Quer poupar dinheiro no Natal? Siga estas estratégias

Para conseguir evitar gastos excessivos este Natal, seja prudente, metódico e aplique as estratégias para economizar que lhe propomos.
Artigo atualizado a 07-11-2023

Poupar dinheiro no Natal nem sempre é fácil. Por isso, a pensar no seu orçamento, reunimos 20 dicas para ajudá-lo a gastar menos, sem penalizar as festividades natalícias. Planear com antecedência é uma das principais estratégias para quem pretende incluir a palavra poupança no dicionário do Natal.

1. Estabeleça um orçamento de Natal

Siga à risca as despesas planeadas. Para poupar dinheiro no natal, elabore uma lista com o nome dos adultos e das crianças a quem pretende oferecer um presente e estabeleça um valor base para cada um. Faça também uma estimativa de quanto pretende gastar com alimentação.

2. Anote todos os gastos

Sempre que fizer uma compra relacionada com presentes ou refeições das festas de Natal aponte num caderno ou agenda, de modo a ter uma maior noção do dinheiro que vai desembolsando.

3. Prepare a ceia de Natal com antecedência

Os ingredientes da ceia de Natal que não se deteriorem, como o azeite, os frutos secos ou as bebidas, devem ser comprados com antecedência. Porquê? Todos os anos, os preços têm tendência para aumentar em dezembro.

4. Evite as compras por impulso e de última hora

No meio da “confusão” que se cria nas lojas nos últimos dias antes do Natal terá tendência para tomar decisões menos ponderadas e, possivelmente, mais dispendiosas.

5. Compare preços

Escolha a loja ou o supermercado que for mais acessível para si e tenha a melhor oferta com base na relação qualidade/preço.

6. Concentre as suas compras

Para poupar dinheiro no Natal na gasolina e nos parques de estacionamento, tente realizar as compras natalícias numa ou duas ocasiões.

7. Partilhe as despesas

Reduza os gastos com a comida das festas natalícias e peça a cada familiar para participar na ementa com diferentes iguarias.

8. Aproveite os saldos

Compre os presentes de Natal fora de época, aproveitando os descontos ao longo do ano, nomeadamente, os saldos de janeiro e do verão. Lembre-se que existem artigos intemporais.

9. Ofereça presentes em conjunto

Junte-se a outros familiares ou amigos para oferecer presentes e verá que até se torna possível brindar os entes queridos com ofertas mais dispendiosas. Por exemplo, ofereça em conjunto com os seus irmãos as prendas para os pais. No caso de casais, opte por oferecer um único presente.

10. Faça os seus próprios presentes

Quem não aprecia um pote de marmelada ou de doce caseiro, por exemplo? Sempre que possível, dê azo à sua imaginação e elabore os seus próprios presentes.

11. Reaproveite o papel de embrulho

Depois de abertos os presentes, guarde o papel e os laços que estejam em boas condições e possam ser utilizados posteriormente. Em vez de comprar papel de embrulho, experimente utilizar páginas de revistas antigas com ilustrações sugestivas, que sabe que poderão agradar ao destinatário, e decore com um laço, por exemplo.

12. Poupe na decoração

Recicle ou tente inovar na decoração com originalidade recorrendo aos objetos que utilizou no ano anterior. Nas mesmas taças que usou para os doces tradicionais, coloque antes frutos secos ou chocolates, por exemplo. Seja criativo e coloque, por exemplo, uma pinha sobre cada prato para marcar o lugar de cada convidado na mesa natalícia.

13. Envie cartões digitais

Se gosta de enviar cartões de Natal, os postais eletrónicos, enviados por e-mail, são eficazes, rápidos e económicos.

14. Aposte nos leilões online

A oferta é ampla e os preços acessíveis. Nos sites de leilões pode comprar uma grande diversidade de produtos, colocados à venda por particulares, a partir de uma base de licitação que pode ser de apenas um euro. Algumas marcas ou lojas também já recorrem aos leilões para escoar mercadorias. O eBay é uma das plataformas mais conhecidas, com oferta de milhares de produtos.

15. Aproveite os preços outlet

Para poupar dinheiro no Natal, marque um dia para se dirigir a superfícies comerciais com preços mais reduzidos ou esteja atento aos produtos com esta indicação nos Muitas marcas disponibilizam esta hipótese na sua página na Internet. Se quer oferecer roupa, sapatos ou malas é uma alternativa menos dispendiosa.

16. Mime familiares e amigos

Se o seu orçamento é particularmente reduzido este ano, opte por oferecer surpresas em vez de presentes àqueles de quem mais gosta. Prometa, por exemplo, à sua irmã que ficará um fim de semana a tomar conta dos seus sobrinhos, ofereça-se para tratar da próxima limpeza do carro do seu companheiro/a ou surpreenda-o com um postal de Natal romântico ou uma apresentação com fotografias dos vossos melhores momentos.

17. Brinque ao amigo secreto

Esta troca de lembranças fica mais em conta uma vez que só tem que comprar um presente. Escreva o nome dos participantes num papel e coloque-os todos num saco. Cada pessoa deve tirar um papelinho e guardar segredo do nome da pessoa que lhe calhou. Depois são dadas pistas relativas à aparência ou personalidade do amigo secreto até todos adivinharem quem é. No final, cada um entrega um presente ao respetivo amigo secreto que é revelado perante todos os participantes.

18. Poupe energia

Recorra à tecnologia led para as iluminações de Natal, uma solução de baixo consumo de energia. Aposte também em velas decorativas.

19. Compre a granel

Os frutos secos e cristalizados fazem parte da mesa de Natal e se, por um lado, a forma mais prática de os comprar é em pequenas porções embaladas, por outro, se comprar a granel conseguirá a mesma quantidade por um preço mais baixo.

20. Faça um mealheiro de Natal

Comece a poupar para os presentes logo em janeiro. Faça uma estimativa de quanto pretende gastar em dezembro e depois divida por 12. Em cada mês coloque esse valor de parte de modo a criar a sua poupança natalícia.

Na época do Natal uma alimentação mais requintada, a decoração e os presentes para familiares e amigos exigem gastos adicionais, acima dos contabilizados nos restantes meses do ano, com exceção do verão, possivelmente. Por isso, lembre-se destas dicas para poupar dinheiro no Natal, de modo a não exceder o orçamento previsto. Faça compras inteligentes.

Festas felizes!

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais