Como pedir o abono de família, passo a passo

Os seus filhos reúnem as condições para receber o abono de família? Explicamos como pedir esta prestação social pela Internet.
Artigo atualizado a 16-05-2023
×

Torne o seu filho Associado

Clique aqui

A melhor forma de pedir o abono de família é através da Segurança Social Direta. Nesta plataforma online é possível, ainda, consultar o estado do pedido do abono de família, os pagamentos desta prestação social, bem como os dados do titular e de quem recebe o apoio. Se pretende pedir o abono de família através da Segurança Social Direta, mostramos o que tem de fazer.

Quem pode pedir o abono de família?

O abono de família é uma prestação paga pela Segurança Social às famílias economicamente mais vulneráveis. Assim, podem pedir este apoio:

  • Os pais, as pessoas equiparadas ou os representantes legais, desde que a criança ou o jovem esteja inserido no seu agregado familiar;
  • A pessoa ou a instituição que tenha a criança ou o jovem à sua guarda;
  • O próprio jovem, se tiver mais de 18 anos.

 

Quais os documentos obrigatórios?

Para pedir o abono de família através da Segurança Social Direta, deve ter consigo os seguintes elementos e documentos:

  • Número de Identificação da Segurança Social (NISS) ou o Número de Identificação Fiscal (NIF) de cada um dos titulares para quem vai pedir o abono de família;
  • Comprovativo de residência legal em Portugal, se for um cidadão estrangeiro;
  • Comprovativo de que já não recebe prestações do abono de família por outra instituição, caso se aplique;
  • Declaração comprovativa dos titulares que recebam abono de família por outra instituição, caso se aplique;
  • Modelo GF-54 – Composição e rendimentos do agregado familiar (exceto se for uma instituição ou pessoa coletiva).

Na página 8 do guia do abono de família da Segurança Social, pode consultar os restantes formulários que podem ser exigidos para pedir o abono.

Tome nota

A partir dos 16 anos, o jovem só recebe o abono de família se estiver a estudar no nível de ensino adequado à sua faixa etária. Neste caso, é necessário comprovar esta situação através da prova escolar.

Como pedir o abono de família? 

Para requerer o abono de família, siga estes passos:

Passo 1

Aceda à plataforma da Segurança Social Direta. Ainda não está registado? Saiba como efetuar o registo e pedir a palavra-passe.

Passo 2

Insira o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a palavra-passe. Em alternativa, pode autenticar-se na Segurança Social Direta através da Chave Móvel Digital ou do cartão de cidadão. 

Passo 3

No menu, clique em “Família” e escolha a opção “Abono de família e de pré-natal”.

Passo 4

Em seguida, pressione em “Pedir e consultar”.

Passo 5

Depois, carregue em “Pedir novo abono de família”.

Passo 6

Clique em “Autorizo e certifico”.

Passo 7

Pressione em “Adicionar Criança/Jovem” e responda “Sim” ou “Não” à pergunta “Algum elemento do agregado familiar trabalha ou reside no estrangeiro?”. Depois, clique em “Próximo passo: prova escolar”.

Passo 8

Insira o NISS ou o NIF da Criança/Jovem e clique na lupa.

Em seguida, responda “Sim” ou “Não” à pergunta: “Requereu ou recebe abono de família por outro organismo nacional ou estrangeiro?”

Se o jovem tiver 14 anos ou mais, responda ainda “Sim” ou “Não” à pergunta: “O jovem está a exercer atividade laboral?”.

O menor fica registado. Para visualizar, alterar ou remover este registo clique em “Ações”. Se precisar de registar uma nova criança, clique em “Adicionar”.

Passo 9

Responda à pergunta “Algum elemento do agregado familiar reside ou trabalha no estrangeiro?”.

Pressione a opção “Próximo passo: prova escolar”.

Passo 10

Este passo apenas se aplica aos jovens com 14 anos ou mais.

Clique em “Próximo passo: documentos”.

Se o jovem tiver 14 anos ou mais, tem de preencher este campo. Comece por clicar em “Registar prova escolar”.

Depois, preencha os campos: “Tipo de Ensino”, “Nível de ensino”, “Ano matrícula”, “Aproveitamento escolar” e “Estabelecimento ensino”.

Após o preenchimento, pressione em “Guardar”.

Passo 11

Este passo apenas se aplica aos jovens com 14 anos ou mais.

O registo da prova escolar surge adicionado. Para “ver detalhe”, “editar prova escolar”, “registar nova prova escolar” ou “eliminar prova escolar”, carregue em “Ações”.

Clique em “Próximo passo: documentos”.

Passo 12

Proceda à entrega dos documentos obrigatórios. No documento que pretende entregar, clique em “Ações” e selecione a opção “Carregar ficheiro”. Selecione, no computador, o ficheiro que pretende anexar. Por fim, clique em “Abrir”. Repita estes passos para anexar outros documentos.

Na página 8 do guia do abono de família da Segurança Social, são indicados todos os documentos e formulários necessários.

Passo 13

Finalmente, pressione em “Submeter pedido”.

O seu pedido fica assim registado com sucesso e será avaliado pelos serviços da Segurança Social. Pode, ainda, clicar em “Imprimir comprovativo”, para obter uma prova do pedido.

Até quando se pode pedir o abono de família?

No prazo de seis meses após o primeiro dia do mês seguinte ao que a criança ou o jovem passou a ter direito ao abono de família (por exemplo, o nascimento).

A partir de quando se tem direito a receber?

No mês seguinte ao que a criança ou o jovem passou a ter direito ao abono e família, desde que o apoio tenha sido pedido dentro do prazo. Se se realizar o pedido fora do prazo, esta prestação social só é atribuída e paga a partir do mês seguinte.

 

Como construir uma poupança complementar para o seu filho?

À medida que o seu filho cresce, as despesas tendem a aumentar. Assim, poupar desde que a criança nasce é uma forma segura de garantir o futuro. Pondere fazê-lo através da Poupança Complementar Jovem, uma solução que permite, através de um esforço mensal reduzido e com total flexibilidade, juntar a quantia necessária para o seu filho mudar de cidade, arrendar uma casa ou pagar os estudos, como mostramos nesta simulação:

Entrada: 200 euros
Reforço mensal: 40 euros
Taxa de juro anual: 1,5%* (TANB) e rendimento adicional que venha a ser aprovado, anualmente, em função dos resultados de atividade do Montepio Associação Mutualista.
Poupança atingida aos 18 anos: 8 840 euros + rendimentos gerados a partir dos juros

* Média diária calculada para o período de 1 ano, findo a 31 dezembro, da taxa de referência do BCE (Refi) deduzida de 0,6 pontos percentuais.

Conheça todas as vantagens da Poupança Complementar Jovem

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Apoios do Estado , Família

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.