Janeiro 4, 2024

Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2023: saiba como (e quando) inscrever-se

A 13.ª edição do galardão que premeia o voluntariado jovem em Portugal está de regresso. Conheça as novidades e inscreva a sua equipa

Ler mais

Decorre, de 8 de janeiro a 29 de março de 2024, a fase de candidaturas ao Prémio Voluntariado Jovem, iniciativa da Fundação Montepio que premeia projetos de voluntariado de âmbito social, ambiental, cultural ou proteção animal idealizados por jovens dos 16 aos 25 anos.

Candidaturas

A edição de 2023 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio traz algumas novidades. Assim, as instituições podem inscrever-se em duas categorias: “Candidatura Espontânea” e “Candidatura Direcionada”. De realçar que, tal como nos anos anteriores, não se aceitam candidaturas individuais.

Candidatura Espontânea

As equipas, preferencialmente mistas, devem ser constituídas por um máximo de três jovens dos 16 aos 25 anos, que frequentem escolas, associações juvenis, associações de estudantes ou outras organizações sem fins lucrativos que desenvolvam projetos com jovens. Os candidatos serão acompanhados por um monitor designado pela organização candidata.

Candidatura Direcionada

As equipas, preferencialmente mistas, devem ser constituídas por um máximo de três jovens dos 16 aos 25 anos das escolas técnico-profissionais do distrito de Lisboa e Vale do Tejo. Os candidatos serão acompanhados por um monitor designado pela organização candidata.

Objetivos

Esta iniciativa pretende replicar o trabalho social e comunitário desenvolvido pela Fundação Montepio. Assim, as equipas devem construir um projeto de voluntariado que crie oportunidades num determinado território ou zona de uma freguesia.

O Prémio Voluntariado Jovem Montepio tem como objetivos maiores:

  • Estimular a criação de projetos inovadores de voluntariado jovem;
  • Promover o empreendedorismo em prol do voluntariado;
  • Estimular o conhecimento e a formação sobre voluntariado;
  • Melhorar a qualidade de vida das comunidades;
  • Potenciar o trabalho entre entidades de cariz público, privado e da sociedade civil.

Inscrições

As candidaturas para a edição de 2023 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio devem ser enviadas para o e-mail voluntariado@montepio.pt, mediante preenchimento do respetivo formulário, disponível no site da Fundação Montepio.

Encontre abaixo os documentos necessários para a apresentação da candidatura:

1 – Regulamento da 13.ª Edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio;

2 – Formulário de candidatura;

3 – Declaração de Propriedade Intelectual (maiores de 18 anos, menores de 18 anos).

Avaliação

Todos os projetos serão avaliados por um júri, que será constituído por representantes da Fundação Montepio, do Montepio Associação Mutualista, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, do GRACE, da Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão e do Centro Português das Fundações.

Os resultados serão anunciados a 17 de maio de 2024 e a entrega de prémios deverá ocorrer até 30 de junho de 2024. Os projetos vencedores terão de ser implementados até seis meses a contar da atribuição do prémio, sendo possível solicitar uma única prorrogação da implementação por mais seis meses (sujeita a aprovação da Fundação Montepio).

Prémios

Na categoria “Candidatura Espontânea”, a instituição vencedora receberá 2 000 euros e cada jovem participante 300 euros. Na categoria “Candidatura Direcionada”, a instituição vencedora receberá 1 500 euros e cada jovem 250 euros.

Sabia que…

Esta é a 13.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio??

Na edição de 2022, os prémios foram entregues ao Colégio Maristas de Carcavelos, que idealizou o projeto “Mãos que Alimentam”, e à Associação Juvenil YOUTHDREAM, com o livro “Nahir e os ODS”.