Frota Solidária: 400 mil euros para projeto de “filantropia efetiva”

Desde 2008, a Fundação Montepio já investiu 4,5 milhões de euros na compra de 258 viaturas adaptadas ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Um projeto que é a “matriz do Grupo Montepio”.
Artigo atualizado a 19-10-2023

Dez Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de norte a sul do país receberam viaturas adaptadas ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida, uma oferta enquadrada na 16.ª edição da Frota Solidária, projeto da Fundação Montepio.

Estas viaturas, que já se encontram ao dispor da população mais vulnerável, vão beneficiar largas centenas de utentes que, até agora, não conseguiam deslocar-se no dia a dia — ou precisavam de ajuda externa para fazê-lo (por exemplo, dos bombeiros), com custos acrescidos para as IPSS e para as famílias.“Este é o projeto mais importante da Fundação Montepio, uma ação extraordinária de filantropia efetiva”, referiu o Presidente do Montepio Associação Mutualista e da Fundação Montepio, Virgílio Boavista Lima, sobre a iniciativa Frota Solidária.Este ano, o investimento no projeto ascendeu a 400 mil euros. “Há 15 anos, o financiamento provinha sobretudo da consignação fiscal atribuída à Fundação Montepio. Hoje, a maioria do financiamento é assegurada pelo Montepio Associação Mutualista”, referiu Virgílio Boavista Lima.

Se quiser apoiar a edição de 2024 da Frota Solidária, e assim robustecer esta iniciativa, deverá escolher a Fundação Montepio — NIPC 503 802 808 — no Quadro 11 da declaração de IRS, consignando 0,5% do seu IRS liquidado. Saiba aqui como fazê-lo.

Uma frota do Minho ao Alentejo

Em 2023, a Frota Solidária privilegiou as IPSS do interior do país, instituições que dependem das viaturas adaptadas para transportarem os utentes para o hospital ou para o centro de saúde, para casa ou para as atividades de lazer.

“Esta oferta é altamente relevante para nós e para todo o Interior”, explicou ao Ei Carlos Maia Pereira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almeida, uma das dez instituições que receberam viaturas adaptadas. “Somos de uma zona carenciada de tudo, até de gente. E a Fundação Montepio substitui-se um pouco ao que deveria ser o Estado a fazer.”

O sucesso do projeto, mas também a situação económica frágil das IPSS, fez disparar o número de candidaturas. Segundo Virgílio Boavista Lima, candidataram-se à edição de 2023 da Frota Solidária mais de 400 instituições. “´É um indicador de que as necessidades são crescentes e os pedidos aumentam em conformidade”, sublinhou.

Estas são as instituições que receberam uma carrinha da Frota Solidária, em 2023:

  • Centro Social Castelo Viegas (Coimbra);
  • Santa Casa da Misericórdia de Almeida (Guarda);
  • Santa Casa da Misericórdia de Marvão (Portalegre);
  • Santa Casa da Misericórdia de Amarante (Porto);
  • Santa Casa da Misericórdia de Pernes (Santarém);
  • Centro Social do Vale do Homem (Braga);
  • Centro Social de Bodiosa (Viseu);
  • Probranca – Associação para o Desenvolvimento Sociocultural da Branca (Aveiro);
  • COMDIGNITATIS – Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana (Lisboa);
  • CERCIMB – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Moita e Barreiro (Setúbal).

Um investimento global de 4,5 milhões de euros

Lançada em 2008, a iniciativa Frota Solidária já entregou 258 viaturas adaptadas a IPSS de todo o País, num total de 4,5 milhões de euros investidos pela Fundação Montepio e pelo Montepio Associação Mutualista.

Conheça o projeto no site da Fundação Montepio e descubra como as carrinhas solidárias da Fundação Montepio já fazem a diferença em Estremoz, em Braga e ou no Funchal.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Doações

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais