Dezembro 3, 2018

Comunicado do Conselho de Administração do Montepio Geral Associação Mutualista

O Conselho de Administração do Montepio Geral Associação Mutualista (MGAM), reuniu em sessão extraordinária no dia 26 de novembro às 11h00 horas, para analisar o conteúdo das notícias veiculadas pelas televisões na passada sexta-feira, em horário nobre, a que se seguiu uma sequência de emissões de reportagens que visaram o bom nome do Grupo Montepio e dos profissionais que o integram.
Ler mais

Resultado dessa análise, o Conselho de Administração do MGAM, enquanto entidade cabeça do grupo, deliberou recomendar que todas as entidades do Grupo Montepio difundam pelos meios apropriados, junto de todos os seus trabalhadores, o seguinte comunicado:

Na passada sexta-feira, dia 23 de novembro, todos os canais generalistas de televisão (RTP1, SIC e TVI) abriram os seus telejornais da noite veiculando notícias sobre o Montepio, recorrendo alegadamente a informação interna que, de forma descontextualizada ou truncada, ajudou a alimentar histórias apenas com um objetivo: influenciar e condicionar o processo eleitoral em curso.

Na reportagem exibida pela TVI recorre-se, inclusive, a imagens não autorizadas, através de câmara oculta, com o objetivo de concluir que os trabalhadores não estão a cumprir com as normas instituídas, de forma descontextualizada e sem ter sido exercido o direito ao contraditório. Adjetivar negativamente este tipo de atuação pecará sempre por defeito, porquanto se trata de uma prática diametralmente oposta à sociedade da decência e dos valores por que sempre o Montepio se pautou.

Tem o Montepio Geral Associação Mutualista já na sua posse, elementos suficientes para julgar que toda a informação veiculada obedeceu a uma meticulosa e estruturada articulação, por parte dos seus autores materiais, com o objetivo de retirar daí vantagens, designadamente eleitorais, sem que, no entanto, ponderassem os danos causados ao Grupo Montepio e ao bom nome das suas pessoas.

O Conselho de Administração do MGAM repudia veementemente estas práticas reiteradas de condicionamento do processo eleitoral para a eleição dos membros dos órgãos associativos do MGAM condenando nomeadamente:

1. A transmissão de informação interna, não autorizada, cujo uso restrito está obrigado a sigilo profissional, e cuja violação é punida nos termos da lei;

2. A suspeição sobre o profissionalismo e rigor dos profissionais no cumprimento das normas em vigor;

3. Os expedientes diversos e manobras que visam a tomada de poder pelas diversas vias, sem o respeito pelas Instituições e pelas suas pessoas.

É da competência do Conselho de Administração do MGAM, enquanto cabeça do Grupo Montepio, zelar pelos mais elevados interesses do Grupo, protegendo e garantindo o seu bom nome, os interesses dos seus Associados e Clientes, e dos seus trabalhadores. O Conselho de Administração do MGAM desencadeará os meios apropriados no sentido de ver reparados os danos causados à boa imagem do Grupo e das pessoas que o compõem. E fá-lo-á sem qualquer contemplação, mormente quando se trate da defesa do profissionalismo das pessoas.

Considera o Conselho de Administração do MGAM que a tentativa de intimidação, implícita em reportagem veiculada, é intolerável e suficientemente mobilizadora para atuações firmes e enérgicas, que venham a ser tomadas contra os seus autores.

O MGAM não permite, em nenhum caso, que seja posta em causa a dignidade profissional e a confiança depositada nos trabalhadores de todo o Grupo, em concreto, no processo em curso. Por tal, agirá, por todos os meios adequados, em sede própria, e até às últimas consequências, na defesa dos Associados e dos Trabalhadores que compõem as entidades do Grupo Montepio.

Em 26 de novembro de 2018.