Como definir o valor da mesada do seu filho

Pretende começar a dar mesada ao seu filho, mas tem dúvidas sobre qual a melhor forma de o fazer? Este artigo é para si.
Artigo atualizado a 18-05-2022
×

Torne o seu filho Associado

Clique aqui

A mesada é a melhor forma de educar financeiramente os filhos. Permite incutir o valor do dinheiro e da poupança aos mais novos, por exemplo. Neste artigo, explicamos como determinar o valor da mesada.

Mesada de acordo com o seu orçamento

Para determinar o valor da mesada tenha em consideração as despesas que tem habitualmente com o seu filho. Contabilize os valores associados a despesas fixas, como o cartão do bar da escola e o carregamento do telemóvel, por exemplo. Tenha ainda em conta artigos que ele gostaria de ter, como uns ténis novos ou um jogo de computador. Faça uma estimativa do valor que desembolsa mensalmente com o seu filho e assuma-o como referência para a atribuição da mesada. Desta forma, irá transferir para o seu filho a gestão do valor que costuma gastar habitualmente com as despesas dele.

Mesada através de uma fórmula

Existem teorias que recomendam a atribuição de um euro por cada ano de idade da criança. Assim, uma criança de 14 anos receberia 14 euros por mês, por exemplo. Outras teorias sugerem que se atribua 0,50 euros semanais por cada ano da criança ou jovem.

Nesse caso, um adolescente de 13 anos receberia 26 euros por mês, enquanto um jovem de 17 anos receberia 34 euros mensais. Contudo, a partir de certa idade, pode considerar este rácio insuficiente. Experimente atribuir um euro por semana a partir dos 16 anos. Feitas as contas, um jovem de 18 anos receberia 72 euros mensais.

Valor sugerido pelo seu filho

Pode pedir ao seu filho que sugira um valor para a mesada, montante que ficará depois sujeito à sua apreciação. Compare o valor proposto com a quantia que tinha em mente e pondere o valor final. Não se esqueça de ter em conta o seu próprio orçamento familiar. Tenha presente que o seu filho nunca deve ter uma mesada que lhe permita ter tudo o que quer.

Várias modalidades de mesada:

  • Mesada incondicional

Atribui ao seu filho uma determinada quantia de dinheiro todos os meses sem lhe exigir qualquer contrapartida (realização de tarefas ou bons resultados escolares, por exemplo). Dessa forma, terá a oportunidade de gerir a mesada de modo semelhante ao salário que receberá quando for adulto. Contudo, esta opção não ensina ao seu filho que o pagamento de uma quantia de dinheiro é quase sempre uma compensação pela realização de uma tarefa ou trabalho.

  • Mesada a pedido

O seu filho pede-lhe uma determinada quantia quando necessita. Esta opção pode estimular conversas sobre o tema do dinheiro, de cada vez que o seu filho lhe pede dinheiro. A atribuição deve ser devidamente avaliada (O pedido é pertinente? É uma quantia razoável? O seu filho merece?). Mas, também neste caso, o seu filho não tem de fazer nada em concreto para receber o dinheiro solicitado.

  • Mesada mediante tarefas

Pode optar por atribuir uma mesada ao seu filho como recompensa pela realização de algumas tarefas em casa. Pode fazer uma lista de pequenos trabalhos a executar pelo seu filho ao longo do mês. As tarefas podem incluir pôr ou levantar a mesa, lavar a loiça ou tirá-la da máquina de lavar.

Mas atenção, há especialistas que defendem que não deve associar-se a atribuição de uma mesada ao cumprimento de tarefas. De acordo com esta perspetiva, as crianças devem realizar algumas tarefas em casa, unicamente, porque é importante que todos os membros da família contribuam para o bem-estar comum. Se a atribuição da mesada estiver dependente da execução de tarefas, o seu filho poderá esperar ser pago sempre que levantar a mesa ou fizer a cama.

  • Opção mista

O seu filho realiza algumas tarefas em casa sem ter direito a contrapartida monetária, mas, se precisar de dinheiro, pode ganhá-lo através da execução de outras tarefas extraordinárias.

A mesada deve ser suficiente para pagar o quê?

Para as crianças que frequentam o ensino básico, a tomada de decisão entre a compra de algumas guloseimas, um jogo ou uma carteira de cromos, por exemplo, pode ser um bom treino de gestão financeira. Mais tarde, a mesada poderá servir para comprar roupas, livros, jogos e outros bens.

E se o seu filho pedir mais dinheiro?

Se está a atribuir uma mesada ao seu filho que se adequa ao orçamento familiar, mas ele lhe pede mais dinheiro, pode indicar-lhe formas de ganhar quantias adicionais. Tenha uma lista de tarefas à mão, que pode incluir aspirar a casa, limpar o pó, entre outras.

O dinheiro acabou a meio do mês. E agora?

Pague a mesada ao seu filho sempre no mesmo dia e, se ele ficar sem dinheiro a meio do mês, faça-o compreender que terá de esperar pelo pagamento seguinte. Em alternativa, o seu filho pode conseguir um pagamento adicional, mediante a realização de tarefas extra em casa ou de outros trabalhos fora de casa (passear os animais de estimação de vizinhos ou fazer umas horas de babysitting, por exemplo)

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Crianças e jovens , Mesada

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.