Saltar para o conteúdo

Novembro 27, 2025

Montepio Museu abre portas na Rua do Carmo

No ano em que celebra 185 anos, o Montepio Associação Mutualista inaugura o Montepio Museu, um novo espaço cultural localizado na Rua do Carmo, em Lisboa, dedicado à preservação e divulgação da história da Instituição. A primeira apresentação decorreu ontem, exclusivamente para colaboradores, seguindo-se hoje uma sessão dirigida a convidados institucionais
Ler mais

O Montepio Associação Mutualista assinala, este ano, mais um momento marcante no seu percurso, com a abertura ao público do Montepio Museu, espaço que reúne documentos originais, objetos, registos históricos e narrativas que ilustram quase dois séculos de atividade mutualista e impacto social numa mostra intitulada de “O Montepio Geral em Lisboa. Da fundação à II Guerra Mundial”.

Na cerimónia realizada em exclusivo para os colaboradores da Instituição, o Presidente do Grupo Montepio, Virgílio Boavista Lima, agradeceu a dedicação de todos os que contribuíram para tornar o projeto possível e sublinhou a relevância deste novo espaço de memória mutualista: “Este Museu não é apenas um lugar para o público de fora, é também para os colaboradores, que fazem parte da história que aqui se preserva e valoriza.”

Na ocasião, a administradora do Montepio Associação Mutualista Idália Serrão destacou o carácter coletivo e simbólico deste projeto. “O Montepio Museu nasce do cuidado e dedicação de colegas, de norte a sul do país, que guardaram documentos e peças para que a nossa história pudesse ser estudada e mostrada. O que aqui apresentamos é um tributo ao trabalho de muitos, ao longo dos anos”, sublinhou.

Maria Fernanda Rollo, Historiadora e Professora responsável pelo projeto de investigação que sustenta o Montepio Museu, destacou o rigor científico que orienta a construção do percurso expositivo. “A história do Montepio é vasta e este é apenas o primeiro passo de um projeto que continuará a crescer, de forma faseada, para fazer justiça ao papel da Instituição no mutualismo português”, referiu. Recordou, ainda, que a existência de um espólio e de um museu institucional desta natureza é rara em Portugal, afirmando que “o futuro faz-se a partir desta herança e deste legado de grande responsabilidade cívica e histórica”.

A sessão incluiu uma visita guiada ao espaço expositivo, na qual os colaboradores tiveram oportunidade, em primeira mão, de conhecer documentos originais, objetos e registos históricos que testemunham quase dois séculos de impacto social.

A abertura ao público está marcada para dia 28 de novembro e o espaço funcionará, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h.

Sobre o Montepio Museu…

O Montepio Museu ambiciona afirmar-se como um espaço vivo de conhecimento, investigação e divulgação do mutualismo português, reforçando o vínculo entre a Instituição, os seus associados e a comunidade.

Saiba mais sobre o Montepio Museu, aqui.