Saltar para o conteúdo

Julho 14, 2025

Ciclo “José Afonso: Utopia” celebra legado do músico no atmosfera m

O atmosfera m Lisboa abre portas, este verão, ao Ciclo “José Afonso: Utopia”, composto por três sessões dedicadas à música, ao cinema e ao pensamento humanista do icónico cantautor português. O ciclo decorre nos dias 30 de julho, 20 e 27 de agosto, sempre às 18h30
Ler mais

A primeira sessão do Ciclo “José Afonso: Utopia” realiza-se a 30 de julho e propõe uma tertúlia de apresentação da reedição do álbum “Como Se Fora Seu Filho”, de José Afonso. A conversa será conduzida por Nuno Saraiva, editor discográfico, e refletirá sobre a intemporalidade da música de Zeca Afonso, a utopia do seu pensamento e o papel social dos artistas. O público poderá ainda escutar a nova edição em vinil, com masterização de Florian Siller, a partir do gira-discos da Editora Mais 5.

Já no dia 20 de agosto, será exibido o documentário “Andarilhar”, de Abel Rosa, filmado durante uma residência artística no Faial, em abril de 2024. O filme assinala os 50 anos do 25 de Abril com uma releitura contemporânea da obra musical e política de José Afonso, reunindo artistas como Tiago Correia-Paulo, PS Lucas, Lavoisier, Nástio Mosquito, Selma Uamusse e Nacho Vegas.

O ciclo termina no dia 27 de agosto, com a projeção do Filme Concerto “Wanderer Songs”, um registo ao vivo do espetáculo apresentado no Teatro Faialense, resultado da mesma residência artística retratada em “Andarilhar”.

Organizado em parceria com o Montepio Associação Mutualista, o Ciclo “José Afonso: Utopia”, é promovido pela Editora Mais 5, no contexto da reedição do 13.º álbum da coleção dedicada ao autor. A programação celebra a atualidade das suas canções e o papel dos artistas como vozes do humanismo e da cidadania.

 

Onde: atmosfera m Lisboa – Rua Castilho, n.º 5

Quando: 30 de julho, 20 e 27 de agosto

Horário: 18h30