Como estar em forma

Como estar em forma? O que deve comer antes, durante e depois da corrida? Pode complementar o seu treino com outra atividade física? É a estas e outras questões que procuramos responder a partir de uma área criada a pensar em si e destinada a proporcionar a todos os “habitantes” do universo Montepio Runner uma experiência de corrida mais dinâmica, informada e completa. Calce os ténis, diga “sim” a este desafio e venha correr com o Montepio. Saiba como estar em forma!

1. Atenção à postura

Correr com os cotovelos dobrados em 90º, manter os punhos relaxados, olhar em frente e manter a barriga levemente contraída são alguns cuidados que deverá ter em conta para evitar lesões e dores musculares. Um bom truque é, em cada passada, apoiar em primeiro lugar o calcanhar e só então passar o peso do corpo para a planta do pé.

Tenha cuidado consigo.

2. Respire bem para uma melhor performance

Uma respiração correta vai levá-lo muito mais longe durante muito mais tempo. Ao respirar bem, leva mais oxigénio aos músculos e aumenta a sua resistência. O ideal é inspirar pela boca e expirar pelo nariz. E lembre-se, é a respiração abdominal e não a torácica que nos permite absorver mais oxigénio.

Bons treinos.

3. Respeite as horas do sono

Por mais ansioso que esteja pelo dia da corrida é fundamental dormir bem, de forma a garantir um bom descanso muscular, recarregar baterias e acordar cheio de energia. Deite-se cedo nos dias que antecedem a corrida!

Bons sonhos e bom descanso.

4. Durante a corrida

Corra 10 a 15 minutos a um ritmo mais lento, para despertar os músculos e para que o coração comece a habituar-se, e aumente-o aos poucos. Mantenha o andamento de acordo com a sua capacidade e tenha em conta a distância que ainda tem de percorrer.

Concentre-se e boa sorte.

5. Não se esqueça dos alongamentos

Aquecer e alongar os músculos antes e depois do treino prepara o corpo para o esforço físico que se segue. Aqueça antes do treino com uma breve rotina de alongamentos. Cada alongamento da musculatura deve ter entre 5 a 10 segundos. No final da corrida, repita os alongamentos mas aumente o tempo de cada um: idealmente entre 10 a 30 segundos para cada grupo muscular.

Prepare o seu corpo.

6. Complemente o treino com outras atividades

Praticar outras atividades físicas, como a musculação, andar de bicicleta ou simplesmente subir escadas é uma boa forma de complementar o seu treino e de fortalecer os músculos. Ajuda a melhorar a resistência, a evitar lesões e a manter a forma física em corridas longas.

Fortaleça os seus músculos e prepare o seu corpo.

7. O que jantar na véspera da corrida

Queremos que tenha bons resultados, por isso anote as nossas dicas e saiba como estar em forma: uma porção de 100g de carne ou peixe com arroz, massa ou batata, acompanhado de salada ou legumes cozinhados. No final da refeição coma fruta, mas evite as mais ácidas, como a laranja ou o kiwi. Cerca de 1h30 antes de ir para a cama ainda pode comer uma gelatina.

Desfrute a sua refeição.

8. O que comer durante a corrida

O ideal é tomar um bom pequeno-almoço duas horas antes da corrida. Opte por alimentos ricos em hidratos de carbono, como pão com queijo e fiambre e ainda um sumo de fruta. Também é aconselhável comer uma banana, por causa do potássio.

Faça esta refeição com calma.

Outros conselhos Montepio Runner

Começar a treinar

Tudo o que precisa para estar à altura do seu desafio. Prepare-se com o nosso plano de treinos.

Nutrição

Melhore o seu desempenho desportivo com a ajuda de alimentos essenciais e de fácil preparação.

Já é Associado Montepio?

O Montepio Associação Mutualista coloca ao seu dispor um conjunto de vantagens e benefícios na área do bem-estar, desporto e saúde. Junte-se ao ritmo do Movimento Montepio Runner.