Maio 28, 2021

“Isto não é uma invenção, ecoansiedade e o futuro do planeta” apresentado no atmosfera m Lisboa

O espaço atmosfera m Lisboa acolheu, ontem, o lançamento de “Isto não é uma invenção, ecoansiedade e o futuro do planeta”, uma obra integrada no Festival Mental que pretende refletir sobre áreas até agora pouco entendidas, como é o caso da ecopsicologia.

Ler mais

O evento, que se realizou pelas 18h30 no espaço atmosfera m Lisboa, contou com a presença de Paulo Vieira de Castro, autor da obra, João Gata, membro da organização do Festival Mental, e Ana Pinto Coelho, editora do Festival.

O Festival Mental, que nasceu em 2017, cumpre, mais uma vez, a sua missão de combater a iliteracia sobre a saúde mental, lançando uma obra que marca a diferença e estimula novas reflexões.

Sinopse da obra

Ter consciência do despreparo humano perante a inevitabilidade de uma profunda crise climática e ambiental, em termos planetários, sugere uma especial reflexão em torno de áreas até agora pouco atendidas, como será o caso da ecopsicologia. As doenças somaterráticas e psicoterráticas. O luto ecológico. O síndrome de deficit de natureza. A nostalgia, a saudade e a solastalgia ecológica. O síndrome do despertar ecológico. A Ecoansiedade. Interessando, a esta dimensão do problema, atender à relação entre o sofrimento ambiental, cada vez mais sentido entre muitos de nós, e às soluções encontradas para a resolução de tais adversidades.

A convite do Festival Mental, esta obra pretende alertar para aquele que será o próximo flagelo global. A pandemia da desesperança: a ecoansiedade. E, consequentemente, a grande depressão verde.