Maio 9, 2025
Espólio de Alfredo Cunha cedido ao Exército com contributo do Montepio Associação Mutualista


O Exército português acolheu esta quinta-feira, numa cerimónia solene presidida por Sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o legado fotográfico de Alfredo Cunha, um dos mais relevantes nomes do fotojornalismo português. O espólio, composto por cerca de 2 000 fotografias que documentam momentos marcantes da história contemporânea de Portugal — como o 25 de Abril —, foi entregue ao Exército para preservação e valorização futura.
À coleção somam-se agora mais 33 fotografias da autoria de Alfredo Cunha, anteriormente detidas pelo Montepio Geral – Associação Mutualista e agora confiadas à guarda do Exército como entidade depositária.
Durante a cerimónia, Fernando Centeno Amaro, administrador do Montepio Associação Mutualista, destacou a importância simbólica e histórica do gesto: “Estamos perante um conjunto documental de elevado valor e interesse histórico, para o Exército, para o país e para os cidadãos, pelos valores, pela emoção e pela liberdade que a todos transmite.”
A cerimónia foi marcada por momentos de grande simbolismo, onde se reconheceu o papel de Alfredo Cunha como testemunha ocular da liberdade. As imagens agora entregues constituem um registo singular da Revolução dos Cravos e do processo de transição democrática em Portugal.
“O olhar singular de Alfredo Cunha registou o golpe militar conduzido pelo Movimento das Forças Armadas e eternizou os acontecimentos que marcaram abril de 1974. Obrigado, Alfredo. Não estaríamos aqui sem a sua sagacidade”, afirmou ainda Fernando Amaro.
O General Eduardo Mendes Ferrão sublinhou a importância do contributo do fotógrafo como exemplo de cidadania e reforço da missão do Exército na preservação da memória nacional.
Parte da coleção estará patente ao público no Museu Militar de Lisboa até ao final de julho, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h00. Posteriormente, todo o acervo passará a estar disponível na Biblioteca do Exército.
Para o Montepio Associação Mutualista, instituição fundada em princípios de liberdade, democracia e participação cívica, esta entrega representa também um compromisso com a preservação da história e com a valorização da identidade portuguesa.