< Voltar à página de Impostos

Como posso obter a senha das Finanças?

O Portal das Finanças é uma plataforma essencial para tratar de qualquer assunto fiscal pela Internet, como a entrega do IRS. Mas para aceder é necessário possuir uma senha.

Ainda não tem uma senha das Finanças? Quer alterá-la? Não se lembra dela ou expirou? Pode obtê-la, alterá-la ou recuperá-la no Portal das Finanças. Neste artigo explicamos todos os passos a percorrer.

Já tem a senha das finanças? Saiba como a pedir.

Senha das Finanças:

Como obter?

Registo no Portal das Finanças

Se nunca pediu uma senha das Finanças, comece por registar-se no Portal das Finanças. Para esse efeito, preencha o formulário de adesão, indicando os seus dados pessoais (número de contribuinte, e-mail, telefone e morada fiscal). Preenchido o formulário de adesão, carregue no botão “Pedir Senha”.

Durante o preenchimento, não se esqueça de definir uma pergunta de segurança (por exemplo, “Qual é o meu livro preferido”) e responder à mesma. Em caso de esquecimento da senha das Finanças, a resposta à pergunta de segurança permite-lhe recuperá-la. Se não se recordar da resposta, deve enviar um e-mail do mesmo endereço eletrónico que indicou no formulário de adesão para portal-senhas@at.gov.pt. No assunto escreva “Cancelamento de senha” e no corpo indique o seu NIF, nome completo e domicílio fiscal. Após a confirmação do cancelamento, por e-mail, efetue um novo registo e aguarde pela nova senha.

Fiabilização de telemóvel e e-mail

Logo que o registo esteja concluído, ser-lhe-ão disponibilizados automaticamente dois códigos por:

  • SMS, para a fiabilização do número de telemóvel;
  • E-mail, para fiabilização do endereço de correio eletrónico.

Estes códigos devem ser fiabilizados no Portal das Finanças em “Confirmação de e-mail e Telefone”, após a receção da senha das Finanças.

Receção da senha

A senha das Finanças será enviada para o seu domicílio fiscal (morada que consta nos registos da Autoridade Tributária e Aduaneira e que normalmente é local de residência), via CTT, nos cinco dias úteis seguintes ao pedido. Se não receber nesse prazo, poderá ter ocorrido um extravio. Nessa situação, deverá dirigir-se ao Serviço de Finanças do seu domicílio fiscal ou contacte o Centro de Atendimento Telefónico da AT para saber em que em que estado se encontra o seu pedido.

Como alterar?

Se por alguma razão necessitar de alterar a sua senha, também pode fazê-lo através do Portal das Finanças. Basta selecionar a opção “Alterar Senha“ e preencher o formulário indicado, ficando de imediato com uma nova senha.

A senha das Finanças deve conter entre 8 e 16 caracteres. Podem ser algarismos ou letras. Tenha em atenção que os caracteres nacionais como o “ç” ou o “õ” não são permitidos.

A opção “Alterar Senha” serve ainda para recuperar senhas em fim de prazo. Por motivo de segurança, a senha das Finanças é válida apenas por dois anos.

Como recuperar?

Caso não se lembre da sua senha, pode pedir a reemissão de uma senha nova no Portal das Finanças através da opção “Recuperar Senha”.

Com fiabilização de telemóvel

Se tiver o seu telemóvel fiabilizado, terá ao seu dispor dois modos de recuperação da senha: “Carta” ou “Código por SMS”. Em ambas as modalidades de recuperação terá de responder à pergunta de segurança por si escolhida no momento do registo.

Carta

Caso selecione o modo “Carta”, a sua senha será cancelada de imediato, sendo-lhe enviada, para o seu domicílio fiscal, uma nova senha, no prazo médio de cinco dias úteis.

Código por SMS

Se a sua escolha recair no modo “Código por SMS”, a sua senha é recuperada imediatamente. Após selecionar a opção “Código por SMS”, terá de digitar o seu número de telemóvel fiabilizado no campo respetivo (são-lhe indicados os três últimos dígitos desse número) e carregar no botão “Recuperar Senha”. Depois, receberá, por SMS, um código de confirmação de seis dígitos, que deverá colocar no campo respetivo. Para o fazer terá cinco minutos. A partir desse momento, poderá escolher a nova senha.

Sem fiabilização de telemóvel

Se ainda não tiver o telemóvel fiabilizado, a nova senha ser-lhe-á enviada pelo modo tradicional (Carta). Para recuperar a sua senha, deverá responder à pergunta de segurança e carregar no botão “Recuperar Senha”.

 

Ler mais

Saiba mais sobre

IMI , Impostos , IRS

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.