Como utilizar a MB Way? Leia este guia completo

Esqueceu-se da carteira em casa e necessita levantar dinheiro? Não tem cartão de crédito, mas deseja fazer compras online? Saiba como contornar estes obstáculos.
Artigo atualizado a 18-09-2020

Hoje, já existem apps de pagamento que simplificam o dia-a-dia dos consumidores, como é o caso da MB Way. Basta fazer download da app e pode realizar várias transações bancárias utilizando o seu smartphone.

Fazer pagamentos em loja só com o telemóvel, levantar dinheiro sem ter o cartão físico consigo e gerar cartões virtuais para compras online são apenas algumas das vantagens da MB Way. No entanto, é necessário ter atenção aos custos associados a estas operações e também utilizar a app de forma correta, por forma a evitar fraudes.

O que é a MB Way?

É uma app da SIBS, entidade gestora da rede Multibanco, que associa a sua conta bancária ao seu número de telemóvel e permite realizar inúmeras operações de pagamento recorrendo ao smartphone.

Que operações pode realizar?

Com esta aplicação pode realizar cinco operações:

  • Transferir dinheiro, de forma imediata, sem saber o IBAN do destinatário. Basta que a pessoa a quem vai transferir dinheiro também tenha MB Way. Como? Selecione o número de telemóvel da sua lista de contactos e envie o montante. Do outro lado, a pessoa tem de aceitar a transferência e o dinheiro fica imediatamente disponível.
  • Fazer compras online sem ter de recorrer ao cartão de crédito ou colocar os dados do seu cartão no site. Basta gerar um cartão virtual com a app, que pode ser destinado a compras únicas ou a várias compras, inserir os dados pedidos e concluir a compra.
  • Comprar em lojas físicas, desde que sejam estabelecimentos aderentes. Para pagar, basta carregar em “pagar com MB Way” e ler o QR Code que aparece no visor do terminal de pagamento. Se a compra for superior a 20 euros, terá de inserir o seu código.
  • Levantar dinheiro numa caixa Multibanco. Basta selecionar a opção “Levantar dinheiro”, selecionar o montante que pretende levantar e confirmar com o seu PIN MB Way. A aplicação gera um código de levantamento, que deverá inserir na Caixa Multibanco.
  • Dividir contas. Imagine que organizou uma festa e deseja dividir os custos com os amigos. Clique em “dividir a conta”, selecione as pessoas com quem a vai dividir, coloque o montante e a aplicação notifica-os. Os seus amigos recebem uma notificação e apenas têm de clicar em “transferir”.

É possível realizar operações ilimitadas?

Não, existem limites definidos para todas as operações. Assim:

  • Realizar ou receber transferências. Limite máximo de 750 euros por operação, 2 500 euros por mês e 50 transferências recebidas por mês.
  • Levantar dinheiro. Os limites são iguais aos levantamentos feitos com cartão. Ou seja, até um máximo de 200 euros por operação e 400 euros por dia.
  • Pagar em loja. O limite é equivalente a 1 000 euros por dia e 2 400 euros por semana, por cada cartão.
  • Pagar online. Ao aderir, o limite automaticamente definido é de 1 000 euros. Este limite pode ser alterado na aplicação, para um máximo de 5 000 euros.
  • Dividir a conta. Pode efetuar cinco divisões por dia e no máximo 20 divisões por mês, até ao limite de 2 500 euros ou 50 transferências recebidas por mês.

É seguro utilizar a MB Way?

Segundo a informação do site, as garantias oferecidas são equivalentes às dos pagamentos com cartão no Terminal de Pagamento Automático. Este serviço utiliza “protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias”.

Além disso, as operações apenas são realizadas mediante a inserção de um código PIN, de seis dígitos, definido por si quando adere ao serviço. Este código nunca deverá ser partilhado.

Que cuidados ter?

Para evitar ser vítima de fraudes, existem alguns cuidados a ter. Por exemplo, nunca deve: adicionar um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece, fornecer dados confidenciais ou clicar em ligações estranhas recebidas por email ou sms. Por fim, é importante verificar o extrato da sua conta bancária com regularidade, para perceber se houve movimentos que não realizou.

Caso perca o smartphone no qual tem a app instalada deve, por precaução, cancelar a MB Way no multibanco ou no banco.

Quais os custos das operações?

A MBWay não cobra comissões pelas operações realizadas através da app. No entanto, a instituição bancária do cartão com que aderiu pode cobrar uma comissão pelas transferências de dinheiro. Para saber o valor consulte o preçário da instituição em causa.

No entanto, em janeiro de 2021 entrará em vigor uma lei que introduz limites às comissões que os bancos podem cobrar por movimentos realizados através com app de pagamento. Assim, as operações realizadas através de MB Way estão isentas de comissões se não excederem o limite de:

  • 30 euros por operação; ou
  • 150 euros transferidos através da aplicação durante um mês; ou
  • 25 transferências realizadas no período de um mês.

Caso exceda os limites acima descritos, ser-lhe-á cobrada uma comissão que não pode ser superior a:

  • 0,2 % sobre o valor da operação, para transações com cartão de débito;
  • 0,3 % sobre o valor da operação, para transações com cartões de crédito.

Como aderir à MB Way?

Pode fazê-lo de duas formas:

  • Multibanco

Selecione a opção “MB Way” no Multibanco, insira o seu número de telemóvel e defina um PIN com seis dígitos. Depois, faça o download da aplicação e insira o número de telemóvel e o PIN previamente definidos no Multibanco. Receberá uma sms com um código de ativação que deverá digitar na aplicação e, finalizado este processo, fica pronta a utilizar.

  • App

Faça o download da app e selecione a opção “Ainda não tem MB Way?”. De seguida, introduza os dados do seu cartão e defina o PIN com seis dígitos. Por fim, indique o seu telemóvel.

Atenção que esta opção apenas está disponível para alguns bancos (Activo Bank, BBCA, CTT, Best Bank, Bankinter, Crédito Agrícola, CEMAH, Eurobic, MBCP, Montepio, Novo Banco e Novo Banco Açores e Unicre).

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Orçamento familiar

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais