Projetos Vencedores

“O Amor é simples, não compliques!” da Associação Supera-te

Este projeto distingue-se pela sua relevância no combate à crescente violência no namoro e doméstica, com foco em São Domingos de Benfica e Carnide, Lisboa. Reconhecendo a normalização de comportamentos abusivos e a falta de conhecimento sobre a criminalidade desses atos, o projeto visa sensibilizar e educar jovens. Através de uma abordagem dinâmica e com o protagonismo de jovens capacitados, desmistifica crenças tóxicas sobre o amor e incentiva a denúncia, contribuindo para a construção de relacionamentos mais saudáveis.

“Nós e Eles: Um Só Mundo” da Associação Juvenil Transformers

Este projeto dedica-se a sensibilizar a comunidade para a realidade das pessoas migrantes, refugiadas e requerentes de asilo acolhidas no Centro de Acolhimento Cristo Rei (JRS). Utilizando uma abordagem artística e participativa, o projeto amplifica vozes e dá visibilidade a estas pessoas, humanizando-as através da fotografia e da partilha das suas histórias. Simultaneamente, capacita jovens aprendizes da Payback School em Fotografia e Ativismo, desenvolvendo competências socio emocionais cruciais, como empatia e comunicação intercultural, e aprimorando as suas capacidades técnicas, reforçando a ideia de que somos todos parte de “Um Só Mundo”.

 

Parabéns às duas associações, e a todos os participantes desta edição, pelo exemplo de cidadania ativa e compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária e pelo forte contributo para um futuro mais próspero para os jovens e para o país.