• A sua poupança nunca vem só

    Poupamos juntos, ajudamos juntos

Conheça a ZERO

Há muito problemas nacionais e globais como as alterações climáticas, as ameaças à biodiversidade ou o desperdício de recursos, que merecem uma resposta concreta de cada um dos nós, individualmente ou através de projetos locais. Muitas das iniciativas só conseguem avançar através da disseminação das ideias e dos valores em que se baseiam e com algum financiamento, pelo que esta campanha será uma grande ajuda na salvaguarda do ambiente.

Francisco Ferreira, Presidente

A nossa missão

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, organização não governamental fundada em 2015, tem por ambição intervir na sociedade portuguesa através de uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade e defende que é na prevenção e antecipação de problemas que deve ser feito o investimento e a consciencialização da população.

Entidade fortemente empenhada no desenvolvimento sustentável em Portugal e no posicionamento do nosso país na liderança europeia em matéria de ordenamento do território, participou recentemente na revisão da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ENCNB), promovida pelo Ministério do Ambiente e destinada a aprofundar e fazer evoluir a atual Rede Fundamental de Conservação da Natureza.

Como atuamos

Ao fomentar um desenvolvimento sustentável, a ZERO defende a valorização da biodiversidade e a promoção da cidadania ambiental e incentiva a participação pública e o envolvimento dos cidadãos através de ações de sensibilização, formação e educação para uma produção e consumo sustentáveis e responsáveis.

Só o equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia permite construir um mundo mais coeso, social e economicamente, em pleno respeito pelos limites naturais do planeta.

Um futuro sustentável passa por uma mudança de mentalidades e de hábitos que tem de ser assumido não por uma organização como a ZERO mas por um conjunto de instituições tão alargado quanto possível, que a sua área de intervenção assuma a sua responsabilidade e promova a mudança.

Francisco Ferreira, Presidente

A Associação Mutualista Montepio pode assumir um papel muito relevante no seu trabalho interno, na sua conduta, e acima de tudo na transmissão da mensagem e dos valores que o desenvolvimento sustentável representam junto de todos os seus associados e do resto da sociedade, quer através da sua atividade mais direta, incluindo o fomento de comportamentos de poupança que são um bom princípio também do ponto de vista ambiental, quer através das diferentes ações que dinamiza e divulga.

As nossas expetativas para esta campanha são grandes por duas razões – vai dar a conhecer a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável a muitos que ainda não estão a par do seu trabalho e por outro lado dará a oportunidade de serem apoiantes duma causa fundamental para a nossa sociedade e para as gerações futuras. Assim, esperamos sejam muitos os participantes.