Procura financiamento? Conheça a GEOfundos

Uma plataforma única com acesso a todas as oportunidades de financiamento, nacionais e internacionais. Eis a GEOfundos, uma ferramenta online ao serviço das organizações da economia social.
Artigo atualizado a 07-03-2017

A GEOfundos nasce dos esforços de várias entidades ligadas à economia social. Todas têm em comum a vontade de criar e partilhar ferramentas de valor acrescentado para o setor:

  • Associação Mutualista Montepio
  • Call to Action
  • CASES
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Fundação EDP
  • Fundação PT
  • IES – Social Business School
  • Stone Soup
  • TESE

Que serviços estão disponíveis na GEOfundos?

A principal mais-valia da plataforma é a agregação de todas as oportunidades de financiamento, nacionais ou internacionais. Através da personalização da pesquisa, é possível filtrar as oportunidades disponíveis que vão ao encontro das necessidades de cada organização. A pesquisa na plataforma é simples, rápida e apresenta resultados concretos.

A GEOfundos disponibiliza também ferramentas de informação e formação. Através de um Espaço de Aprendizagem e de um Centro de Especialistas, a plataforma pretende dar resposta às necessidades de maior capacitação dos agentes da economia social.

No Centro de Especialistas é possível encontrar prestadores de serviços de capacitação, consultoria e formação dos utilizadores da plataforma. O objetivo? Dar um apoio específico e personalizado às entidades, sobretudo na elaboração de candidaturas para financiamento, criação de projetos e capacitação interna.

Já o Espaço de Aprendizagem foi criado para melhorar o conhecimento das organizações em matéria de financiamento, através do acesso a informação de valor acrescentado.

O acesso à plataforma GEOfundos é feito através do registo prévio no site da iniciativa.

Fortalecer o impacto da economia social

Em Portugal, a economia social é composta por cerca de 61 300 organizações que empregam 216 mil pessoas, representando 2,8% do VAB (valor acrescentado bruto) nacional. Os dados, provenientes da mais recente Conta Satélite da Economia Social, divulgada em dezembro de 2016, comprovam o impacto do setor, mesmo tendo em conta as restrições financeiras.

A GEOfundos assume-se, neste contexto, como ferramenta em prol de uma maior sustentabilidade e força destas organizações. Até porque há muito a melhorar no que diz respeito aos processos de financiamento e capacitação interna das estruturas da economia social, tal como reconhecem as entidades envolvidas na criação da plataforma.

Neste “caminho a fazer de melhoria no lado da oferta de financiamento”, como explicam os responsáveis pelo lançamento da GEOfundos, é necessário “melhorar a transparência na divulgação de oportunidades de fundos”. E também é preciso articular e complementar a atuação dos financiadores, assim como “simplificar e agilizar os processos de candidatura”. Este trabalho setorial será feito a médio e longo prazo, em prol da sustentabilidade da economia social portuguesa.

Ler mais

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais