6 argumentos para comprar carro

Comprar carro é um sonho que muitos acalentam, mas existem fases da vida em que este desejo se torna imprescindível. Deixamos-lhe algumas dicas para escolher bem, mas também as motivações que estão por detrás da nossa necessidade de adquirir um automóvel.
Artigo atualizado a 13-04-2018

Comprar carro: Motivações e dicas

1. Independência financeira

Fazer uma viagem de sonho, sair de casa dos pais ou comprar carro são três das decisões mais habituais de quem, ao entrar no mercado de trabalho, alcança a capacidade financeira para investir em si e nos seus prazeres. Comprar um carro é sinónimo de liberdade e independência para fazer o que queremos, à hora e local que quisermos.

Dica: Se vai comprar um carro usado perca algum tempo a pesquisar. Visite vários stands, compre jornais e revistas da especialidade, peça informações a amigos e conhecidos. Se possível, faça um test drive para perceber se está tudo bem com a viatura que escolheu. Antes de escolher o carro avalie também se costuma conduzir sozinho ou com mais de duas pessoas, se efetua percursos citadinos ou de autoestrada e quantos quilómetros percorre em média por mês. A escolha do modelo ou marca certos para as suas necessidades pode poupar-lhe centenas de euros por ano.

2. Família a aumentar

Comprar carro a poucos meses de a família aumentar é uma das decisões financeiras mais usuais que os cidadãos tomam. Afinal, há que receber o bebé com o conforto que o momento pede: seja trocar o velhinho três portas por um automóvel mais novo e fiável, seja investir numa bagageira maior e nos extras necessários para colocar a cadeirinha em segurança.

Dica: Pense bem no tipo de carro que vai comprar. Uma compra impulsiva pode levá-lo a escolher um desportivo ou um descapotável. Mas se tem uma família grande isso vai colocar-lhe outros desafios na hora de transportar os seus filhos em segurança ou mesmo na logística: uma bagageira grande é importante para guardar carrinhos de bebé ou outros acessórios.  Assim, antes de escolher o carro deverá ter em conta a dimensão do seu agregado familiar e se os seus filhos têm idades reduzidas.

3. Gastos excessivos com manutenção

À medida que os carros ficam mais velhos, sucedem-se as visitas à oficina, muitas delas dispendiosas. A partir de uma certa idade faz mais sentido trocar de carro a assumir os riscos da constante desvalorização do veículo, marcada por constantes reparações ou substituições de peças.

Dica: Mesmo que já tenha decidido a marca e modelo do carro que vai comprar, visite vários pontos de venda para procurar o melhor preço. Mesmo nos stands da mesma marca é habitual encontrar preços diferentes. No caso dos carros usados e semi-usados esta diferença é mais acentuada. Por isso, perca algum tempo a pesquisar os melhores preços para uma determinada viatura. E não se esqueça de ter em conta as suas necessidades na hora de comprar carro. Adquirir um produto por razões emocionais pode sair-lhe caro.

4. Mudança de casa ou trabalho

Num mundo ideal, todos vivemos perto do trabalho ou temos acesso a transportes públicos de qualidade, que nos permitem deixar o carro em casa durante a semana. Mas o mundo real leva-nos a trabalhar em locais longe da nossa residência, onde só podemos chegar por via do transporte individual. E isso só é possível se possuirmos um automóvel.

Dica: Adquirir um carro usado pode ser uma excelente opção em vários cenários. Em primeiro lugar, permite-nos comprar um carro melhor e que não seria acessível enquanto novo. Por outro lado, estes veículos não desvalorizam tanto quanto os novos. Tenha também em conta qual o consumo do carro. Se costuma andar no para-arranca do trânsito, deverá ter em conta o seu consumo urbano. A mesma lógica aplica-se caso prefira as viagens longas.

5. Preocupações ambientais

Em Portugal ainda são poucos os que conduzem um carro elétrico ou híbrido. Mas este é um caminho de não-retorno. E cada vez mais cidadãos vão optar por trocar o seu carro de motor tradicional por uma opção mais sustentável, assim que os preços para este tipo de veículos começarem a descer.

Dica: Em 2017, o incentivo ao abate de veículos com mais de 10 anos para a compra de veículos híbridos plug-in mantém-se, ainda que o seu valor seja reduzido para metade: 562,50 euros. Se quer pagar menos e ainda não chegou a altura de comprar um carro elétrico, certifique-se também que escolhe um automóvel com um índice de CO2 baixo.

6. Paixão por carros

Se é um apaixonado pela velocidade e acalenta o sonho de guiar um desportivo ou um clássico, esta paixão não vai desaparecer do dia para a noite. Comprar um carro antigo pode ser também um investimento rentável. Isto se o modelo em questão for raro ou o seu preço de mercado estiver constantemente a subir. Se assim for, dentro de poucos anos estará a ganhar dinheiro com ele.

Dica: Deixe-se levar pelas razões emocionais. Mas tenha também em conta que comprar um carro é um investimento. E se os clássicos não são acessíveis à carteira de todos, existem carros que, com algum investimento em tempo e peças, são autênticas minas de ouro. Se não tiver o dom da restauração, há sempre um amigo ou conhecido que dá conta do trabalho.

 

 

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.