Como combater a procrastinação em 10 passos
Atrasar a realização de tarefas ou a tomada de decisões – ou seja, procrastinar – pode ter consequências negativas para a saúde, as finanças, as relações familiares ou o emprego. Saiba como deixar de viver sob o jugo da procrastinação.
Vencer a procrastinação
Para combater a procrastinação, siga estas dicas (infalíveis):
1. Defina um objetivo
Torne evidente aquilo que quer fazer, seja completar um relatório até à próxima sexta-feira ou correr uma meia maratona na próxima primavera. Defina-o com objetividade e clareza.
2. Divida em partes mais pequenas
Divida esse objetivo em pequenas tarefas, mais simples de cumprir. Este é o mapa do tesouro que terá de percorrer.
3. Determine o tempo necessário
Defina o tempo que vai precisar para completar cada uma das tarefas de forma realista. Não vai conseguir ler três romances numa semana.
4. Priorize
Aprenda a selecionar as tarefas que devem ser feitas primeiro. Deve começar pelas mais importantes ou por aquelas que implicam uma maior precedência. Para correr uma meia maratona é mais importante começar por andar durante 30 minutos, todos os dias, do que pesquisar sobre suplementos energéticos na Internet.
5. Comece a fazer.
Se te uma tarefa a realizar execute-a já, antes que perca a vontade ou se distraia com algo.
6. Antecipe as distrações e trace um plano de contingência para as combater
Se houver muito ruído à sua volta (notificações do telemóvel, e-mails a caírem, o desejo de “responder só a isto num instante”), isole-se.
7. Ofereça-se gratificações à medida que completa as tarefas
Como vai trabalhar no curto prazo, o desejo de procrastinar diminui: a meta está já ali.
8. Não seja demasiado exigente
Vai falhar. É normal que assim seja. O mais importante é como vai reagir a esse falhanço. Veja onde “gastou” tempo ou confundiu as prioridades e corrija-se.
9. Descubra o lado bom de cada tarefa
Concentre-se no copo meio cheio e esqueça que também está meio vazio.
10. O bom é inimigo do ótimo
Querer atingir a perfeição pode ser mais uma desculpa para procrastinar. Assuma os prazos com que se comprometeu (no trabalho, na escola ou com a sua consciência). Quando estiver feito, está feito.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?