Outubro 8, 2018

Prémio Envelhecimento Ativo reúne figuras de destaque da sociedade portuguesa

A 7.ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo reuniu figuras de destaque da sociedade portuguesa no auditório Montepio.
Ler mais

Decorreu a 2 de outubro, no Auditório Montepio, na Rua do Ouro em Lisboa, a entrega do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro 2018.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Associação Mutualista Montepio (AMM) e da Fundação Montepio, António Tomás Correia, dos Administradores da AMM, Carlos Beato e Virgílio Lima, do Administrador da Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Sérgio Cintra, da Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), Maria João Quintela, do Presidente da Assembleia Geral da APP, Monsenhor Vitor Feytor Pinto e da Presidente do Júri desta distinção, Maria Raquel Ribeiro.

Na sua intervenção António Tomás Correia agradeceu a todos os galardoados destacando Frei Vítor Melícias e Alberto José Ramalheira, ambos membros dos órgãos associativos da Associação Mutualista Montepio, considerando-os figuras da economia social e do mutualismo em Portugal, “pessoas que nos dão, generosamente, o seu saber e que muito me ensinaram, com um conhecimento e determinação muito grandes.”

“É um enorme orgulho, uma enorme alegria, ver o nome da Associação Mutualista envolvido neste prémio, este evento tão especial da nossa sociedade“ continuou o Presidente. Referindo-se ao desafio da longevidade, Tomás Correia considera este tema “insuficientemente tratado. Na nossa sociedade a longevidade é vista como um problema do ponto de vista financeiro, quando não o deve ser. É algo inestimável, permite-nos trabalhar mais tempo, dar o nosso contributo mais tempo, viver várias vidas dentro da nossa vida. A nossa longevidade está a mudar este paradigma e os nossos galardoados são os percursores desta nova realidade”.

Na Edição de 2018, foram homenageadas as seguintes personalidades:

Frei Vítor José Melícias Lopes – Categoria | Intervenção Social
Dr. Alberto José dos Santos Ramalheira – Categoria | Politica e Cidadania
Professora Doutora Helena Rebelo Pinto – Categoria | Ciência e Investigação
Professor Doutor Carlos Soares Ribeiro – Categoria | Ética e Saúde
Escultor João Pires Cutileiro – Categoria | Arte e Espetáculo
Engenheiro José Manuel Fortuna de Carvalho Anteio – Categoria | Família e Comunidade

O Prémio, que tem como objetivo promover uma imagem positiva e participativa, informando sobre o real contributo que as pessoas com idade igual ou superior a 80 anos e com uma atividade profissional e cívica relevante na sociedade portuguesa, foi instituído pela Associação Portuguesa.