Março 7, 2024

Candidaturas ao Prémio Voluntariado Jovem Montepio terminam a 29 de março

O prazo para apresentação de candidaturas à 13.ª edição do galardão que premeia o voluntariado jovem em Portugal termina a 29 de março. Já apresentou a sua?

Ler mais

Está a decorrer, até 29 de março de 2024, a fase de candidaturas ao Prémio Voluntariado Jovem, iniciativa da Fundação Montepio que premeia projetos de voluntariado de âmbito social, ambiental, cultural ou proteção animal, idealizados por jovens dos 16 aos 25 anos.

Candidaturas

Esta edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio traz algumas novidades. As instituições podem inscrever-se em duas categorias: “Candidatura Espontânea” e “Candidatura Direcionada”.
De realçar que, tal como nos anos anteriores, não se aceitam candidaturas individuais.

Candidatura Espontânea

As equipas, preferencialmente mistas, devem ser constituídas por um máximo de três jovens, dos 16 aos 25 anos, que frequentem escolas, associações juvenis, associações de estudantes ou outras organizações sem fins lucrativos que desenvolvam projetos com jovens. Os candidatos serão acompanhados por um monitor designado pela organização candidata.

Candidatura Direcionada

As equipas, preferencialmente mistas, devem ser constituídas por um máximo de três jovens, dos 16 aos 25 anos, das escolas técnico-profissionais do distrito de Lisboa e Vale do Tejo. Os candidatos serão acompanhados por um monitor designado pela organização candidata.

Objetivos

Esta iniciativa pretende replicar o trabalho social e comunitário desenvolvido pela Fundação Montepio. Assim, as equipas devem construir um projeto de voluntariado que crie oportunidades num determinado território ou zona de uma freguesia.

Inscrições

As candidaturas ao Prémio Voluntariado Jovem Montepio devem ser enviadas para o e-mail voluntariado@montepio.pt, mediante preenchimento do respetivo formulário, disponível no site da Fundação Montepio.

Encontre abaixo os documentos necessários para a apresentação da candidatura:

Avaliação

Todos os projetos serão avaliados por um júri, que será constituído por representantes da Fundação Montepio, do Montepio Associação Mutualista, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, do GRACE, da Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão e do Centro Português das Fundações.

Os resultados serão anunciados a 17 de maio de 2024 e a entrega de prémios deverá ocorrer até 30 de junho de 2024. Os projetos vencedores terão de ser implementados até seis meses a contar da atribuição do prémio, sendo possível solicitar uma única prorrogação da implementação por mais seis meses (sujeita a aprovação da Fundação Montepio).

Prémios

Na categoria “Candidatura Espontânea”, a instituição vencedora receberá 2 000 euros e cada jovem participante 300 euros. Na categoria “Candidatura Direcionada”, a instituição vencedora receberá 1 500 euros e cada jovem 250 euros.

Sabia que…

Na edição anterior, os prémios foram entregues ao Colégio Maristas de Carcavelos, que idealizou o projeto “Mãos que Alimentam”, e à Associação Juvenil YOUTHDREAM, com o livro “Nahir e os ODS”?