8 dicas para poupar no ginásio sem esforço

Tem adiado a inscrição num ginásio com receio do impacto na sua carteira?
Artigo atualizado a 03-01-2023

1. Analise a oferta disponível

Os ginásios estão na moda, é um facto. Por isso, aproveite a oferta abundante de ginásios e centros desportivos para encontrar os melhores preços e promoções. Antes de se comprometer com um ginásio, visite outras opções – perto de sua casa ou do local de trabalho. Descubra qual a oferta de atividades e de equipamentos disponível em cada um destes estabelecimentos desportivos, assim como os preços praticados. E, como o melhor é mesmo ‘ver para crer’, averigue se existe a possibilidade de experimentar, de forma gratuita, as instalações. A maioria dos ginásios prevê um dia – ou uma semana – de utilização gratuita para potenciais novos membros.

2. Pague apenas o que pretende utilizar

Quando analisar a oferta disponível, seja realista com o tipo de prática desportiva que pretende – e consegue – realizar. Algum entusiasmo inicial é comum, mas corre o risco de pagar mais por um serviço do qual, na prática, não vai usufruir. Pagar um livre-trânsito num ginásio quando só consegue treinar três vezes por semana é um desperdício de dinheiro. O mesmo se aplica quando se inscreve num ginásio com uma oferta ampla de serviços – da piscina ao solário – e só utiliza os equipamentos de fitness.

Na prospeção de mercado pelos vários ginásios, seja sempre claro sobre as suas necessidades de treino e encontre a melhor oferta para as suas características. E não se esqueça: é mais fácil conseguir um upgrade posterior da mensalidade (mais serviços ou mais vezes de semana, por um preço mais elevado) do que um downgrade (menos serviços ou menos vezes por semana, com uma redução de preço), sobretudo quando estiver em causa um contrato com fidelização.

3. Procure opções menos óbvias

É fã de artes marciais ou tem um gosto especial por dança? No caso de preferir uma modalidade específica, pode valer a pena procurar opções nos clubes desportivos locais. Estes pequenos clubes são muitas vezes especializados num leque mais restrito de modalidades e podem ser uma opção mais em conta do que as grandes marcas de ginásio, nas quais paga por uma panóplia de modalidades que possivelmente não vai aproveitar. Descubra o que gosta de fazer e oriente a sua procura em função dessas modalidades. Indeciso sobre as modalidades? Recorra ao conselho já referido acima: uma aula-teste.

4. Negoceie a mensalidade

Feita a ronda às opções de ginásios e clubes desportivos, dirija-se ao estabelecimento da sua preferência. Perante os preços apresentados, negoceie com o responsável comercial um valor mais baixo para a sua mensalidade. Dispense os extras e os serviços que não vai usar, refira os preços mais em conta que encontrou em ginásios concorrentes e não hesite em ‘regatear’ – de preferência presencialmente. A proposta que lhe apresentam inclui uma joia de inscrição? Nunca pague automaticamente esta taxa inicial, uma vez que este valor é, na maioria dos ginásios, negociável.

Tenha também em atenção o momento em que pretende inscrever-se no ginásio. O fluxo de inscrições é maior no início do ano (devido às resoluções de Ano Novo) e antes do verão. Por norma, nestas ocasiões há algumas promoções em vigor, mas a flexibilidade de negociação pessoal é menor (porque o ginásio regista um maior número de inscrições). Por outro lado, se se inscrever fora destes picos de inscrições (no meio do verão ou no último trimestre do ano) tem mais possibilidades de negociar um valor vantajoso para a sua mensalidade. Além disso, uma inscrição no final do mês é melhor do que no início. O motivo é simples: os comerciais têm, muitas vezes, objetivos mensais de novos membros. Quanto mais próximo do final do mês, maior a ‘urgência’ em atrair novas inscrições, alcançando a quota de vendas – e, para tal, maiores os descontos e ofertas apresentados.

5. Descubra parcerias e protocolos

Antes de se inscrever num ginásio, pergunte sempre pela lista de protocolos com outras entidades e associações. Os clubes desportivos efetuam, frequentemente, parcerias com outras organizações, pelo que pode conseguir algum tipo de desconto ou oferta especial através da empresa onde trabalha ou de entidades a que esteja associado.

Os associados da Associação Mutualista Montepio beneficiam de um vasto conjunto de descontos na prática desportiva, tanto no valor de inscrição como nas mensalidades. Consulte aqui a lista de parcerias estabelecidas em entidades com cobertura nacional e ginásios locais.

6. Treine com companhia

Ir ao ginásio na companhia de um amigo ou familiar é sempre um incentivo aos treinos, com boa disposição. Além da motivação extra, existem outros benefícios para a carteira: alguns ginásios contemplam descontos especiais para dois elementos do mesmo agregado familiar ou inscrição dupla de amigos.

Além da inscrição, está interessado num treino com Personal Trainer (PT), mas os preços parecem-lhe proibitivos? Reúna dois ou três amigos e averigue se existe a possibilidade de usufruir do treino personalizado para um pequeno grupo. Desta forma, podem dividir entre todos o custo do PT, aliviando o impacto na carteira.

7. Leia com atenção o contrato do ginásio

Tenha sempre em atenção às entrelinhas do contrato quando se inscreve num ginásio. São estes detalhes que, muitas vezes, ditam a diferença na altura de fazer contas ao que se gasta e ao que se poupa. Esteja particularmente atento a cláusulas de fidelização, às políticas de cancelamento durante o período fidelizado e à possibilidade de ‘congelar’ a inscrição: mesmo que a mensalidade seja, à primeira vista, atrativa, a adesão pode sair-lhe cara se tiver de pagar uma taxa muito elevada para rescindir contrato.

8. Congele a inscrição nas férias

Vai estar fora durante um longo período de tempo? Tem uma tarefa especial no emprego que implica horas extra durante um mês? Evite pagar mensalidades por um serviço do qual não consegue, temporariamente, usufruir. Questione, junto dos serviços administrativos do clube, se pode congelar a inscrição durante um certo período de tempo. No entanto, tenha em atenção que, para os períodos de fidelização, esta pausa no ginásio não é contabilizada. Ou seja, se o final da sua fidelização está previsto para maio e, entretanto, congelar a inscrição durante um mês, a fidelização só acabará, efetivamente, em junho.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais