Saltar para o conteúdo

Novembro 12, 2025

Cerimónia de entrega da 14.ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro

A Fundação Montepio marcou presença na cerimónia que distingue cidadãos com mais de 80 anos pelo contributo excecional à sociedade portuguesa
Ler mais

No passado dia 10 de novembro, a Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acolheu a 14.ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, com o apoio da Fundação Montepio, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, sob o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Este galardão presta homenagem à Doutora Maria Raquel Ribeiro, figura incontornável na intervenção social, e celebra cidadãos com mais de 80 anos que continuam a inspirar pela dedicação, conhecimento e energia colocados ao serviço da comunidade. São homens e mulheres que, apesar de formalmente afastados da vida ativa, permanecem referências em áreas tão diversas como ciência, arte, cidadania e saúde.

A cerimónia contou com a presença de Idália Serrão, administradora executiva da Fundação Montepio, Maria João Quintela, presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, Paulo Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e Sofia Athaíde, vereadora dos Direitos Humanos e Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Nesta edição, foram distinguidos:

– Julieta Esteves Blanco Sanches de Almeida Vasconcelos, na categoria Intervenção Social;

– Maria Lídia Amado Franco de Azevedo e Silva, na categoria Arte e Espetáculo;

– Professor Doutor Filipe Duarte Branco da Silva Santos, na categoria Ciência e Investigação;

– Professor Doutor Luís Francisco Valente de Oliveira, na categoria Política e Cidadania;

– Professor Doutor João Manuel Godinho Queiroz e Melo, na categoria Ética e Saúde;

– Ana da Conceição Pinheiro, na categoria Família e Comunidade.

A Fundação Montepio congratula todos os homenageados e reafirma o seu compromisso em promover iniciativas que valorizem o envelhecimento ativo, reconhecendo o papel insubstituível dos mais velhos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.