MEGA: como fazer o registo para receber manuais escolares gratuitos

Já tentou fazer o registo na plataforma MEGA e não conseguiu ou tem dúvidas? Explicamos, passo a passo, o que deve fazer.
Artigo atualizado a 17-07-2023

O registo na plataforma MEGA é obrigatório para receber manuais escolares gratuitos. Deve ser realizado por encarregados de educação de alunos que frequentem o ensino obrigatório, isto é, do 1.º ao 12.º ano, em escolas públicas ou privadas com contrato de associação.

Se tem filhos matriculados no ensino público ou no ensino privado com contrato de associação no ano letivo 2023 – 2024, pode registar-se na plataforma MEGA desde o dia 17 de julho, seguindo os passos abaixo.

Registo na plataforma MEGA: o que fazer?

Passo 1

Entre em https://manuaisescolares.pt e clique em “Acesso Encarregados de Educação”.

Plataforma MEGA

Passo 2

Em seguida, prima “Registar”.

Passo 3

No ecrã seguinte, introduza o seu nome completo e email e defina uma palavra-passe. Pressione em “Registar”.

Plataforma MEGA

Passo 4

Aceda à sua conta na plataforma, inserindo o endereço de email e a palavra-passe indicados no registo. Depois, clique em “Entrar”.

Passo 5

Leia atentamente os termos de utilização dos manuais escolares. Atenção: os livros terão de ser devolvidos em bom estado no final do ano. Assinale que leu os termos de utilização e carregue em “Continuar”.

Plataforma MEGA

Passo 6

Seguidamente, proceda à validação do Número de Identificação Fiscal (NIF), clicando em “Validar contribuinte”. Imediatamente, será encaminhado para a página de login do Portal das Finanças.

Passo 7

Coloque o NIF que está identificado na escola como sendo o do encarregado de educação (nunca o do aluno) e a senha de acesso ao Portal das Finanças. Com esta informação, a plataforma irá atribuir vouchers (um por manual), que permitirão o levantamento de manuais escolares em qualquer livraria aderente (na plataforma pode consultar o mapa das livrarias aderentes). Clique em “Autenticar” e depois em “Autorizo”;

Plataforma MEGA

Passo 8

A partir daqui, não precisa de fazer mais nada. Quando os vouchers estiverem prontos, receberá uma notificação por email a informá-lo de que estão disponíveis para utilização. Conheça as datas de emissão dos vouchers dos manuais escolares gratuitos para o ano letivo 2023-2024.

Para receber os manuais escolares gratuitos, basta imprimi-los e entregá-los numa livraria aderente. Se lhe for atribuído um manual escolar reutilizado, deve levantá-lo na escola respetiva.

Ficou com dúvidas?

Assista aqui a um vídeo demonstrativo de acesso à plataforma MEGA.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Educação

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.