Poupança e proteção: Conheça 13 soluções mutualistas

630 mil portugueses já subscreveram, pelo menos, uma solução mutualista, totalizando mais de um milhão de subscrições. Ainda não beneficia das vantagens dos produtos mutualistas?
Artigo atualizado a 26-10-2017

Guia das soluções mutualistas

Como chegar à solução ajustada ao meu perfil?

A procura pela solução mutualista certa para o Associado certo deve começar com 3 perguntas simples:

  • Quero poupar ou proteger alguém?
    As soluções mutualistas estão, normalmente,  separadas em duas grandes áreas: poupança e proteção. Na poupança, a principal ideia é economizar e valorizar aforros, ajudando, assim, a concretizar objetivos. Na proteção, o propósito é proteger os associados face aos riscos de morte, invalidez ou velhice, entre outros.
  • Quero poupar uma quantia única ou ir poupando regularmente?
    Há soluções mutualistas que  permitem ir poupando regularmente e outras que apenas permitem entregas únicas de capital.
  • Quero efetuar uma proteção dos riscos morte, invalidez ou velhice, reforma?
    Algumas soluções mutualistas estão ajustadas a quem pretende proteger-se da morte ou invalidez, outras fazem mais sentido para quem pretende proteger-se na velhice.

Que soluções existem?

1. Capital Certo

É a solução certa para quem pretende aplicar as suas poupanças de uma só vez por um determinado prazo (definido em cada série), obtendo um rendimento mínimo garantido fixo, pré-definido, e capitalizado, ao longo do período de subscrição, podendo ainda receber um rendimento complementar no final do mesmo. No tipo de série mais comum, pode efetuar uma entrega única inicial, poupando por um prazo de 5 anos e 1 dia.

2. Poupança Reforma

Destina-se a quem quer poupar por mais de 5 anos e tem como objetivo acumular uma poupança para usufruir depois dos 60 anos. Se está em idade ativa e pretende começar a preparar a sua vida quando não tiver que trabalhar, esta é uma solução adequada. Além de acautelar uma aposentação confortável, tem um regime fiscal equiparável a um Plano Poupança Reforma (PPR). Conheça as vantagens fiscais dos produtos de poupança reforma.

3. Poupança Complementar Jovem

Permite juntar dinheiro para acautelar o futuro dos filhos: preparar a etapa da universidade, investir na primeira casa ou no primeiro automóvel. Pode ser subscrita até o menor atingir 18 anos de idade.

4. Poupança Complementar Ativo

Esta solução está especialmente indicada para quem está já possui uma poupança e quer fazê-la crescer, para realizar os seus objetivos. Deve ser subscrita durante a vida ativa.

5. Poupança Complementar Sénior

Está pensada para poupar durante os anos dourados, a partir dos 55 anos. Este produto tem associadas vantagens nas áreas de lazer e saúde.

6. Proteção 5 em 5

É uma solução que permite a constituição de uma poupança a ser paga de 5 em 5 anos. Ao mesmo tempo, cobre o risco de morte de quem a subscreve, garantindo nessa eventualidade o recebimento pelos beneficiários indicados dos pagamentos previstos.

7. Proteção – Crédito à Habitação

Comprar casa é uma das decisões que requer maior ponderação na vida de qualquer pessoa. É um bem para toda a vida. Por isso, é fundamental a escolha de uma proteção financeira que permita fazer face aos imprevistos da vida e honrar os compromissos. Este produto permite assegurar o pagamento do capital em dívida em caso de morte ou invalidez, libertando o Associado subscritor e a sua família do respetivo encargo.

8. Proteção – Crédito Individual

Tem como objetivo proteger a família de situações imprevistas. Esta solução garante o pagamento do encargo com o crédito individual em caso de morte ou invalidez absoluta e definitiva do Associado subscritor.

9. Proteção – Outros Encargos

Visa garantir o pagamento de um crédito, que não de habitação ou individual, ou de um capital subscrito aos familiares, em caso de morte ou invalidez. Ao investir numa solução de proteção dos seus principais encargos, o Associado subscritor não está só a precaver-se dos imprevistos da vida, mas também a assegurar o nível económico da sua família, no caso de um dia lhes faltar.

10. Proteção 18-30

Serve para apoiar na preparação do futuro dos filhos. Como? Definindo à partida um capital para ser entregue ao beneficiário (filho) quando este completar uma idade entre os 18 e os 30 anos. Este produto só pode ser subscrito até o jovem ter 25 anos, uma vez que o prazo mínimo de subscrição é de 5 anos.

11. Pensões de Reforma

É uma solução para quem pretende destinar mensalmente uma parte do seu rendimento com o objetivo de receber uma pensão mensal vitalícia para complementar com a sua pensão do sistema público. Pode começar a ser paga a partir dos 56 anos.

12.Proteção Vida

Trata-se de um produto criado para proteger financeiramente familiares ou outros beneficiários do Associado subscritor na eventualidade da sua morte. Pode ser transformado numa renda mensal temporária ou vitalícia. Pode ser subscrito até aos 65 anos.

13. Proteção Invalidez

Protege contra o risco de uma situação de invalidez, assegurando ao Associado subscritor entre 3 000 euros e 50 000 euros, mediante o pagamento de uma quota mensal. A idade máxima para subscrever é 59 anos.

 

 

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais