Making of

O que fazemos pelos outros diz muito sobre nós

Os bastidores da campanha

Fotógrafos, maquilhadores, eletricistas, técnicos de produção, publicitários, marketeers, figurantes e protagonistas. Os bastidores de uma campanha publicitária são um mundo à parte. Ao longo de três semanas, centenas de pessoas trabalharam afincadamente na campanha de publicidade da Associação Mutualista Montepio, um projeto que começou antes, em reuniões e esboços de papel, e cujos bastidores lhe trazemos aqui.

Que grande 31!

4 de maio de 2018, sete da manhã. O Teatro Politeama, em Lisboa, prepara-se para acolher uma das mais esperadas campanhas de publicidade do ano. Produtores, criativos publicitários, figurantes e mais de três dezenas de figuras públicas, entre atletas, músicos, atores e líderes do setor da economia social e da cidadania, põem a conversa em dia entre o pequeno-almoço e a sala de maquilhagem.

“Não estou muito habituada a isto [risos], mas estou em casa, na casa de um amigo”, graceja a atriz Maria do Céu Guerra, uma das protagonistas.

Há largos anos que a Associação Mutualista Montepio (AMM) apoia músicos, desportistas, atores e encenadores, instituições da economia social e projetos de caráter solidário e cívico.

Este apoio só é possível através do compromisso de cidadania ativa que a AMM, através dos mais de 620 mil associados Montepio, proporciona à sociedade. Ao subscreverem soluções de poupança e proteção da AMM, garantindo assim o seu futuro e o futuro das suas famílias, os associados Montepio transformam-se, eles próprios, em atores principais deste apoio.

Por isso, na campanha O que fazemos pelos outros diz muito sobre nós, o palco pertence-lhes.

620 mil razões para apoiar

Desenvolver uma campanha publicitária é um processo árduo e trabalhoso, que decorre durante semanas ou meses e envolve centenas de pessoas. A esta complexidade natural, a campanha da AMM acrescentou outra camada: conciliar a agenda de 31 figuras públicas. Não estranhou, por isso, que no dia reservado às filmagens e sessões fotográficas as conversas tenham tido um denominador comum: a Associação Mutualista Montepio.

“Têm tido um papel crucial para a ação cultural em todo o país”, atira o fadista Hélder Moutinho. “É sempre bom darmos a cara e fazermos parte da imagem da Associação Mutualista. Como atleta, sinto-me honrada em fazer parte desta campanha”, completa a atleta Ana Dulce Félix.

A missão da AMM é bem clara: proporcionar soluções de proteção e poupança aos mais de 620 mil associados Montepio. A preocupação pela construção de uma sociedade mais solidária, justa e coesa, coloca nos seus ombros a responsabilidade extra de apoiar os projetos de caráter social, cívico e lúdico.

“Não me choca esta mistura de experiências. Acho curioso e muito interessante”, destaca Cláudia Pereira, profissional que trabalha com a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso. “Temos sempre como referência o mutualismo e a expressão mais evidente desta dinâmica mutualista é a Associação Mutualista Montepio”, acrescenta Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

Números

60

técnicos envolvidos

31

figuras públicas presentes

+200

pessoas envolvidas na campanha

3

dias de filmagens

3

semanas de trabalho

Um cenário imponente

O Politeama está habituado ao reboliço. Por esta sala de espetáculos, apoiada há largos anos pela Associação Mutualista, já passaram alguns dos nomes maiores da cultura portuguesa. Durante dois dias, porém, o mutualismo foi rei.

“Não é normal participarmos em campanhas de publicidade, mas a Associação Mutualista, que é uma instituição da área social, ajusta-se a este propósito. Somos parceiros e isso é muito importante”, revela Domingos Rosa, presidente do conselho executivo da Fundação AFID, também ele Associado Montepio.

Ao lado, Diogo Piçarra assumia-se maravilhado com a experiência. “O apoio da Associação Mutualista é importante para todos mas, sendo mais jovem e pertencendo à nova geração de compositores e artistas, é muito importante para mim”, justifica.

Politeama é sinónimo de Filipe la Féria, cujo trabalho tem contribuído não só para proporcionar um ponto de cultura regular em Lisboa como para perpetuar uma arte em vias de extinção. “Já tive várias peças apoiadas pela Associação Mutualista e que só eram possíveis com esta ajuda”, recorda.

Luzes, câmara... Associação

Perante o olhar atento do realizador Sérgio Henriques, da produtora Molotov, as filmagens decorreram em vários pontos da cidade de Lisboa. Centenas de pessoas participaram na campanha, entre figuras públicas, associados e cidadãos anónimos, e as equipas da AMM, da JWT, agência responsável pelo conceito criativo, e da produtora Molotov. A cereja em cima do bolo estava reservada para o Teatro Politeama, na fase final das filmagens. Dezenas de associados Montepio responderam presente e quiseram subir ao palco para participar.

“É uma honra estar a representar a Associação. É bastante bom ver que o foco são as pessoas, os associados. É nisto que a Associação Mutualista Montepio difere das outras instituições. E dá mais valor, alegria e realismo ao anúncio”, garante Bernardo Silva. Associado Montepio de 19 anos. “Gosto de ver a Associação Mutualista apoiar todo o tipo de eventos, desde a cultura, ao desporto e à área social, que é muito importante”, realça Júlio Santos, que veio do Porto e trouxe a família. “A Associação Mutualista tenta cada vez mais que os associados participem em todas as atividades, em tudo o que a envolve. Há muito dinamismo e uma grande evolução”, acrescenta Patrícia Matos.

Os mais novos não faltaram à chamada. “Foi giro e divertido”, adiantou Constança Esteves, de nove anos. Anastasiya Kolotynska, três anos mais velha, não escondeu a admiração por todo o circo da publicidade. “Fiquei surpreendida com a quantidade de pessoas necessárias para fazer um anúncio”, frisou a jovem, antes de subir novamente ao palco para mais uma série de takes. “Todos prontos? Vamos lá, mais uma vez. Sorrisos, sorrisos!”, pedia o realizador. E os associados Montepio, graciosamente, sorriam para a câmara.