Julho 30, 2025
“Paraíso de Coura” em exposição no atmosfera m Porto
Após o sucesso em Lisboa, a exposição “Paraíso de Coura”, da autoria do fotógrafo Alfredo Cunha, chega agora ao atmosfera m Porto, com inauguração marcada para o próximo dia 6 de agosto, às 18h30.
A mostra reúne imagens e histórias deste icónico festival de música, em Paredes de Coura (distrito de Viana do Castelo), captadas ao longo de 20 anos pelo reconhecido fotógrafo Alfredo Cunha. São fotografias que ganham agora nova vida na exposição, após terem sido publicadas no livro homónimo, também da sua autoria.
Este “Paraíso de Coura” é, então, Alfredo Cunha a preservar o presente, a testemunhar aquilo que acontecia perante os seus olhos, agora. Mas algo acontece nas fotografias que registou e que aqui nos apresenta. Elas extravasam. Os rostos, os corpos, as expressões, os gestos, os comportamentos e os locais que retrata têm impacto em nós, não exatamente por serem testemunho de uma contemporaneidade, mas por sinalizarem algo mais longínquo, permanente, intemporal.
Mário Lopes
A inauguração, precedida por um Porto de Honra, inclui uma sessão de apresentação com a participação de Alfredo Cunha, fotógrafo, de João Carvalho, organizador do festival, de Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura e de Sandra Maria Teixeira, curadora, com moderação de Mariana Duarte, jornalista.
A sessão terá início às 19h00 e promete uma conversa enriquecedora, refletindo sobre o impacto cultural e emocional do festival, bem como sobre o espólio fotográfico reunido ao longo de duas décadas.
Quando: 6 de agosto, às 18h30
Onde: atmosfera m, Rua Júlio Dinis, n º 158, Porto
Confirme a sua presença através do e-mail atmosferam.porto@montepio.pt, indicando o número de acompanhantes.
Não perca!