Maio 15, 2020

Ventiladores portugueses produzidos com o apoio da Fundação Montepio

Fundação Montepio alia-se à luta contra a Covid-19 e apoia produção de ventiladores 100% portugueses
Ler mais

No contexto da situação de emergência vivida pela sociedade a nível global, resultante da pandemia Covid-19, a Organização Mundial de Saúde recomendou aos países a aquisição de equipamentos ventiladores pulmonares, tendo por base a estimativa de que 14% dos infetados com Covid-19 têm pneumonia e 5% ficam em estado crítico, necessitando de ventilação externa para conseguir respirar e sobreviver à doença. Assim, a comunidade tecnológica, científica, médica e industrial portuguesas conjugaramesforços no sentido de produzir ventiladores em Portugal, destinados a salvar vidas.

A Fundação Montepio, pelo papel fundamental no estabelecimento de parcerias e concessão de apoios ao Setor Social da Economia que tem assumido desde a sua criação, considerou imperativo o seu envolvimento e juntou-se a esta iniciativa através do apoio ao Projeto ATENA – ventilador pulmonar invasivo – através da doação de 50 000 euros. Esta verba permitirá entregar cinco ventiladores a entidades da economia social, e outras, onde se inclui o Hospital Militar (HFAR) que receberá um destes equipamentos.

Os ventiladores do Projeto ATENA , equipamentos vitais em fase de mitigação do vírus, são desenvolvidos por investigadores portugueses da CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, uma associação sem fins lucrativos, e produzidos pela indústria nacional. A CEIIA reúne engenheiros de produto, com experiência em grandes programas de desenvolvimento, de referência internacional, em setores de elevada intensidade tecnológica, como o automóvel, a aeronáutica, o mar e o espaço, que colocaram à disposição da sociedade a sua capacidade de concretizar uma solução, desde a conceção à industrialização, com requisitos funcionais essenciais ao quadro de tratamento clínico do Covid-19.

A união de diversas áreas de conhecimento com o apoio da sociedade civil, onde se enquadra a Fundação Montepio, consubstanciará a produção descentralizada de um novo modelo de ventilador mecânico invasivo, de baixo custo e montagem simples, capacitado para dar suporte vital aos pacientes infetados.