7 campanhas solidárias para apoiar no Natal

O Natal é, por tradição, uma altura do ano mais propícia a campanhas solidárias. Apresentamos-lhe algumas iniciativas e um portal agregador das ações solidárias portuguesas.
Artigo atualizado a 25-11-2021

Existem diversos tipos de campanhas solidárias, desde as de âmbito nacional e com maior mediatismo às locais que visam colmatar as dificuldades das populações de determinada zona do país.

Ao participar em campanhas solidárias no Natal, pode mimar a família e os amigos com presentes originais e, ao mesmo tempo, ajudar quem mais precisa.

Para incentivar os portugueses a participarem em campanhas solidárias, o Estado concede benefícios fiscais em sede de IRS. Assim, quando entregar a declaração dos seus rendimentos de 2021 poderá deduzir 25% do valor doado em dinheiro a instituições sociais, até ao limite de 15% da coleta. Se os donativos forem feitos ao Estado, a dedução é igualmente de 25%, mas sem qualquer limite.

1. 10 milhões de Estrelas – Cáritas

 10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz é uma iniciativa da Cáritas que promove a aquisição de uma vela por 2 euros. As velas – que poderão ser adquiridas nas paróquias, escolas, Cáritas Diocesanas, nas lojas Pingo Doce, entre outros locais – deverão ser colocadas acesas nas janelas de quem aderir à iniciativa na noite de 24 de dezembro.

As verbas recolhidas são anualmente canalisadas para dois objetivos de carácter nacional e internacional. Em 2021, serão um contributo para a ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (65%), e serão, também, aplicados em projetos de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência das populações mais vulneráveis, nos países lusófonos (35%).

Para saber mais: 10 Milhões de Estrelas

 2. Dê coração à casa – Ajuda de Berço

“Dê coração à Casa” é o nome da campanha de Natal da Ajuda de Berço,  instituição de solidariedade que acolhe bebés e crianças desprotegidos. Em 2020, conseguiram erguer as paredes da sua Casa Nova, mas, para que as crianças possam mudar-se para este novo lar, necessitam de mobiliário, brinquedos e decoração, ou seja, tudo o que precisam para se sentirem felizes e seguros. “Precisamos de si, para dar coração à nossa casa e enchê-la com aquilo que precisa para receber as nossas crianças”, pode ler-se no site. Se pretende ajudar este recomeço, faça um contributo aqui.

Para saber mais: Ajuda de Berço

3. Missão Natal AMI

A Missão Natal AMI tem o objetivo de proporcionar uma quadra digna e feliz às famílias que apoiam, em situação de pobreza e exclusão social. Há várias formas de apoiar esta iniciativa, das quais destacamos as seguintes.

  • Por 20 euros, financiar um cabaz de Natal, constituído por bacalhau, azeite e outros bens alimentares, a uma das 2 107 famílias beneficiárias da AMI.
  • Por 10 euros, oferecer Miminhos de Natal a uma criança ou idoso. Por este valor, os mais jovens recebem um brinquedo e cinco lanches, enquanto os séniores recebem um kit de higiene e cinco lanches.

Para saber mais: Missão Natal AMI

 4. Compra Solidária

 A plataforma eletrónica Compra Solidária concentra, de forma organizada e pesquisável, produtos e eventos solidários.

O catálogo online, em constante crescimento, reúne centenas de produtos e iniciativas dentro do conceito do que é uma compra solidária, nomeadamente produtos, experiências, vales-donativo, leilões, serviços e eventos.

Ao encomendar nesta plataforma, o seu pedido segue direto para a pessoa responsável em cada instituição de solidariedade, ou diretamente para os respetivos parceiros responsáveis pelo envio.

Este portal não retém nenhuma taxa lucrativa sobre as iniciativas de cada instituição de solidariedade e respetivos parceiros, nem fica com qualquer parte do valor dos donativos. O objetivo do projeto é contribuir para a divulgação de campanhas solidárias.

 Para saber mais: Compra Solidária

5. Campanha de Natal 2021 – Make a Wish

Neste Natal, a Make-A-Wish – instituição que realiza desejos a crianças e jovens com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas -, convida os portugueses a fazer uma compra na montra solidária e ajudar a levar força, alegria e esperança às cerca de 150 crianças que aguardam a realização do seu desejo.

Para saber mais: Montra Solidária

6. Natal a Meias

Pelo quarto ano consecutivo, a Calzedónia e a TVI juntam-se nesta campanha solidária, cujo objetivo é apoiar a Liga dos Bombeiros Portugueses. Como pode ajudar? Até 25 dezembro de 2021, na compra de um par de meias da edição Natal a Meias, por cinco euros, metade desse valor reverte para a Liga dos Bombeiros Portugueses.

Entre 2018 e 2020, a campanha “Natal a Meias” permitiu oferecer equipamento a mais de 200 Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, nomeadamente 6 ambulâncias de socorro, 3 viaturas de combate aos incêndios, 20 desfibrilhadores automáticos externos e mais de 700 equipamentos de proteção individual de incêndios rurais, num valor que ascende a cerca de um milhão de euros.

Saber mais: Natal a Meias

7. Localidades

Pode, também, optar por ser solidário na sua comunidade. As autarquias, as paróquias, as escolas, os grupos de jovens, incluindo os escuteiros, ou o comércio local, preparam nesta época recolhas de alimentos e produtos de higiene, brinquedos, roupa ou donativos com fins beneficentes, ou organizam outras iniciativas como jantares ou festas, para ajudar as instituições de solidariedade social selecionadas localmente. Contribua com donativos ou como voluntário.

 Boas Festas!

Ler mais

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais