Setembro 26, 2019

7.ª Corrida Montepio junta milhares de atletas a 27 de outubro

A edição de 2019 da Corrida Montepio, a corrida mais solidária do país, realiza-se a 27 de outubro, em Lisboa, e contará com a presença de Jéssica Augusto
Ler mais

A 7.ª Corrida Montepio está de regresso e tem data marcada para 27 de outubro. No Rossio, milhares de atletas, entre profissionais e amadores, vão correr ou caminhar pela Comunidade Vida e Paz.

“Queremos não só proporcionar convívio, desporto e partilha, mas também incutir o valor da solidariedade”, afirmou António Tomás Correia no discurso de abertura. “Este ano escolhemos a Comunidade Vida e Paz. Esta canalização das verbas à comunidade é uma forma de agradecermos o trabalho que realizam, mas também dos participantes poderem ver uma aplicação muito clara da importância que pagam”.

Ao longo de seis edições, a Corrida Montepio juntou mais de 57 mil atletas e angariou mais de 630 mil euros, que reverteram integralmente para instituições de solidariedade. A cidade de Lisboa será, pela sétima vez, palco desta prova que, de acordo com Carlos Castro, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, tem um valor especial por “promover os valores do desporto e da solidariedade”. O autarca sublinhou ainda a importância do desporto e atividade física como parte da rotina das pessoas e da cidade. “Estamos a viver mais tempo e isto requer outra forma de estar perante a vida. O desporto e a atividade física são importantes para que tenhamos uma vida cada vez mais saudável e qualificada”.

Quem não faltará à 7ª Corrida Montepio é a atleta Jéssica Augusto. Esta será a quinta participação da desportista, que afirmou que este evento já faz parte do seu calendário anual. “Faço-o não só porque gosto de correr, mas porque me sinto bem nesta família e por causa da vertente solidária. Foi esse o motivo que me levou a inscrever pela primeira vez e é por isso me inscrevo todos os anos”, revela. Nesta edição, a atleta vai ter uma companhia especial: a sua filha Leonor vai participar na Corrida Pelicas, a corrida para os mais jovens. “Já fui madrinha da Corrida Pelicas. Este ano estou a pensar inscrever a minha filha, para ela sentir o que é uma corrida a sério. Ela nunca participou e está-me sempre a pedir. Vai ser a sua estreia”, revelou Jéssica Augusto.

Hugo Sousa, diretor-geral da HMS sports, a empresa responsável pela organização técnica deste evento desde a primeira edição, admitiu que a Corrida Montepio é “muito acarinhada por todos por ser 100% solidária”. O responsável lembrou, ainda, que a Corrida Montepio recebeu a distinção 5 Star Quality Road Race, da Associação Europeia de Atletismo, uma certificação que garante condições de segurança excelentes para os atletas. “São 54 critérios qualitativos a cumprir, desde bengaleiros, água, entre outros. É uma certificação que nos deixa muito orgulhosos, mas também nos dá muita responsabilidade”, detalha Hugo Sousa.

A 7.ª Corrida Montepio realiza-se a 27 de outubro próximo, às 10 horas, na Praça do Rossio, em Lisboa. Os atletas podem inscrever-se na corrida de 10 km ou na caminhada de 5 km. Os mais jovens, entre os cinco e os 13 anos de idade, podem inscrever-se na Corrida Pelicas.

 

O que faz a Comunidade Vida e Paz?

A Comunidade Vida e Paz foi a instituição eleita para, em 2019, receber o valor total das inscrições na 7.ª Corrida Montepio. A instituição, criada em 1989, apoia pessoas em situação de sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social. Henrique Joaquim, presidente da Comunidade Vida e Paz, contou que há 30 anos que os voluntários da instituição saem todas as noites para a rua, para ajudar os sem abrigo. “O que as pessoas não sabem é que também fazemos trabalho fora da rua. Temos 220 camas ocupadas quase em permanência por pessoas em tratamento e reabilitação”.

O responsável revelou que o valor recebido através deste evento será “integralmente aplicado” em melhoramentos urgentes em alguns dos quartos. “Queremos que as pessoas que estão em processo de internamento tenham apoio digno e em condições”, conclui.