Outubro 9, 2019

Falecimento da Senhora Professora Manuela Silva

Maria Manuela Silva, figura incontornável na história e atividade da Associação Mutualista Montepio, instituição na qual integrou o Conselho Geral entre os anos 2007 e 2018, faleceu esta segunda-feira.
Ler mais

Economista de formação, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Manuela Silva foi professora catedrática nessa mesma instituição, tendo desempenhado vários cargos na Administração Pública, entre eles o de Secretária de Estado para o Planeamento no I Governo Constitucional.

A Professora destacou-se na luta pelas causas da justiça social, combate à pobreza e defesa dos Direitos Humanos, tendo presidido à Comissão Nacional Justiça e Paz, realizado um dos primeiros estudos sobre a realidade da pobreza em Portugal e assegurado trabalhos de elevado reconhecimento nacional e grande relevância no processo de desenvolvimento económico e social do nosso país.

Agraciada, no ano 2000, com a Grã-Cruz do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, voltou a merecer novo reconhecimento em 2013 com o doutoramento honoris causa pela Universidade Técnica de Lisboa.

O Conselho de Administração, os restantes órgãos sociais e os colaboradores da Associação Mutualista Montepio expressam o seu sentimento de profundo pesar pela triste notícia.