Escalão do abono de família: como pedir a reavaliação

A reavaliação do escalão do abono de família é solicitada na Segurança Social Direta, de forma simples e rápida. Explicamos tudo neste artigo.
Artigo atualizado a 16-09-2022

Sempre que houver alteração dos rendimentos ou da composição do seu agregado de família, pode pedir a reavaliação do escalão do abono de família. Mas só pode fazê-lo 90 dias após a realização da prova anual de rendimentos (31 de outubro) ou a produção de efeitos de um pedido anterior de reavaliação.

A reavaliação do escalão do abono de família é efetuada através da Segurança Social Direta, seguindo os passos que indicamos abaixo.

Escalões do abono de família: conheça os valores a receber

Como pedir a reavaliação do escalão do abono de família

Para registar o pedido de reavaliação do escalão do abono de família proceda da seguinte forma:

Passo 1

Aceda à Segurança Social Direta, e autentique-se nesta plataforma. Deste modo, insira o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a palavra-chave. Se preferir, pode autenticar-se através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital.

Reavaliação do escalão do abono de família

Passo 2

No menu, clique em “Família” e depois escolha a opção “Abono de família e de pré-natal”.

Passo 3

Na página “Abono de família e de pré-natal”, clique em “Pedir e consultar”.

Reavaliação do escalão do abono de família

Em seguida, é apresentada uma lista de todos os pedidos de abono de família e de abono pré-natal. Para prosseguir, clique em “Pedir reavaliação do abono de família”.

Passo 4

Na página com o resumo das condições de reavaliação do abono de família, se concordar, prima em “Autorizo e Certifico”.

Passo 5

Altere as informações sobre o seu agregado familiar (se foi este o motivo do pedido de reavaliação do abono de família). Aqui, pode:

  • Registar a habitação do agregado familiar;
  • Adicionar elementos ao agregado familiar. Nesse caso são necessárias as credenciais de acesso à Segurança Social Direta desses elementos, NISS e palavra-passe;
  • Alterar relação familiar;
  • Marcar como ausente;
  • Remover um elemento ao agregado familiar (por exemplo, em caso de divórcio).

Depois de alterar o agregado familiar, pressione em “Próximo Passo: rendimentos” e confirme a alteração que efetuou ao agregado familiar, clicando em “Sim”.

Reavaliação do escalão do abono de família

Reavaliação do escalão do abono de família

Passo 6

Registe os novos rendimentos do seu agregado familiar (se foi este o motivo do pedido de reavaliação do abono de família). Para tal, selecione a categoria de rendimentos. Seguidamente, clique em “Adicionar rendimentos ou património”.

 

Passo 7

Selecione o “NISS” do titular dos rendimentos e indique  a “Periodicidade”, a “Natureza”, a “Subnatureza” e o “Valor ilíquido mensal”. Após preencher todos os campos, prima em “Adicionar rendimento”.

Reavaliação do escalão do abono de família

Durante o processo de registo dos rendimentos, poderá: consultar rendimento, alterar rendimento e anular rendimento.

Atenção que a natureza “Património mobiliário” é de preenchimento obrigatório. Deve, assim, preencher esta informação, mesmo que não possua quaisquer rendimentos. Caso contrário, não consegue avançar.

Passo 8

Para adicionar o património mobiliário, clique em “Adicionar património mobiliário (valores bancários e ativos financeiros)”.

Passo 9

Selecione o “NISS” do titular do património mobiliário e indique o “Período” e o “Valor”. Se o titular do NISS não possuir qualquer património mobiliário, coloque um visto em “Sem património mobiliário a declarar”.

Após o preenchimento, clique em “Adicionar património”.

Passo 10

Para concluir o pedido de reavaliação do escalão do abono de família, pressione em “Submeter pedido”.

Reavaliação do escalão do abono de família

Se pretender, pode ficar com uma confirmação do pedido de reavaliação do escalão do abono de família. Basta clicar em “Imprimir comprovativo”.

Ler mais

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais