Livro para crianças sobre desenvolvimento sustentável venceu o Prémio Voluntariado Jovem Montepio

A criação de um livro infantojuvenil dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas valeu à associação YouthDream o Prémio Voluntariado Jovem Montepio. Conheça este projeto inovador que já tem planos de internacionalização.
Artigo atualizado a 22-03-2023

Quando a associação YouthDream teve a ideia de lançar um livro de aventura, dirigido ao público dos 6 aos 12 anos, para explicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ainda tinha meros meses de vida. Entretanto, aconteceu uma pandemia, o mundo assistiu a muitas mudanças, mas o livro e os ODS mantiveram-se firmes. “Fizemos tudo online, durante a pandemia. Foi um grande desafio”, relata Beatriz Couto, que fundou a associação quando tinha apenas 17 anos.

Hoje, com 22 anos, a presidente não hesita ao afirmar que “Nahir e os ODS” se tornou o principal projeto da associação. Trata-se do “único livro no mundo que aborda todos os 17 ODS, de uma forma completa”, afiança a dirigente, destacando o seu caráter inovador no panorama internacional.

Composto por 12 capítulos, escrito e ilustrado pelos membros da associação, o livro conta a história de Nahir, uma menina curiosa “que vive uma grande aventura à medida que encontra uns ‘bichinhos’ que a transportam para uma outra realidade”. Nesta visão abrangente, Nahir tanto conhece realidades de escassez de água, por exemplo, como o problema da exploração infantil em fábricas longínquas. No final da viagem pelo mundo, a menina de 8 anos “tem todo um novo conhecimento sobre o que é a sustentabilidade”.

O livro, editado pela Betweien e lançado no verão de 2022, já conquistou o interesse de vários organismos públicos e privados e tem sido o motor de uma agenda dirigida ao público infantojuvenil, pensada pela YouthDream em conjunto com outras organizações. Com uma tiragem de 2 000 exemplares, será distribuído junto da comunidade escolar e entidades parceiras, como câmaras municipais, uma vez que é considerado “uma ótima ferramenta pedagógica”, nas palavras de Beatriz Couto.

 

Prémio permitirá levar o livro além-fronteiras

Com a vitória do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, a YouthDream está mais perto de alcançar dois grandes objetivos: profissionalizar a associação e avançar para a versão bilingue (português e inglês) do livro “Nahir e os ODS”. Como explica a presidente, a tradução permitirá chegar a mais crianças e alargar o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por outro lado, Portugal nunca se sagrou vencedor nos UN SDG Action Awards (United Nations Sustainable Development Goals Awards) e esta é uma realidade que Beatriz Couto quer ver alterada. “Queremos trazer este prémio, que é tão importante, para Portugal. E, com a tradução, vamos concorrer!”

Ao mesmo tempo, vencer a 12.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, no âmbito do terceiro escalão etário (dos 19 aos 25 anos), foi “um reconhecimento merecido”, partilha a jovem dirigente. Para ver a luz do dia, o projeto contou com “meses e meses de trabalho, horas infindáveis de reuniões, chamadas, risos e muitas lágrimas”, descreve a presidente, que destaca a “contribuição fundamental” da professora e coordenadora do processo criativo, Marina Cruz, bem como o trabalho de comunicação de Vasco Guedes. Assim, o Prémio também representa “uma forma de compensar quem trabalhou tanto”.

Desde a sua primeira edição, o Prémio desenvolvido pela Fundação Montepio tem destacado projetos inovadores de voluntariado jovem, com o intuito de promover e valorizar a sua criação. Ao mesmo tempo, o Prémio Voluntariado Jovem Montepio prossegue a sua missão de melhorar a qualidade de vida das comunidades, através da promoção da solidariedade.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais