Problemas com os vouchers MEGA dos manuais escolares gratuitos? Veja como resolvê-los

Os vouchers dos manuais escolares gratuitos do seu educando ainda não estão disponíveis na sua conta na plataforma MEGA? O seu educando não aparece? Saiba porquê.
Artigo atualizado a 27-07-2022

Para beneficiarem de manuais escolares gratuitos os encarregados de educação devem estar registados na plataforma MEGA, em www.manuaisescolares.pt, ou descarregar a app Edu Rede Escolar. Só assim terão acesso aos dados escolares dos seus educandos e aos vouchers dos manuais escolares gratuitos, bem como às livrarias aderentes, onde poderão levantar estes livros.

Em casos pontuais podem, no entanto, registar-se atrasos na disponibilização da informação relativa ao educando e dos vouchers MEGA. Para saber o motivo e como proceder continue a ler este artigo. Explicamos tudo.

Quando são disponibilizados os vouchers?

Os vouchers que dão acesso aos manuais escolares gratuitos para o ano letivo 2022-2023 vão estar disponíveis na plataforma MEGA a partir das seguintes datas:

2 de agosto

  • 1.º ciclo
  • 3.º ciclo (8.º ano)
  • Secundário (11.º ano)

9 de agosto

  • 2.º ciclo
  • 3.º ciclo (7.º e 9.º anos)
  • Secundário (10.º e 12.º anos)

Por que razão não consigo ver o meu educando?

A informação constante da plataforma MEGA está diretamente relacionada com os dados indicados na inscrição ou matrícula do seu educando. Por exemplo, se o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) estiver errado ou não constar na base de dados da escola, o seu educando não poderá ser associado à sua conta na plataforma MEGA. 

Assim, caso haja algum atraso na disponibilização da informação relativa ao seu educando, verifique junto da escola se está registado como encarregado de educação e se o seu NIF está corretamente inserido.

Se o seu NIF não estiver registado na base de dados da escola do seu educando ou corretamente inserido, deve dirigir-se à escola para levantar os vouchers.

Note-se ainda que o seu educando só aparecerá na sua conta na plataforma MEGA quando a escola definir a respetiva turma. Caso haja atrasos na constituição das turmas, a emissão dos vouchers também sofrerá uma demora.

O meu educando ainda não tem vouchers. Qual o motivo?

Os vouchers dos manuais escolares gratuitos ficam disponíveis à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma MEGA. Quando os vouchers dos manuais do seu educando estiverem disponíveis receberá uma notificação por email.

Já me registei, mas esqueci-me da palavra-passe. O que devo fazer?

Basta clicar em “Recuperação da palavra-passe”. Desse modo, poderá redefinir uma nova palavra-passe e aceder à sua conta na plataforma MEGA.

Como posso contactar a plataforma MEGA para resolver problemas com os vouchers?

Pode contactar a plataforma MEGA através do número de telefone 213 926 020 ou do endereço de correio eletrónico encarregadosedu@igefe.mec.pt.

Ler mais

Mais sobre

Educação

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.