Perguntas Frequentes

Nesta página, respondemos às questões mais frequentes colocadas a respeito do Plano Montepio Saúde.

I - Plano Montepio Saúde - Custos, Vantagens exclusivas e Serviços

O que é o Plano Montepio Saúde?

O Plano Montepio Saúde consiste num conjunto de benefícios orientados, em exclusivo, aos associados do Montepio Geral – Associação Mutualista e destinados ao acesso a cuidados de saúde diferenciados, em condições de preços convencionados e mais vantajosos, prestados junto de médicos, clínicas e hospitais de referência que integram a Rede de Saúde Montepio.

Esses benefícios incluem, entre outras vantagens, Serviço de Médico ao Domicílio, oferta de consultas de medicina geral e familiar e oferta de rastreios específicos, realizados ao longo do ano em exclusivo para associados e através dos parceiros estratégicos deste Plano.

O Plano Montepio Saúde é corporizado num cartão de saúde gratuito, personalizado e individual – Cartão Montepio Saúde.

O Plano Montepio Saúde é de utilização simples e imediata. Não tem limite de idade ou utilização, períodos de carência ou exclusão por doenças pré-existentes. Para o utilizar só tem que ser Associado do Montepio Geral-Associação Mutualista em situação regular (quotizações em dia).

O Plano Montepio Saúde foi desenvolvido com a colaboração da Lusitania – Companhia de Seguros e da AdvanceCare e integra prestigiados prestadores do setor da saúde, entre os quais a CUF, o Grupo HPA Saúde e a União das Misericórdias Portuguesas, parceiros estratégicos.

Existe algum custo associado ao Plano de Saúde Montepio?

Não. O Plano Montepio Saúde é gratuito, não implicando qualquer custo de adesão ou permanência (mensalidade/anuidade). O único requisito é ser Associado do Montepio Geral-Associação Mutualista em situação regular (quotizações em dia).

Quais são as vantagens do Plano Montepio Saúde?

O Plano Montepio Saúde proporciona aos associados do Montepio Geral – Associação Mutualista um conjunto de condições vantajosas:
• É gratuito. Não implica custos de adesão ou permanência;
• Garante preços competitivos em consultas, exames, internamentos e cirurgias, entre outros serviços médicos;
• Disponibiliza o acesso à Rede de Saúde Montepio em todo o país, com vantagens em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, óticas, ginásios e outras unidades de bem estar.
• Constitui uma rede própria e exclusiva de prestadores, selecionada pelo Montepio Geral – Associação Mutualista, construída de raíz para este Plano e gerida, quanto à sua operacionalização, pela Advancecare;
• Integra prestadores de referência, como sejam a CUF, o Grupo HPA Saúde e a União das Misericórdias Portuguesas;
• Oferece um serviço de Médico ao Domicílio 24 horas por dia/7 dias por semana, através da Residências Montepio, Serviços de Saúde S.A.;
• Permite acesso imediato a soluções integradas para partos (incluindo o seguimento em consultas, exames e o parto), em condições muito vantajosas e sem período de carência (em unidades selecionadas da Rede);
• Inclui outras vantagens importantes e exclusivas para associados: oferta de consultas de medicina geral e familiar/clínica geral em 2017 e de rastreios específicos anuais.
• É de aceitação automática, não implicando questionários médicos);
• É de acesso imediato (sem período de carência), sem exclusões ou limite de idade.

Quais os serviços incluídos no Plano Montepio Saúde?

O Plano Montepio Saúde permite aceder a serviços de saúde de qualidade superior, desde que contratados com a Advancecare:
. Consultas de medicina geral, familiar e de especialidade
. Exames
. Internamento e cirurgias
. Parto
. Centros óticos
. Consultas de psicologia e nutrição
. Serviços na área do bem-estar (osteopatia, acunpunctura, shiatsu, podologia…)

Que tipo de cirurgias estão contempladas no Plano Montepio Saúde?

Poderá realizar todo o tipo de cirurgias, com internamento ou em regime ambulatório, beneficiando dos valores convencionados na Rede de Saúde Montepio.

O que diferencia o Plano Montepio Saúde de outros planos de saúde?

• O Plano Montepio Saúde não tem custos de adesão ou manutenção e permite o acesso a médicos, clínicas e hospitais de referência em todas as regiões de Portugal (rede exclusiva e diferenciada);
• A par de descontos significativos nos valores dos serviços realizados na Rede de Saúde Montepio, os associados beneficiam de vantagens exclusivas nas unidades da rede CUF, do Grupo HPA Saúde e da União das Misericórdias Portuguesas.

Qual a relação entre o Plano Montepio Saúde e a Lusitânia?

A Lusitania é uma seguradora do Grupo Montepio e assegura, em termos técnicos, a componente do Serviço de Médico ao Domícílio do Plano Montepio Saúde.

II – Constituição e cobertura geográfica da Rede de Saúde Montepio

Como consultar os médicos, clínicas e hospitais junto dos quais posso usar o Plano Montepio Saúde?

A informação atualizada está disponível no diretório clínico – em montepio.org/saude – ou através da Linha Rede de Saúde Montepio: Tel. 707 10 21 21 ou 210 14 21 21 (se estiver no estrangeiro), disponíveis nos dias úteis das 8h30 às 18h30. – Disponível a partir de 10 de julho de 2017

Existem prestadores de serviços em todo o país?

Sim. A Rede de Saúde Montepio abrange todas as regiões do país, centrando-se em três parceiros estratégicos de referência a nível nacional: unidades da rede CUF – hospitais e clínicas CUF; Grupo HPA Saúde – presente no Algarve, Alentejo e Região Autónoma da Madeira; e União das Misericórdias Portuguesas – com presença fundamental nas regiões Norte e Centro do país.

Um conjunto alargado de outros prestadores complementam a Rede, assegurando cobertura nacional.

Posso utilizar o Plano Montepio Saúde fora de Portugal?

Não. Os médicos, clínicas e hospitais que integram o Plano Montepio Saúde só estão disponíveis em território português.

III – Condições de acesso e utilização do Plano Montepio Saúde

Quem poderá utilizar o Plano Montepio Saúde?

O Plano Montepio Saúde é de utilização exclusiva pelos associados do Montepio Geral – Associação Mutualista, mediante as seguintes condições:

  • Ter as quotas em dia;
  • Ser titular de um Cartão Montepio Saúde válido, gratuito e pessoal.

Para utilizar o Plano Montepio Saúde é necessário inscrever-me?

Se é titular de um Cartão Montepio Saúde válido, o acesso ao Plano Montepio Saúde é automático, não sendo necessário fazer qualquer inscrição ou subscrição prévia.

A minha família pode utilizar o Plano Montepio Saúde?

Sim, desde que sejam ou se tornem associados do Montepio Geral – Associação Mutualista, dado que o Plano Montepio Saúde é exclusivo para associados.

Cada elemento terá que ser titular do seu Cartão Montepio Saúde válido. Um Cartão não é extensível ao agregado familiar.

Caso pretenda tornar-se Associado do Montepio Geral – Associação Mutualista (ou tornar a sua família associada), deverá/ão contactar um Gestor Mutualista, um Balcão da Caixa Económica Montepio Geral ou o Tel. 213 248 112, disponível nos dias úteis, das 9h às 21h.

Existe algum limite de utilização do Plano Montepio Saúde?

Não existem limites de utilização ou períodos de carência.

Existe alguma limitação etária ou exclusão por doença?

Não existe qualquer limite de idade para aderentes, não existe exclusão por doenças pré-existentes nem é necessário preencher qualquer questionário clínico.

Não tenho Cartão Montepio Saúde. Posso utilizar o Plano Montepio Saúde?

Não. Para usufruir do Plano Montepio Saúde é necessário ter um Cartão Montepio Saúde válido, o que implica ser Associado efectivo do Montepio Geral – Associação Mutualista.

Se já é Associado e tem as quotas em dia, deverá verificar junto do Montepio Geral – Associação Mutualista a razão pela qual ainda não recebeu o referido Cartão. Contacte, para tal, a Linha de Apoio ao Associado – Tel. 213 248 112, disponível nos dias úteis, das 9h às 21h.

De que forma posso verificar se posso utilizar o Plano Montepio Saúde?

Pode consultar toda a informação sobre o Plano Montepio Saúde em montepio.org/saude ou contactar a Linha Rede de Saúde Montepio, através do Tel. 707 10 21 21 ou 210 14 21 21 (se estiver no estrangeiro), disponíveis nos dias úteis, das 8h30 às 18h30.

De que forma posso agendar um serviço médico?

Para agendar o serviço médico pretendido (consulta, exame, tratamento, etc), deve contactar diretamente o médico, clínica ou hospital que integra a Rede de Saúde Montepio, identificando-se como utilizador do Plano Montepio Saúde.

Antes de proceder ao agendamento de qualquer serviço médico deverá verificar a sua condição de Associado, de modo a garantir o acesso aos valores estabelecidos para o Plano Montepio Saúde.

Como posso solicitar o serviço de Médico ao Domicílio?

Poderá solicitar o Médico ao Domicílio através da Linha Rede de Saúde Montepio, pelo Tel. 707 10 21 21 ou 210 14 21 21 – opção 3, disponível 24 horas por dia/todos os dias do ano, sem limite de utilização.

O Serviço de Médico ao Domicílio terá um custo de 25€ em cada utilização.

É de utilização exclusiva para o Associado, não podendo ser utilizado por membros do agregado que não sejam associados.

Como posso utilizar o Plano Montepio Saúde?

• Ser Associado do Montepio Geral – Associação Mutualista com as quotas em situação regular;
• Ser titular de um Cartão Montepio Saúde válido, pessoal e intransmissível;
• Selecionar o médico, clínica ou hospital entre os disponíveis na Rede de Saúde Montepio – informação disponível para consulta em montepio.org/saude ou através da Linha Rede de Saúde Montepio: Tel. 707 10 21 21 ou 210 14 21 21, disponíveis nos dias úteis, das 8h30 às 18h30 (disponível a partir do dia 10/07/2017);
• Marcar diretamente o serviço clínico junto do médico, clínica ou hospital escolhido, indicando que tem o Plano Montepio Saúde;
• Apresentar o Cartão Montepio Saúde no dia de realização do serviço médico;
• Pagar o valor convencionado correspondente.

Que documentos devo apresentar no médico, clínica ou hospital para poder utilizar o Plano Montepio Saúde?

Deve apresentar sempre o seu Cartão Montepio Saúde, em formato físico ou digital (a versão digital do Cartão encontra-se disponível na APP Montepio).

O prestador poderá solicitar a apresentação de um documento de identificação (Cartão de Cidadão/BI/Passaporte).

No Plano Montepio Saúde é necessário solicitar uma pré-autorização para utilizar algum serviço médico?

Não precisa solicitar qualquer pré-autorização para o serviço médico que pretende realizar.

Não encontro o meu Cartão Montepio Saúde. Como posso utilizar o Plano Montepio Saúde?

Terá que solicitar a emissão de uma 2ª via do seu Cartão Montepio Saúde para utilizar o Plano Montepio Saúde.

Para o efeito, deverá contactar a Linha de Apoio ao Associado, através do Tel. 213 248 112, a Linha Rede de Saúde Montepio, Tel. 707 10 21 21 ou 210 14 21 21 – opção 4, disponível nos dias úteis das 9h00 às 21h00, ou preencher o formulário “Pedido de 2ª via de Cartão Montepio Saúde” disponível em montepio.org/saude (a partir de 10/07/2017).

O Cartão será enviado para a morada da sua residência, registada no sistema informático, pelo que deverá garantir que a mesma se encontra atualizada.
Poderá aceder facilmente ao seu cartão de saúde através da APP da Associação Mutualista Montepio, disponível para IOS e Android.

Não estou interessado/a no Plano Montepio Saúde. Como posso cancelar o Cartão Montepio Saúde?

Para o efeito, deverá contactar a Linha de Apoio ao Associado, através do Tel. 213 248 112, a Linha Rede de Saúde Montepio, através do Tel. 707 10 21 21 ou 210 14 21 21 – opção 4, disponível nos dias úteis das 9h00 às 21h00, ou preencher o formulário “Pedido de cancelamento de Cartão Montepio Saúde” disponível em montepio.org/saude (a partir do dia 10/07/2017).

Qual o prazo de validade do Cartão Montepio Saúde?

O Plano Montepio Saúde é válido até junho de 2020, sendo o Cartão Montepio Saúde válido pelo mesmo período. Ainda assim, poderá haver lugar à extensão deste prazo.

O fim ou extensão de validade do Plano (e do Cartão), a ocorrerem, serão devidamente comunicados através dos diversos suportes/canais de comunicação disponíveis no Montepio Geral – Associação Mutualista.

Tenho o cartão da RedeMut. Posso utilizá-lo na Rede de Saúde Montepio?

Não. Na Rede de Saúde Montepio só pode utilizar o seu Cartão Montepio Saúde.

Posso utilizar o Cartão Montepio Saúde na RedeMut?

A RedeMut e a Rede de Saúde Montepio têm uma composição diferente. Contudo, existem entidades – hospitais, clínicas – que integram ambas as redes. Assim, poderá utilizar o seu Cartão Montepio Saúde nas unidades da RedeMut que integram, simultaneamente, a Rede de Saúde Montepio, ou seja, que são comuns às duas redes.

IV – Condições de pagamento

Como posso saber qual o valor que irei pagar pelos serviços médicos que vou realizar?

Poderá consultar a tabela com os valores convencionados de referência em montepio.org/saude (disponível no dia 10/07/2017).

Caso saiba identificar o ato médico a ser realizado, poderá contactar a Linha Rede de Saúde Montepio, através do Tel. 707 10 21 21 ou 210 14 21 21, disponíveis nos dias úteis das 8h30 às 18h30 (disponível no dia 10/07/2017).

Posso ser reembolsado do valor pago pelo serviço médico?

Não. O Plano Montepio Saúde não tem vertente de reembolso. O valor que pagará no momento da realização do ato já incorpora o desconto direto aplicado sobre o valor de mercado desse serviço de saúde.

Possuo um seguro de saúde através de uma seguradora. Posso ser reembolsado das despesas feitas no âmbito do Plano Montepio Saúde?

No caso de ter um seguro de saúde através de uma seguradora, poderá verificar junto dessa entidade as condições de acesso a eventual reembolso dessas despesas.

V – Linha de apoio e acesso a dados de associados

Há alguma linha de apoio para esclarecimento e questões relacionadas com o Plano Montepio Saúde?

Sim. Pode contactar a Linha de Apoio ao Associado, exclusiva do Plano Montepio Saúde – Linha Rede de Saúde Montepio, através do Tel. 707 10 21 21 ou 210 14 21 21, disponíveis nos dias úteis das 8h30 às 18h30, a partir do dia 10/07/2017.

Quem tem acesso à minha informação pessoal e aos meus dados clínicos?

O acesso à sua informação pessoal, associada ao Cartão Montepio Saúde, só está disponível ao Montepio Geral – Associação Mutualista.

A informação clínica associada aos serviços médicos que efetuar estará acessível aos médicos e às entidades clínicas nos quais forem realizados.