Dezembro 9, 2025
Fundação Montepio entrega 12 novas viaturas adaptadas a IPSS
Lançado em 2008, o Programa Frota Solidária tem por objetivo promover a mobilidade, a inclusão social e o combate ao isolamento e à desertificação, através da atribuição de viaturas adaptadas a instituições que atuam junto dos públicos mais vulneráveis. Ao longo de 17 anos, a Frota Solidária já atribuiu 280 viaturas, o que se traduz na devolução à sociedade civil de cerca de 4,8 milhões de euros consignados pelos contribuintes.
As 12 viaturas de transporte adaptado agora entregues — quatro elétricas e oito plug-in — representam um investimento de 665 430 euros. No âmbito da cerimónia, Virgílio Boavista Lima, Presidente da Fundação Montepio, sublinhou que “a Frota Solidária constitui o projeto mais emblemático da Fundação Montepio, símbolo de esperança e transformação”, salientando que “o nosso propósito vai além da mobilidade: queremos construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva e coesa. Queremos ajudar quem ajuda.”
Ao longo de 17 anos de Frota Solidária, somamos 280 viaturas atribuídas a IPSS de todo o país, num investimento superior a 8 milhões de euros, resultante de uma seleção criteriosa de candidaturas que garante uma distribuição geográfica equilibrada e ajustada às necessidades de cada instituição.
As instituições beneficiadas nesta edição foram:
- Associação Hípica e Psicomotora de Viseu
- Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António
- Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa
- Centro de Educação Especial do Concelho de Rio Maior
- ARCIL-Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã
- Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres
- Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa
- Casa do Povo de Vitorino de Piães
- Cooperativa de Educação, Reabilitação Capacitação e Inclusão de Chaves, CRL
- Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas
- Associação de Solidariedade Social do Arieiro
- Santa Casa da Misericórdia de Bragança
A Frota Solidária é o projeto mais emblemático da Fundação Montepio no domínio da responsabilidade social, refletindo o compromisso com uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. Este projeto é financiado através dos valores angariados pela consignação do IRS, permitindo que, sem qualquer custo para os contribuintes, impostos se transformem em impacto social concreto — como a entrega de viaturas adaptadas a instituições que apoiam os públicos mais vulneráveis.
Virgílio Boavista Lima destacou ainda que “a generosidade dos contribuintes, aliada ao trabalho das nossas equipas e ao apoio dos parceiros, permite-nos responder ao objetivo de redução das desigualdades, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para melhorar serviços e reduzir o isolamento das populações mais vulneráveis.”
Além da Fundação Montepio, que coordena e distribui as viaturas, a iniciativa conta com parceiros fundamentais: a Lusitania Seguros, que oferece a primeira anuidade do seguro automóvel, e a Auto Ribeiro, responsável pela adaptação técnica dos veículos e que, nesta edição, equipou viaturas com cadeiras de rodas.
A cerimónia, realizada no espaço atmosfera m, em Lisboa, contou com a presença do Conselho de Administração do Montepio Associação Mutualista e da Fundação Montepio, assim como dos parceiros do projeto, com destaque para a empresa Auto Ribeiro e a Lusitania Companhia de Seguros.
Ao preencher a sua declaração de IRS, lembre-se de atribuir 1% à Fundação Montepio – NIPC 503 802 808, sem qualquer encargo para si. Juntos, faremos chegar viaturas adaptadas da Frota Solidária a instituições de solidariedade de todo o país.