7 apps para gerir o orçamento familiar

Tomar nota do dinheiro que recebe, registar despesas diárias, ajudar a fazer contas ao orçamento por categoria e, até, alertá-lo para desvios em relação a objetivos de poupanças. Tudo isto cabe na palma da sua mão, graças a ferramentas mobile inovadoras.
Artigo atualizado a 03-08-2023

Nunca foi tão fácil monitorizar para onde vai o seu dinheiro. No mundo das apps, encontra várias ferramentas eficazes para gerir o orçamento familiar a partir do seu smartphone. Descubra as melhores soluções de finanças pessoais selecionadas pelo Ei.

7 apps para gerir o orçamento familiar

1. Boonzi

É um software 100% nacional, criado para facilitar a gestão do orçamento das famílias portuguesas. Simples e seguro, o Boonzi importa extratos de todos os bancos em apenas dois minutos, sem fornecer dados bancários. Os movimentos bancários importados são depois categorizados e analisados automaticamente. A partir daí, consulte os relatórios da app que o ajudam a descobrir onde poupar. Em simultâneo, os orçamentos permitem definir objetivos para assegurar que as poupanças aumentam.

2. Spending Tracker

É uma aplicação gratuita para iOS que permite gerir as receitas e despesas pessoais, personalizando as respetivas categorias. O Spending Tracker fornece-lhe relatórios estatísticos semanais, mensais e/ou anuais. Esta aplicação, disponível em inglês, é apresentada como a aplicação de Finanças Pessoais mais friendly e fácil de usar da Apple Store.

3. Toshl Finance

Trata-se de uma aplicação gratuita para Android, iOS, Nokia e Windows Phone, que lhe permite gerir o orçamento familiar através do registo de “todos os cafés que toma, sempre que atesta o depósito do carro e quando faz refeições em restaurantes”, indica o site do Toshl Finance. Esta aplicação promete ajudá-lo a “preocupar-se menos” com as suas finanças, definindo um orçamento para ter sempre presente que não deve gastar demasiado.

4. Moni

Aplicação gratuita disponível para iOS em mais de 30 línguas, incluindo português. A Moni é apresentada como uma “ferramenta concebida para o fazer pensar”. A cada despesa que faz (desde o galão que consumiu na pastelaria à viagem a Punta Cana), o Moni promete mantê-lo informado e “com o controlo do seu dinheiro, monitorizando para onde vai e de onde vem”.

5. Money Wise

Esta aplicação gratuita para Android não exige acesso à Internet, permite a criação de várias contas e tem um sistema de proteção por senha. Conforme as suas necessidades, o Money Wise apresenta-lhe resumos e gráficos diários, semanais, quinzenais ou mensais com a indicação das suas despesas, divididas em categorias. Traduzida em dez línguas, entre as quais o português, esta aplicação permite-lhe criar tags e filtros e exportar dados (Excel ou HTML).

6. Mint

“É frequentemente referida como uma das melhores apps de finanças pessoais por sites como o Wired, o CNET e o Digital Trends”, indica a CNBC. O Mint é uma aplicação gratuita para iOS e Android que ajuda a gerir o orçamento familiar e permite acompanhar os saldos bancários em tempo real, enviando alertas quando se está prestes a ultrapassar o saldo disponível e permitindo a gestão das despesas. É possível adicionar os gastos associados a cartões de crédito, empréstimos e contas poupança reforma.

7. Expensify

Esta aplicação gratuita para iOS, Android, Blackberry e Windows Phone promete-lhe “nunca voltar a perder um recibo”. O motivo? Uma funcionalidade de upload e capacidade de armazenamento ilimitado destes documentos, depois de os fotografar. O Expensify liberta-o da tarefa de introduzir manualmente as suas despesas ao converter automaticamente os recibos em formato digital e ler as respetivas despesas. Como complemento, permite também a importação automática dos seus gastos a partir da conta bancária. Entre outras funcionalidades, pode organizar as suas receitas e despesas em categorias personalizadas, com tags e comentários.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Orçamento familiar

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais