Livros escolares: descubra onde comprar com desconto

Pensar no regresso às aulas em pleno verão pode parecer estranho, mas é a melhor estratégia para poupar alguns euros nos livros escolares.
Artigo atualizado a 01-08-2023

Habitualmente, em julho, as livrarias e as grandes superfícies lançam campanhas para que os pais possam reduzir a fatura com os livros escolares. Este ano, todas oferecem 5% de desconto, complementado com outras ofertas de material escolar ou livros de apoio escolar. É necessário, no entanto, ter em atenção aspetos como os portes de envio ou a modalidade dos descontos – alguns são diretos sobre o preço final –, enquanto outros acumulam em cartão.

Se os seus filhos não têm direito a manuais escolares gratuitos ou tem de comprar os cadernos de atividades, conheça as melhores promoções nos livros escolares para o ano letivo 2023-2024. Tudo online.

Melhores promoções nos livros escolares

Wook

Até 3 de setembro, a Wook, livraria online da Porto Editora, oferece 5% de desconto em manuais escolares e livros de atividades. Além disso, os portes de envio são gratuitos, desde que os livros sejam levantados na rede de pontos de entrega PickUp ou entregues pelo CTT Expresso, para Portugal Continental, e pelo CTT Expresso Clássico, para os Açores e a Madeira. Tenha em atenção, no entanto, que o envio só é livre de custos com “encomendas completas”. Ou seja, com um conjunto mínimo de manuais por ano letivo (3 manuais no 1.º ciclo; 4 manuais no 2.º ciclo; 6 manuais no 3.º ciclo; e 3 manuais no secundário). Os portes também não são cobrados para encomendas contendo a aplicação de, pelo menos, um voucher MEGA.

Em paralelo, a livraria online apresenta ainda 20% de desconto em livros de apoio e material escolar, também para encomendas até 3 de setembro.

LeYa

Na LeYa, a campanha é semelhante. A compra de livros escolares (exceto se forem adquiridos com os vouchers Mega) e de cadernos de atividades conta com um desconto direto de 5%. Se encomendar, pelo menos, quatro manuais (incluindo manuais escolares gratuitos), beneficiará da oferta da Aula Digital, que inclui sequências de aprendizagem para cada disciplina (vídeos, animações 3D, exercícios, podcasts, resumos, etc.) e quizzes com explicação imediata para esclarecer dúvidas, assim como testes e exames com correção automática.

No processo de encomenda, é necessário optar entre envio total ou envio parcial (os livros são enviados à medida que chegam à LeYa), o que implica também diferentes custos de envio. Os portes são gratuitos para encomendas superiores a 60 euros, na opção de envio total, no serviço CTT 48 para Portugal Continental. No caso dos livros de apoio escolar, o desconto em vigor é de 20%, aplicado diretamente ao valor dos artigos. A campanha é válida até 31 de agosto.

Os associados Montepio usufruem de um desconto de 5% nos manuais escolares e cadernos de atividade, até 31 de agosto. É aplicado ainda um desconto de 20% na aquisição de livros de apoio escolar LeYa (incluindo dicionários, gramáticas, livros de revisões e preparação para os testes ou exames) e um desconto de 10% em todos os livros e eBooks de Edições Gerais LeYa.

Os portes são grátis em compras de valor superior a 50 euros (em todo o país).

FNAC

Também no site da rede de livrarias FNAC pode encontrar uma campanha em vigor para manuais e cadernos escolares. Todos os clientes usufruem de um desconto imediato de 5% em encomendas pagas até 31 de agosto. Os portes são gratuitos em compras de, no mínimo, duas unidades. Há ainda um desconto até 20% na compra de livros de apoio escolar e do Plano Nacional de Leitura.

Bertrand

A livraria online da Bertrand oferece 5% de desconto na compra de manuais e cadernos escolares. A este desconto junta-se outro de 20% nos livros de apoio escolar e do Plano Nacional de Leitura (exceto novidades, que contam com um desconto de 10%). A campanha é válida até dia 31 de agosto.

A adicionar às poupanças, os portes de envio são gratuitos. Isto desde que opte por levantar a encomenda numa livraria Bertrand, num dos pontos de entrega da Rede Pickup, ou, em alternativa, através do serviço CTT Expresso Clássico. Contudo, a encomenda deverá conter uma quantidade mínima de livros escolares das diferentes disciplinas do mesmo ano de escolaridade que varia consoante o ciclo escolar: 3 manuais ou cadernos de atividades no 1.º ciclo; 4 manuais no 2.º ciclo; 6 manuais no 3.º ciclo e 3 manuais no secundário. Os portes são igualmente gratuitos em encomendas com, pelo menos, um voucher MEGA.

Staples

Se preferir comprar os manuais escolares na Staples, beneficiará igualmente de um desconto direto de 5%. A campanha é válida para encomendas realizadas até 31 de agosto na loja online da cadeia. Os portes são válidos em todas as encomendas. Pode contar, ainda, com 15% de desconto em cartão Staples no serviço de forra de livros, com o saldo a utilizar até 30 de novembro (apenas em staples.pt).

Continente

É cliente Continente? Os aderentes do cartão da marca são particularmente beneficiados pela campanha de descontos em vigor. Para reservas de manuais escolares e cadernos de atividades (sem voucher) realizadas até 31 de agosto, há um desconto direto de 5%. Os livros de apoio escolar, como gramáticas, dicionários, livros de preparação para exame e livros do Plano Nacional de Leitura contam com uma promoção de 20% em cartão. As entregas são gratuitas.

Auchan

A Auchan é outras das superfícies comerciais a disponibilizar uma campanha promocional em livros escolares no seu site, com um desconto imediato de 5%. Mas tem de reservar até 31 de agosto.

As encomendas realizadas através da parceria Auchan – LeYa beneficiam da oferta do serviço de encadernamento de manuais escolares (exclui cadernos de atividades). Ao finalizar o pagamento no parceiro da encomenda será enviado um e-mail de confirmação onde consta o código para usufruir desta oferta. O cliente deverá dirigir-se a uma loja Auchan que tenha o serviço de encadernamento e apresentar esse e-mail juntamente com a fatura da compra.

O envio é gratuito para encomendas de livros escolares realizadas na LeYa de valor superior a 60 euros.

Book in Loop

Pondera comprar livros escolares em segunda mão? Na Book in Loop pode adquirir manuais usados com um desconto de 50% face ao PVP. Para assegurar o bom estado dos livros, a Book in Loop não aceita manuais escolares com sinais manifestos de mau uso. Além disso, apenas podem ser vendidos manuais adotados pelo Ministério da Educação.

Nesta plataforma online pode também comprar manuais escolares e cadernos de atividades novos, com ou sem voucher MEGA.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Educação , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.