Junho 7, 2018

Portugal e Espanha desenham modelo de voluntariado para a Europa

A Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV) e a Plataforma de Voluntariado de Espanha (PVE) reuniram-se em Portugal para definir objetivos comuns de ação. Ambas as entidades têm como objetivo estabelecer um modelo de trabalho que impulsione o voluntariado com aplicação nos restantes países europeus.
Ler mais

Na reunião, que decorreu em Lisboa no passado dia 29 de maio, as duas organizações vizinhas partilharam informação sobre os seus projetos e programas, tendo ainda definido uma agenda de trabalho na qual se incluem novos encontros para formular objetivos de curto, médio e longo prazo.

As duas organizações, membros do Centro Europeu do Voluntariado e integrando a sua direção, consideram imprescindível sensibilizar os cidadãos para a prática do voluntariado.

Saiba mais
A Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), fundada em 2007, tem como missão representar os voluntários de Portugal e as respetivas organizações, quaisquer que sejam os seus domínios de atividade. Integra atualmente 35 organizações de âmbito nacional – associações, cooperativas, federações e confederações – e tem como objetivos representar os voluntários de Portugal, preservar e atualizar a identidade do voluntariado, cooperar com as organizações federadas e intensificar o papel do voluntariado na sociedade portuguesa. Consulte o site www.convoluntariado.pt.

A Plataforma de Voluntariado de Espanha (PVE) é uma organização não-governamental que coordena a promoção, a difusão do voluntariado e a ação solidária a nível estatal espanhol. Constituída em 1986, integra 79 organizações de âmbito estatal assim como plataformas autonómicas e provinciais de toda a Espanha. Entre os seus membros contam-se organizações como Cruz Vermelha, Cáritas, Comissão Espanhola de Ajuda ao Refugiado, Associação Espanhola Contra o Cancro, Federação Estatal de Lésbicas, Homossexuais, Transexuais e Bissexuais, Save de Children e Aldeias Infantis SOS. Mais informações em www.plataformavoluntariado.org/.