Saltar para o conteúdo

Projeto “De Mãos Dadas” vence Prémio Voluntariado Jovem Montepio

O projeto “De Mãos Dadas”, da Direção Regional de Educação da Madeira, é o vencedor da 13.ª Edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, 2023, iniciativa promovida pela Fundação Montepio.
Artigo atualizado a 09-07-2024
Projeto “De Mãos Dadas” vence Prémio Voluntariado Jovem Montepio Projeto “De Mãos Dadas” vence Prémio Voluntariado Jovem Montepio

Ao todo, foram nove as candidaturas recebidas (ver caixa abaixo), entre janeiro e março de 2024. No final, um só vencedor. Com o Prémio Voluntariado Jovem Montepio, a Direção Regional de Educação da Madeira conta agora com 2 000 euros e cada participante da equipa tem um apoio de 300 euros para implementar o projeto “De mãos dadas”. Conheça, aqui, a missão do vencedor.

Candidaturas recebidas

Nome InstituiçãoDesignação Projeto
ACNI – Associação Cultural Novas IdeiasVoluntário: outra forma de ser herói
Associação Comunidade Vale de BênçãoLighthouse
Associação Happy WishPor um Interior mais Happy
Direção Regional de Educação – MadeiraDe Mãos Dadas
Escola Profissional de Aveiro (EPA)Let’s Go Clean
IPV – Instituto Politécnico ViseuJogo Limpo
União Recreativa “Os Amigos da Terra”Contos e Encontros
VMBA – Associação de Moradores Viver melhor no BeatoJovens Líderes
Y4C – Youth For Change AssociaçãoYouth For Change vai às Escolas

O que é o projeto “De mãos dadas”?

A principal missão do projeto “De mãos dadas” é promover a inserção social dos jovens, sobretudo no mundo do trabalho. Para tal, recorre a formas saudáveis de ocupar os tempos livres, na expectativa de que essas atividades, que começam por ser voluntárias, representem oportunidades de emprego no futuro. Entre as atividades previstas, encontram-se:

  • Confeção e empratamento de alimentos;
  • Serviço de mesa;
  • Limpeza de automóveis.

A dinâmica assenta no pressuposto de que, ao fazer um trabalho de modo gratuito, mas com gosto, os jovens têm um primeiro contacto com o sentimento de realização pessoal. E, caso recebam uma proposta de trabalho, começam a dar os primeiros passos de integração cívica e laboral.

“O projeto ‘De Mãos Dadas’ pretende intervir para além da área de prevenção, atuar em várias frentes que têm bloqueado a participação e inclusão da população numa sociedade que se diz inclusiva. É necessário intervir junto dos jovens para que não se tornem vítimas destas estruturas vulneráveis, dando-lhes a oportunidade de, em primeiro lugar, sonhar, e, em segundo lugar, de desenhar o seu lugar na sociedade com base no conhecimento e exercício pleno dos seus direitos, constituindo-se uma das prioridades deste projeto numa tentativa de quebrar ciclos de intensa exclusão”, explica a Direção Regional de Educação da Madeira.

A quem se destina?

O projeto “De mãos dadas” pretende apoiar os jovens que:

  • Frequentam o 1.º ano das Ações Formativas de Cozinheiro/a;
  • Estão a iniciar o curso de Mecânico/a de Serviços Rápidos;
  • Cursam o 2.º ano de Empregado/a de Mesa;
  • Formandos que desejam ser voluntários no projeto.

Sobre o Prémio Voluntariado Jovem Montepio

Esta é já a 13.ª edição da iniciativa que premeia ideias de voluntariado social, ambiental, cultural e proteção animal, apresentadas por jovens entre os 16 e os 25 anos. Em 2022, houve dois premiados: Colégio Maristas de Carcavelos, com o projeto “Mãos que Alimentam”, e a Associação Juvenil YouthDream, com o livro “Nahir e os ODS”.

Avaliação

Todos os projetos candidatos ao Prémio Voluntariado Jovem Montepio são submetidos a um júri, composto por representantes da Fundação Montepio, do Montepio Associação Mutualista, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, do GRACE, da Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão e do Centro Português das Fundações.

Implementação

Após a atribuição do prémio da 13.ª edição, a Direção Regional de Educação da Madeira tem seis meses para implementar o projeto. Poderá, no entanto, recorrer a uma prorrogação de meio ano, sujeita a aprovação da Fundação Montepio.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Voluntariado

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.