< Voltar à página de Economia Social

Sabia que já é possível realizar a consignação do IRS?

A partir de 2019 é possível antecipar a consignação fiscal. Este passo a passo ajuda-o neste processo.

Até agora, apenas podia fazer a consignação do IRS ou IVA no momento de entregar a declaração de rendimentos. Porém, a partir de 2019, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) permite antecipar este processo. Basta aceder ao Portal das Finanças e indicar a entidade à qual pretende consignar o IRS ou o IVA. Deve de fazê-lo até ao dia 31 de março, antes do início da entrega da declaração de rendimentos modelo 3 e do IRS Automático. Quando chegar a época do IRS, apenas tem de confirmar a sua opção.

Não se preocupe. Se indicar previamente uma entidade e se arrepender, pode alterar na altura da entrega do IRS. Caso não confirme a sua opção, “será considerada a consignação que tiver sido previamente comunicada no Portal das Finanças”, pode ler-se nas  “Questões frequentes sobre o IRS Automático“.

Como antecipar a consignação do IRS?

Para fazer a consignação do IRS antes da entrega da declaração de rendimentos, tem de aceder ao Portal das Finanças e realizar os seguintes passos:

Escolher a opção “Comunicação do agregado familiar/entidade a consignar”

Clicar em “Entidade a Consignar”

Selecionar a entidade a consignar.

Se não souber qual é o NIF da entidade ou preferir conhecer todas as entidades às quais pode realizar esta doação, basta clicar na lupa existente no campo “NIF” e irá aparecer a lista de entidades disponíveis;

Pesquisar as entidades no filtro

Esta opção está localizada  no canto superior direito. Depois, apenas tem de clicar na entidade escolhida.

Submeter o pedido

 

Mas, primeiro, verifique se os dados da entidade à qual pretende consignar estão corretos.

Obter comprovativo

A qualquer momento, pode aceder a esta área do Portal das Finanças e consultar as entidades às quais pretende consignar o IRS ou IVA. É também nesta área que pode pedir o comprovativo da entrega desta comunicação.

Sabia que…

Em 2018, o projeto Frota Solidária, da Fundação Montepio, entregou 21 carrinhas a 21 instituições de solidariedade, com os valores recebidos através da consignação fiscal?

No total, desde 2008, ano em que o projeto Frota Solidária começou, já foram concedidas 203 viaturas a igual número de instituições, assegurando a devolução de cerca de 4 milhões de Euros à sociedade civil.

O NIF da Fundação Montepio é o 503802808.

Ler mais

Saiba mais sobre

Frota Solidária , IRS