Abril 3, 2023

Fundação Montepio entregou hoje viaturas adaptadas a IPSS

Realizou-se hoje, em Lisboa, a cerimónia de entrega de viaturas adaptadas a IPSS do país, no âmbito da Frota Solidária, projeto através do qual a Fundação Montepio devolve à sociedade civil os montantes atribuídos por via da consignação fiscal
Ler mais

A Fundação Montepio ofereceu, hoje, cinco de dez viaturas adaptadas a Instituições de Solidariedade Social (IPSS) de todo o país, no âmbito da 14.ª edição do projeto Frota Solidária, garantindo, assim, a devolução à sociedade civil da contribuição feita através da consignação fiscal. O objetivo é responder às necessidades especiais de mobilidade, inclusão e combate ao isolamento de crianças, jovens e idosos.

A cerimónia decorreu no espaço atmosfera m Lisboa e contou com a presença de Virgílio Boavista Lima, presidente do Grupo Montepio, membros do conselho de administração do Montepio Associação Mutualista e participadas, responsáveis das IPPS selecionadas e convidados.

Na ocasião, Virgílio Lima explicou que, ao longo destas 14 edições, foram distribuídas 258 viaturas a Instituições de Solidariedade Social de todo o país, após seleção rigorosa realizada pela Fundação Montepio, considerando as entidades com maiores carências.

A Frota Solidária concretiza uma cadeia de solidariedade objetiva e transparente, orientada à inclusão e à redução das desigualdades sociais, e envolve os contribuintes, através da consignação fiscal; a Fundação Montepio enquanto entidade promotora, financiadora e distribuidora das viaturas; mas também a seguradora Lusitânia (Grupo Montepio), que oferece a primeira anuidade do seguro automóvel, a empresa Auto Ribeiro, que adapta e transforma as viaturas; a Ford Portugal, que permite a compra das viaturas em condições especiais, e as IPSS beneficiadas, que atuam junto de públicos mais vulneráveis.

Entre as IPSS que receberam hoje viaturas adaptadas estão a APPACDM Setúbal, o Centro Social de Cête, a AVISO – Associação Voluntária de Apoio ao Idoso Só, o Centro Social de Santo Condestável e o Centro Social de Torres de Mondego.

Esta iniciativa permite à Fundação Montepio responder ao objetivo de “redução das desigualdades”, fixado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para uma sociedade mais coesa e solidária, para a melhoria da qualidade dos serviços e das respostas sociais oferecidas pelas IPSS e para a redução do isolamento da população.

Sobre a Frota Solidária…
O projeto arrancou, em 2008, como resposta à necessidade sinalizada por entidades da economia social de promoção de uma maior e melhor mobilidade dos seus utentes, e resulta dos montantes que, a cada ano, os contribuintes portugueses atribuem à Fundação Montepio através da Consignação Fiscal e que esta Fundação devolve à sociedade civil através da aquisição de viaturas que, depois de transformadas e adaptadas, são oferecidas a instituições de solidariedade social de todo o país.

A Frota Solidária é, pois, um projeto central na atividade da Fundação Montepio, tendo sido criada com o propósito de devolver à sociedade civil os montantes que, a cada ano, os contribuintes lhe atribuem quando, no preenchimento da Declaração de IRS, selecionam a Fundação Montepio (NIPC 503 802 808) como entidade beneficiária da Consignação Fiscal.

Saiba mais sobre a Frota Solidária aqui.