Guia, passo a passo, para fazer a consignação do IRS e IVA até 31 de março

Já pode escolher a entidade à qual pretende consignar o seu IRS e/ou IVA. Pode fazê-lo, antecipadamente, até 31 de março.
Artigo atualizado a 23-01-2024

Desde 2019, Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) permite fazer antecipadamente a consignação do IRS e do IVA. Basta aceder ao Portal das Finanças e indicar a entidade à qual pretende consignar o IRS e/ou o IVA. Deve de fazê-lo até ao dia 31 de março, antes do início da entrega da declaração de rendimentos (Modelo 3) ou do IRS Automático. Assim, quando chegar a época declarativa, apenas tem de confirmar a sua opção.

Mas se, entretanto, mudou de ideias ou enganou-se a escolher a entidade, pode indicar outra entidade no momento da entrega do IRS. Caso não confirme a sua opção, “será considerada a consignação que tiver sido previamente comunicada no Portal das Finanças”, pode ler-se nas “Questões frequentes sobre o IRS Automático“.

Como antecipar a consignação do IRS e/ou IVA?

Para fazer a consignação antes da entrega do IRS, siga estes passos

Passo 1

Aceda ao Portal das Finanças e no campo de pesquisa escreva “Comunicar Entidade a Consignar IRS/IVA”.

 

Passo 2

Na lista de resultados da pesquisa, escolha a opção “Comunicar Entidade a Consignar IRS/IVA”, clicando em “Aceder”.

Passo 3

Autentique-se inserindo o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a senha de acesso ao Portal das Finanças. Também poderá autenticar-se através da Chave Móvel Digital ou do cartão de cidadão.

Passo 4

Selecione a entidade a consignar. Se não souber qual é o NIF da entidade ou preferir conhecer todas as entidades às quais pode realizar esta doação, basta clicar na lupa existente no campo “NIF” e irá aparecer a lista de entidades disponíveis.

Passo 5

Pesquise a entidade que pretende beneficiar no filtro. Esta opção está localizada  no canto superior direito. Depois, apenas tem de clicar na entidade escolhida.

Passo 6

Submeta o pedido. Mas, primeiro, verifique se os dados da entidade à qual pretende consignar estão corretos.

Passo 7

Obtenha o comprovativo. A qualquer momento, pode aceder a esta área do Portal das Finanças e consultar a entidade à qual pretende consignar o IRS ou IVA ou ambos. É também nesta área que pode pedir o comprovativo da entrega desta comunicação.

Sabia que…

Desde 2009, o projeto Frota Solidária já permitiu a oferta de 258 viaturas a instituições de todo o País e assegurou a devolução de cerca de 4,5 milhões de euros à sociedade civil?

O NIF da Fundação Montepio é o 503802808.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Frota Solidária , IRS

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais