Maio 25, 2022

Fundação Montepio entregou no dia 24 viaturas adaptadas a IPSS

Realizou-se ontem, em Lisboa, a cerimónia de entrega de viaturas adaptadas a IPSS do país, no âmbito da Frota Solidária, projeto através do qual a Fundação Montepio devolve à sociedade civil os montantes atribuídos por via da consignação fiscal

Ler mais

A Fundação Montepio ofereceu, dia 24 de maio, cinco de dez viaturas adaptadas a Instituições de Solidariedade Social de todo o país, no âmbito da 14.ª edição do projeto Frota Solidária, garantindo, assim, a devolução à sociedade civil da contribuição feita através da consignação fiscal. O objetivo é responder às necessidades especiais de mobilidade, inclusão e combate ao isolamento de crianças, jovens e idosos.

A cerimónia decorreu no espaço atmosfera m Lisboa e contou com a presença de Virgílio Boavista Lima, presidente do Grupo Montepio, membros do conselho de administração da Associação Montepio e participadas, responsáveis das IPPS selecionadas e convidados.

Na ocasião, Virgílio Lima explicou que, ao longo destas 14 edições, foram distribuídas 248 viaturas a 181 Instituições de Solidariedade Social de todo o país, após seleção rigorosa realizada pela Fundação Montepio, considerando as entidades com maiores carências. Adiantou, ainda, que a Frota Solidária concretiza uma cadeia de solidariedade objetiva e transparente, orientada à inclusão e à redução das desigualdades sociais, e envolve os contribuintes, através da consignação fiscal; a Fundação Montepio enquanto entidade promotora, financiadora e distribuidora das viaturas; mas também a seguradora Lusitânia (Grupo Montepio), que oferece a primeira anuidade do seguro automóvel, a empresa Auto Ribeiro, que adapta e transforma as viaturas; a Ford Portugal, que permite a compra das viaturas em condições especiais, e as IPSS beneficiadas, que atuam junto de públicos mais vulneráveis.

 

“Infelizmente não servimos tantas IPSS como gostaríamos. Só nesta edição recebemos cerca de 180 candidaturas, nesta cadeia de solidariedade que se estabeleceu, desde o início, com origem na Fundação, mas também com os contribuintes portugueses, em que a oferta era assegurada quase na totalidade pela consignação fiscal.” O presidente do Grupo Montepio esclareceu que atualmente a consignação fiscal representa apenas 30% do total investido nesta frota – cerca de 105 mil euros –, sendo o restante assegurado pela Fundação Montepio – cerca de 330 mil euros – dada a importância desta iniciativa”.

Entre as IPSS que receberam no dia 24 viaturas adaptadas estão o Centro Social do Carreço, de Viana do Castelo, a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, localizada no Funchal, a Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca, integrada no concelho de Alenquer, e a AIA – Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, situada em Braga.

Esta iniciativa permite à Fundação Montepio responder ao objetivo de “redução das desigualdades”, fixado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para uma sociedade mais coesa e solidária, para a melhoria da qualidade dos serviços e das respostas sociais oferecidas pelas IPSS e para a redução do isolamento da população.

Fundação Montepio entregou no dia 24 viaturas adaptadas a IPSS - Associação Mutualista Montepio

Sobre a Frota Solidária…
O projeto arrancou, em 2008, como resposta à necessidade sinalizada por entidades da economia social de promoção de uma maior e melhor mobilidade dos seus utentes, e resulta dos montantes que, a cada ano, os contribuintes portugueses atribuem à Fundação Montepio através da Consignação Fiscal e que esta Fundação devolve à sociedade civil através da aquisição de viaturas que, depois de transformadas e adaptadas, são oferecidas a instituições de solidariedade social de todo o país.

A Frota Solidária é, pois, um projeto central na atividade da Fundação Montepio, tendo sido criada com o propósito de devolver à sociedade civil os montantes que, a cada ano, os contribuintes lhe atribuem quando, no preenchimento da Declaração de IRS, selecionam a Fundação Montepio (NIPC 503 802 808) como entidade beneficiária da Consignação Fiscal.

Saiba mais sobre a Frota Solidária aqui.