Junho 3, 2025
Atmosfera m acolhe apresentação do livro “Serviço Social”


A sessão de apresentação da obra “Serviço Social”, apoiada pela Fundação Montepio em consonância com as suas Linhas de Orientação Estratégica – que promovem a valorização de respostas económicas, sociais e ambientais, inovadoras e sustentáveis –, foi conduzida por Idália Serrão, administradora do Montepio Associação Mutualista e da Fundação Montepio.
Na sua intervenção, Idália Serrão referiu que “para o Montepio Associação Mutualista, cuja missão se alicerça na promoção do ideal mutualista, no desenvolvimento de ações em benefício da coesão social e do desenvolvimento sustentável, apoiar uma publicação como esta representa muito mais do que um gesto simbólico. Fazemo-lo como um compromisso concreto com a valorização e com a qualificação do tecido social e profissionais que nele intervêm”, reiterando que “este livro a que temos o privilégio de nos associar constitui-se como uma ferramenta rigorosa, atualizada e essencial para os estudantes, mas também para os técnicos e para os dirigentes das organizações da economia social”.
A obra, da autoria de Joaquim Fialho e Inês Martins, propõe uma abordagem crítica, fundamentada e inclusiva, num contributo relevante para a prática e investigação no domínio do Serviço Social, oferecendo fundamentos sólidos, metodologias e uma leitura muito abrangente dos contextos de intervenção que os desafios contemporâneos impõem aos profissionais de serviço social. O conhecimento nela partilhado é, pois, um forte contributo para o fortalecimento de respostas colaborativas e eficazes, alinhadas com princípios que norteiam o Grupo Montepio: profissionalismo, humanização, capacitação e justiça social.
Na ocasião, estiveram presentes personalidades do setor da economia social e mutualista, entre os quais Carlos Beato, administrador da Fundação Montepio, Luís Franco, administrador das Companhias de Seguros Lusitania e Lusitania Vida, e Paulo Amorim, diretor da Economia Social do Banco Montepio, Júlia Cardoso e António Brito Guterres, assistentes sociais e investigadores, entre outros.
Perante um auditório lotado, os autores Joaquim Fialho e Inês Casquilho-Martins partilharam com o público reflexões fundamentais sobre teorias, modelos, metodologias e estratégias de intervenção social.
Sobre os autores…
Joaquim Fialho é professor no Instituto Superior de Gestão, analista de redes sociais e investigador integrado do CLISSIS – Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social da Universidade Lusíada.
Inês Casquilho-Martins é professora universitária e investigadora, assistente social, Mestre em serviço social pelo ISSSL – Universidade Lusíada e Doutora em serviço Social pelo ISCTE-IUL.