Saiba como pedir a senha das Finanças

Já não necessita de enfrentar filas e ter nervos de aço para cumprir as suas obrigações fiscais ou consultar a sua situação fiscal. No Portal das Finanças pode fazer tudo isto e muito mais, com toda a comodidade e gratuitamente. Só precisa de uma senha de acesso.

Ainda não tem uma senha das Finanças? Perdeu-a, já não se lembra da sua ou expirou? Pode obtê-la, recuperá-la ou alterá-la no Portal das Finanças. Neste artigo explicamos todos os passos a percorrer para o conseguir.

Já tem a senha das finanças? Saiba como a pedir.

Como pedir a senha das Finanças pela primeira vez?

Se nunca pediu uma senha das Finanças tem de registar-se. Para esse efeito, deve preencher um formulário de adesão, indicando os seus dados pessoais (número de contribuinte, e-mail, telefone e morada fiscal).

Não se esqueça de colocar a pergunta de segurança e a respetiva resposta e de as anotar. Em caso de perda ou esquecimento da senha das Finanças, a resposta correta à pergunta de segurança permite-lhe recuperar a senha. Se não se recordar da resposta, deve enviar um e-mail do mesmo endereço eletrónico que indicou no formulário de adesão para portal-senhas@at.gov.pt. No assunto escreva “Cancelamento de senha”. No corpo deve indicar o seu NIF, nome completo e domicílio fiscal. Após a confirmação do cancelamento, por e-mail, efetue um novo registo e aguarde pela nova senha das Finanças.

Preenchido o formulário, carregue em “Pedir Senha”. Ao concluir o registo, são-lhe disponibilizados automaticamente dois códigos via SMS e e-mail para a confirmação do número de telemóvel e do endereço de correio eletrónico, respetivamente. Quando receber a senha das Finanças, deve confirmar os dois códigos no Portal das Finanças em Confirmação de e-mail e Telefone.

A senha das Finanças é enviada através dos CTT. No prazo de cinco dias úteis receberá a senha no seu domicílio fiscal (morada que consta nas Finanças).

Como alterar a senha?

Se por alguma razão necessitar de alterar a sua senha de acesso, também pode fazê-lo através do Portal das Finanças. Basta selecionar a opção Alterar Senha e preencher o formulário indicado. A nova senha das Finanças deve conter entre 8 e 16 carateres. Podem ser algarismos ou letras. Atenção que os carateres nacionais como o “ç” ou o “õ” não são permitidos.

A sua senha expirou?

Por motivos de segurança, a senha das Finanças é válida apenas por dois anos. Se a sua senha expirar, precisa apenas de alterá-la para obter, de imediato, uma nova (ver pergunta “Como alterar a senha?”).

Esqueceu-se da senha?

Se não se lembra da sua senha de acesso, pode pedir a reemissão de uma nova através da opção Recuperar Senha. Terá de responder à sua pergunta secreta (a que indicou no formulário de adesão). Depois de fazer o pedido, a senha anterior é cancelada de imediato. Posteriormente, no prazo de cinco dias úteis, receberá no seu domicílio fiscal uma carta com a nova senha.

Senha na hora

Se tem especial urgência para cumprir uma obrigação fiscal (pagar impostos, por exemplo), pode pedir a chamada senha na hora. Para isso, deve dirigir-se a uma repartição de finanças. Não é possível pedir esta senha no Portal das Finanças. A senha na hora é entregue diretamente ao contribuinte, na presença do funcionário que faz o atendimento, num envelope fechado, onde se encontra impressa. Em caso algum, o envelope pode ser aberto pelos serviços.

Atenção: A senha na hora é provisória, tendo um prazo de validade de apenas cinco dias, ao fim do qual expira. Antes de deixar de estar ativa, deve alterá-la.

Ler mais

Saiba mais sobre

IMI , Impostos , IRS

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.