9 apps para gerir o orçamento familiar

Tomar nota do dinheiro que recebe, registar despesas diárias, ajudar a fazer contas ao orçamento por categoria e, até, alertá-lo para desvios em relação a objetivos de poupanças. Tudo isto cabe na palma da sua mão, graças a ferramentas mobile inovadoras.
Artigo atualizado a 28-12-2020
9 apps que o ajudam a gerir o orçamento familiar

Nunca foi tão fácil monitorizar para onde vai o seu dinheiro. No mundo das apps, encontra várias ferramentas eficazes para gerir o orçamento familiar a partir do seu smartphone. Descubra as melhores soluções de finanças pessoais selecionadas pelo Ei.

apps para gerir o orçamento familiar

1. Boonzi

É um software 100% nacional, criado para facilitar a gestão do orçamento das famílias portuguesas. Simples e seguro, o Boonzi importa extratos de todos os bancos em apenas dois minutos, sem fornecer dados bancários. Os movimentos bancários importados são depois categorizados e analisados automaticamente. A partir daí, consulte os relatórios da app que o ajudam a descobrir onde poupar. Em simultâneo, os orçamentos permitem definir objetivos para assegurar que as poupanças aumentam.

2. Spending Tracker

É uma aplicação gratuita para iOS que permite gerir as receitas e despesas pessoais, personalizando as respetivas categorias. O Spending Tracker fornece-lhe relatórios estatísticos semanais, mensais e/ou anuais. Esta aplicação, disponível em inglês, é apresentada como a aplicação de Finanças Pessoais mais “friendly” e fácil de usar da Apple Store.

3. Toshl Finance

Trata-se de uma aplicação gratuita para Android, iOS, Nokia e Windows Phone, que lhe permite gerir o orçamento familiar através do registo de “todos os cafés que toma, sempre que atesta o depósito do carro e quando faz refeições em restaurantes”, indica o site do Toshl Finance. Esta aplicação promete ajudá-lo a “preocupar-se menos” com as suas finanças, definindo um orçamento para ter sempre presente que não deve gastar demasiado.

4. Moni

Aplicação gratuita disponível para iOS em mais de 30 línguas, incluindo português. A Moni é apresentada como uma “ferramenta concebida para o fazer pensar”. A cada despesa que faz (desde o galão que consumiu na pastelaria à viagem a Punta Cana), o Moni promete mantê-lo informado e “com o controlo do seu dinheiro, monitorizando para onde vai e de onde vem”.

5. Money Wise

Esta aplicação gratuita para Android não exige acesso à Internet, permite a criação de várias contas e tem um sistema de proteção por senha. Conforme as suas necessidades, o Money Wise apresenta-lhe resumos e gráficos diários, semanais, quinzenais ou mensais com a indicação das suas despesas, divididas em categorias. Traduzida em dez línguas, entre as quais o português, esta aplicação permite-lhe criar tags e filtros e exportar dados (Excel ou HTML).

6. Mint

“É frequentemente referida como uma das melhores apps de finanças pessoais por sites como o Wired, o CNET e o Digital Trends”, indica a CNBC. O Mint é uma aplicação gratuita para iOS e Android que permite acompanhar os saldos bancários em tempo real, enviando alertas quando se está prestes a ultrapassar o saldo disponível e permitindo a gestão das despesas. É possível adicionar os gastos associados a cartões de crédito, empréstimos e contas poupança reforma.

7. Expensify

Esta aplicação gratuita para iOS, Android, Blackberry e Windows Phone promete-lhe “nunca voltar a perder um recibo”. O motivo? Uma funcionalidade de upload e capacidade de armazenamento ilimitado destes documentos, depois de os fotografar. O Expensify liberta-o da tarefa de introduzir manualmente as suas despesas ao converter automaticamente os recibos em formato digital e ler as respetivas despesas. Como complemento, permite também a importação automática dos seus gastos a partir da conta bancária. Entre outras funcionalidades, pode organizar as suas receitas e despesas em categorias personalizadas, com tags e comentários.

8. Track Every Coin

Trata-se de uma aplicação gratuita que visa seguir todas as suas transações diárias. O Track Every Coin, cujo slogan é “nunca perca o rasto ao seu dinheiro”, permite-lhe manter o registo de despesas, receitas e poupanças. Com relatórios periódicos e lembretes personalizáveis, a ferramenta garante que o seu orçamento tem a atenção de que necessita.

9. O Meu Dinheiro

Trata-se de uma ferramenta que a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores disponibiliza no seu site para ajudá-lo a gerir o orçamento familiar. O simulador O Meu Dinheiro ajuda-o a fazer as suas contas mensais e anuais. Introduza os dados relativos aos seus ganhos e despesas. A partir daí, fica a saber quanto ganha e gasta todos os meses, além de também ficar a conhecer o seu balanço anual.

Ler mais

Mais sobre

Orçamento familiar

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais