< Voltar à página de Pais e Professores

Problemas com os vouchers MEGA dos manuais escolares gratuitos? Veja como resolvê-los

Os vouchers dos manuais escolares gratuitos do seu educando ainda não estão disponíveis na sua conta na plataforma MEGA? O seu educando não aparece? Saiba porquê.
Os vouchers MEGA dão acesso a manuais escolares gratuitos a alunos do ensino obrigatório de escolas públicas ou privadas com contrato de associação.

A 3 de agosto, começaram a ser disponibilizados, na plataforma MEGA, os manuais escolares gratuitos para os alunos dos 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. A partir do dia 13 de agosto, começarão a ficar acessíveis os vouchers Mega para os alunos dos restantes anos de escolaridade do ensino obrigatório, ou seja, dos 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos.

Para beneficiarem de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de estar registados na plataforma MEGA, em www.manuaisescolares.pt, ou descarregar a app “Edu Rede Escolar”. A partir de qualquer destes dispositivos, terão acesso aos dados escolares dos seus educandos, aos respetivos vouchers para os manuais escolares gratuitos, bem como às livrarias aderentes, onde poderão fazer o levantamento destes livros.

Em casos pontuais podem, no entanto, registar-se atrasos na disponibilização dos vouchers MEGA e da informação relativa ao educando. Em seguida, explicamos-lhe por que razão tal acontece, com base em esclarecimentos prestados na plataforma MEGA e pelo Ministério da Educação.

Por que razão não consigo ver o meu educando?

A informação constante da plataforma MEGA está diretamente relacionada com os dados indicados na inscrição ou matrícula do seu educando. Por exemplo, se o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) estiver errado ou não constar na base de dados da escola, o seu educando não poderá ser associado à sua conta na plataforma MEGA. Desta forma, caso haja algum atraso na disponibilização da informação relativa ao seu educando, deve verificar junto da escola do seu educando que está registado como encarregado de educação e que o seu NIF está corretamente inserido.

Se o seu NIF não estiver registado na base de dados da escola do seu educando ou corretamente inserido, será necessário dirigir-se à escola para levantar os vouchers.

Note-se ainda que o seu educando só aparecerá na sua conta na plataforma MEGA quando a escola definir a respetiva turma. Caso haja atrasos na constituição das turmas, a emissão dos respetivos vouchers também sofrerá uma demora.

O meu educando ainda não tem vouchers, como devo proceder?

Os vouchers dos manuais escolares gratuitos ficam disponíveis à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma MEGA. A partir do momento em que os vouchers dos manuais do seu educando estejam disponíveis, para consulta na plataforma MEGA ou através da app, receberá uma notificação por email.

Já me registei no ano passado, mas esqueci-me da palavra-passe. Como devo proceder?

Basta clicar em “Recuperação da palavra-passe”. Desse modo, ser-lhe-á enviada uma nova palavra-passe e poderá aceder à sua conta na plataforma MEGA.

Como posso contactar a plataforma MEGA para resolver problemas com os vouchers?

Pode contactar a plataforma MEGA através do número de telefone 213 926 020 ou do endereço de correio eletrónico encarregadosedu@igefe.mec.pt.

Ler mais

Mais sobre

Educação

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?

Torne-se Associado

Saiba mais