“Mãos que alimentam”: o projeto solidário que venceu o Prémio Voluntariado Jovem Montepio

Na 12.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, o Colégio Maristas de Carcavelos destacou-se como um dos grandes vencedores. Conheça o projeto que garantirá refeições a pessoas sem-abrigo ou noutras situações vulneráveis, com a ajuda de voluntários do ensino secundário.
Artigo atualizado a 16-03-2023

Grande parte dos projetos de voluntariado social começam assim: identifica-se uma necessidade, mobilizam-se vontades e unem-se esforços. No final, nasce a iniciativa. O Colégio Maristas de Carcavelos, concelho de Cascais, não escapou à regra. “Há muitos anos, identificámos uma necessidade local, junto dos nossos parceiros, e, como resposta, começámos a realizar jantares solidários no refeitório do colégio”, relata Andreia Batista, professora de Filosofia e responsável pela área de voluntariado da instituição.

Com a pandemia da Covid-19, o colégio deixou de poder realizar estas noites à mesa, com utentes do Centro de Apoio ao Sem Abrigo, e uma nova necessidade surgiu: não deixar que esta resposta social desaparecesse. “Foi então que tivemos a ideia de pedir refeições completas às famílias dos nossos alunos, para que depois pudessem seguir para uma instituição”, prossegue a responsável. Assim surgiu o projeto “Mãos que alimentam”.

A primeira (e até agora única) edição da iniciativa aconteceu em fevereiro de 2022. Num boletim do Colégio, inscreveram-se os familiares dos alunos interessados em preparar e doar as refeições no âmbito deste projeto solidário. Numa tarde, os alunos voluntários juntaram-se para organizar e preparar todos os bens para serem distribuídos. E o resultado foram 150 refeições doadas ao CASA.

Um prémio que motiva e faz avançar

“Tivemos uma adesão muito significativa dos alunos e familiares, e um bom feedback de todos. Os alunos, em especial, percebem que, através deste projeto, conseguem intervir na sociedade. E nós, como colégio, queremos transmitir noções como a importância de cuidar do outro e dar aos estudantes meios de exercerem a sua cidadania de uma forma ativa”, refere Andreia Batista.

A experiência-piloto teve um resultado tão positivo que encorajou o colégio a candidatar-se à 12.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio. A distinção, promovida pela Fundação Montepio, visa reforçar o valor da solidariedade e a criação de iniciativas com impacto social, como a do Colégio Maristas de Carcavelos (vencedora do segundo escalão etário, ou seja, dos 15 aos 18 anos) e o livro infantojuvenil da associação YOUTHDREAM (vencedora do escalão dos 19 aos 25 anos).

“Concorremos muito pelo desafio, mas também porque o prémio nos permitiria aumentar a regularidade da iniciativa. Agora vamos conseguir que seja mensal”, afirma a responsável pela área de voluntariado do colégio. Ao mesmo tempo, terem arrecadado o Prémio Voluntariado Jovem Montepio foi um “reconhecimento muito importante para os alunos”. “Eles ficaram super felizes”, partilha a professora.

Agora que a vitória se consumou, o Colégio Maristas de Carcavelos planeia realizar a próxima edição do “Mãos que alimentam” em maio de 2023. Luísa Leite, Mariana Silva e Rodrigo Barros, os estudantes do 12.º ano e rostos do projeto, serão os principais responsáveis da equipa de voluntários e caberá muito a eles dar vida e boa saúde à iniciativa. “Nós, no Colégio, lançámos a semente. Agora ela vai germinando”, remata Andreia Batista.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais