Janeiro 13, 2023

Exposição “Histórias de Paixão… e de outros males” no atmosfera m Porto

O espaço atmosfera m Porto inaugura, no próximo dia 21 de janeiro, às 15h30, a exposição “Histórias de Paixão… e de outros males”, da autoria de Daniela Reis
Ler mais

A galeria expositiva do espaço atmosfera m Porto acolhe, a 21 de janeiro, pelas 15h30, a inauguração da exposição “Histórias de Paixão e de outros males”, da autoria de Daniela Reis. As obras expostas foram realizadas maioritariamente nos últimos dois anos e “são respostas temporárias às inquietações e questões que os dias trazem, as relações humanas e a diversidade de emoções que estas criam são o seu território comum”.

A entrada é gratuita e a exposição estará patente até 25 de fevereiro.

Esperamos pela sua visita!

Onde: atmosfera m Porto, Rua Júlio Dinis, n.º 158
Quando: 21 de janeiro a 25 de fevereiro 2023. Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00.

 

Histórias de Paixão… e de outros males 

As temáticas apresentadas são transversais ao meu trabalho e vêm na sequência de outras exposições como “A Sombra Domesticada” (Galeria Acervo, 2017, Portugal), “Cocoon” (2017, Essaouira e Rabat, Marrocos), “Nem todo o Corpo é Carne” (India International Center, 2021, Nova Deli, Índia) e o “Silêncio e a Multidão” (Fundação Montepio, 2021, Lisboa, Portugal). Procuro a figura humana e o corpo enquanto veículo para pensar a relação com o outro e consigo mesmo. Vejo o retrato enquanto relação de duplicidade e (des)confiança com o real, de (des)encontro consigo mesmo. Entendo o “feminino” enquanto lugar de gestação, de acontecimento, de questionamento e de permanente mutação. As personagens vivem em espaços cenografados, imateriais e oníricos ou (des)organizam-se no plano pictórico quase como que coladas umas sobre as outras. A figura humana, o corpo, a natureza, são cenários onde o confronto e a comunhão têm lugar. Deseja-se que as histórias presentes nestas telas vagueiem livremente pelo imaginário e se relacionem entre si tal como no espaço original do atelier, onde se cruzam, sobrepõe e se criam umas às outras. Propõe-se ao observador que coloque a sua imaginação em trânsito entre o imaginário e o real. Que parta das personagens e situações apresentadas e crie a sua própria narrativa, relacionando personagens e cruzando-as com as suas próprias histórias procurando as paixões e outros males. 

Por Daniela Reis

 

Biografia

Daniela Reis (n.1980) é Mestre e Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tem formação em Curadoria, fez formação artística na Sociedade Nacional de Belas Artes e formação pedagógica na Fundação Calouste Gulbenkian. Participou em diversas exposições coletivas e individuais em Portugal, Índia e Marrocos, com o apoio do Instituto Camões e da Embaixada Portuguesa. Em 2022 foi a vencedora da 1.ª edição do Prémio de Pintura professor doutor António Carlos dos Santos (Póvoa de Varzim), em 2021 apresenta a exposição individual “O Silêncio e a Multidão” (Fundação Montepio, Lisboa); é selecionada para a o Prémio Internacional de Artes Plásticas da Cidade da Guarda e para a Bienal Internacional de Arte de Espinho. Colabora com o coletivo de poesia experimental wr3ad1ng d1g1t5, apresentando-se na Electronic Literature Organization’s Conference and Festival (Bergen, Noruega). Ainda em 2021 publicou um Livro de Autor intitulado “O Silêncio e a Multidão”, expôs no India International Center (Nova Deli, Índia) e a sua obra “Os índios da Meia Praia” foi capa do livro “A Palavra que Resta” de Stênio Gardel (Companhia das Letras, Brasil). São da sua autoria os retratos oficiais dos Presidentes da Cruz Vermelha Portuguesa Dr. Francisco George e Dr. Luís Barbosa. Colabora artística e pedagogicamente com companhias de Teatro e Dança e com instituições ligadas à saúde mental e ao ensino.