Dicas de poupança para quem tem crianças em casa

Poupar é fundamental, sobretudo quando há crianças no agregado familiar. Conheça as dicas de poupança em família e os investimentos mais adequados para salvaguardar o futuro dos mais jovens.
Artigo atualizado a 25-11-2021

Autor dos livros “Manual da Poupança” e “Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares”, João Morais Barbosa sugere “algumas ideias que podem fazer a diferença”, desde estratégias de poupança a conselhos sobre os melhores tipos de investimento para salvaguardar o futuro dos seus filhos.

Dicas de poupança para famílias com crianças

  1. Informe-se, junto de outros pais mais experientes, sobre as despesas realmente necessárias. Esta sugestão é especialmente válida para novos pais.
  2. Evite as marcas caras em produtos que não utilizará muito tempo. Mesmo nos carrinhos ou esterilizadores de biberão existem alternativas muito em conta e de boa qualidade.
  3. Partilhe roupa e livros escolares com familiares ou amigos, evitando despesas que são, muitas vezes, avultadas.
  4. Seja criterioso no momento de oferecer presentes. Ofereça-os apenas em ocasiões especiais.
  5. Recorra a sites de compra e venda de produtos usados. Existem diversas lojas, como a Kid-to-kid, onde é possível comprar produtos muito mais económicos e com qualidade.
  6. Dê aos seus filhos uma mesada (mesmo que pequena). O importante é ensiná-lo a gerir os recursos disponíveis num determinado prazo.

Quais os melhores investimentos para o futuro dos seus filhos?

Pensar no futuro é fundamental, sobretudo quando se tem filhos. Mas será que existem investimentos especialmente adequados para salvaguardar o futuro dos descendentes? O fundador da Escola de Finanças Pessoais considera que devemos pensar em dois tipos de investimentos:

  • Investimentos sob a forma de seguro de vida, “se os pais estiverem perto da velhice”. Como vantagem, estes investimentos são “bastante eficientes em termos fiscais”.
  • Investimentos com risco com um prazo superior a cinco anos, “se estivermos a falar de poupança que reverterá para os filhos”.

Qual deve ser a primeira regra de poupança a ensinar às crianças?

Na opinião do especialista em Finanças Pessoais, é fundamental transmitir que “o dinheiro não substitui as coisas que são realmente importantes”. “Aquilo que mais quero que os meus filhos saibam é que a riqueza não se mede pela nossa conta bancária, mas pela liberdade que nos proporciona”, frisa.

João Morais Barbosa sublinha ainda que é importante deixar claro, desde o início, que a poupança faz-se a partir de 1 cêntimo e que não é preciso esperar por grandes valores para começar a poupar. “E, por último, [fazer ver aos nossos filhos que] há muitas coisas que o dinheiro não pode comprar”, remata o especialista.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais