Conheça 10 instituições às quais pode doar brinquedos

Doar brinquedos que já não têm utilidade é um gesto que está ao alcance de todos.

À medida que os seus filhos crescem, a sua casa fica repleta de brinquedos. Ao doar brinquedos em bom estado a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras organizações da economia social está não só a ganhar espaço em casa como a ajudar crianças desfavorecidas. Conheça 10 instituições que aceitam brinquedos.

Quer doar brinquedos? Estas instituições recebe-nos

1. Ajuda de Mãe

Fundada em 1991, esta IPSS tem como objetivo o apoio à grávida, recebendo, temporariamente, mães e futuras mães. A Ajuda de Mãe aceita peluches lavados, jogos completos ou separados, bonecas limpas e completas, brinquedos sem as pilhas gastas, puzzles de madeira ou construções com as respetivas instruções. Todos estes brinquedos devem ser entregues em sacos ou películas transparentes.

2. CRID – IPL

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) organiza, desde 2008, a campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”. Mas atenção. A campanha recolhe apenas brinquedos com um sistema eletrónico simples. Estes objetos serão depois transformados, pelos estudantes e professores voluntários da Escola Superior de Tecnologia e Gestão daquela instituição, e enviados para crianças com necessidades especiais.

3. BUS (Bens de Utilidade Social)

Esta associação tem como missão o apoio a IPSS, fornecendo bens essenciais a casas particulares mais necessitadas ou instituições. Para ajudar, basta juntar os seus brinquedos (ou outros bens) e telefonar à BUS, que vem recolher os objetos presencialmente. Depois, a associação cede-os a famílias que acompanha e a IPSS suas parceiras, que podem assim rechear as suas creches, ATL ou outras instalações.

4. Banco de bens doados

Trata-se de uma IPSS integrada na organização Entrajauda que distribui bens doados por empresas e particulares a instituições que apoiam famílias carenciadas. O método de funcionamento é semelhante ao do Banco Alimentar. Ao preencher o formulário do Banco de Bens Doados deve incluir o tipo de produtos que pretende doar – neste caso, brinquedos. Depois de obter uma resposta, deverá levar os brinquedos a um dos armazéns da IPSS.

5. Acreditar

Desde 1949 que a Acreditar ajuda crianças, jovens, pais e amigos a enfrentarem o cancro infantil. A IPSS acompanha todos os momentos da doença, nas suas instalações, nos hospitais ou ao domicílio, nos planos emocional, logístico ou social. Os brinquedos são dos bens mais procurados por esta instituição, que coloca as suas necessidades, assim como a respetiva cidade onde elas são urgentes, no seu site. Os brinquedos deverão estar em bom estado de conservação, uma vez que se destinam a crianças cujo sistema imunológico se encontra fragilizado devido aos tratamentos médicos.

6. Cruz Vermelha Portuguesa

Os donativos de brinquedos e outros artigos, como vestuário, calçado, roupa, livros, mobiliário ou eletrodomésticos, são bem-vindos para esta instituição. No entanto, eles devem ser entregues em bom estado de conservação e limpos. A Cruz Vermelha Portuguesa sugere que entregue os brinquedos na delegação mais próxima da sua casa. Pode encontrá-la no site da instituição.

7. Santa Casa da Misericórdia

A maioria das Santa Casa da Misericórdia espalhadas por todo o país permite que os cidadãos possam doar brinquedos, desde que em excelente estado. Roupas, géneros alimentares, produtos de higiene e artigos para o lar são também bem-vindos. A lista e contactos destas instituições podem ser consultados no site da União das Misericórdias Portuguesas.

8. IPO

O Instituto Português de Oncologia permite a doação de vário tipo de bens, incluindo brinquedos e outros artigos para crianças. As doações de bens materiais destinam-se aos Serviços de Internamento, pelo que deve contactar previamente o IPO de Lisboa, do Porto ou de Coimbra para dar conta da intenção de doar brinquedos.

9. Aldeias de Crianças SOS

Fundada em 1964, a instituição tem a missão de apoiar as crianças desprotegidas, integrando-as num ambiente familiar. Para doar brinquedos, procure a Aldeia mais perto da sua zona de residência e entregue diretamente nos serviços administrativos. Em alternativa, pode entregar na sede da instituição, em Lisboa, entre as 9h e as 18h.

10. Plataforma Dar e Receber

Este projeto, que resulta de uma parceria entre a Entrajuda e a Cáritas Portuguesa, permite aos cidadãos doar brinquedos – e outros artigos não-alimentares – a instituições que precisem deles. Para doar brinquedos, entre no site do projeto e escolha a opção “Quero Dar”. Depois, clique em “Dar Bens” e preencha o formulário. Para garantir que o seu brinquedo fica à disposição de uma instituição tem de estar registado no site. Depois, será contactado pela instituição para combinar a entrega do artigo.

Não se esqueça!

Os brinquedos devem ser doados em bom estado, sem peças soltas e limpos. Se forem eletrónicos, as pilhas devem estar utilizáveis.

Outras instituições a quem pode doar brinquedos

No seu bairro, vila ou cidade existem IPSS que aceitam brinquedos ou livros em bom estado, distribuindo-os depois pela comunidade local, pelas creches ou pelos jardins-de-infância da região. Por outro lado, várias empresas, sobretudo na altura do Natal ou fim-de-ano, organizam recolhas de brinquedos solidárias, que depois entregam a organizações da economia social. Fique atento a essas campanhas.

Benefícios fiscais

Se a sua empresa pretender doar brinquedos, lembre-se que pode usufruir de benefícios fiscais perante a doação de géneros. Os donativos em espécie atribuídos a várias instituições, incluindo as IPSS, são considerados custos ou perdas do exercício para efeitos da determinação do lucro tributável, até ao limite de 8/1000 do volume de vendas ou dos serviços prestados, contando por 130% do respetivo montante (Estatuto dos Benefícios Fiscais, alínea a) do nº3 do art.º 62).

Ler mais

Saiba mais sobre

Doações

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.