10 etapas para reduzir os custos de divulgação

Quando pensa na divulgação da sua instituição, imagina a coluna das despesas do seu orçamento a aumentar? Saiba que pode fazê-lo de uma forma económica.
Artigo atualizado a 21-12-2017

As organizações do setor social nascem da vontade individual dos seus criadores e, na maioria das situações, a sua missão responde a lacunas deixadas pelo Estado nos serviços prestados à população. No entanto, no desempenho da sua atividade deparam-se com um problema de escassez de recursos, o que impede a aposta na visibilidade. A chave para a diferenciação no universo da Economia Social passa por uma gestão mais detalhada e racional dos custos, o que permite uma maior divulgação e, consequentemente, angariação de fundos.

Divulgação (quase) sem custos

1. Defina a missão, a visão e os valores

Antes de partir para a divulgação da sua organização, defina a missão, visão, valores e objetivos da sua organização. Sente-se com os seus colaboradores e discuta os conceitos. Recorram a uma ajuda especializada pro bono, como uma agência, um finalista de marketing ou comunicação. Procure em bolsas de voluntariado. A definição do ADN da sua organização é indispensável para servir de base ao desenvolvimento de uma estratégia de comunicação adequada.

2. Uniformize a imagem da sua organização

Uma das falhas mais comuns no setor social é precisamente a falta de atenção dada à imagem e ao nome da organização. Se o nome da sua instituição não conseguir chegar aos destinatários será difícil difundir a sua mensagem e iniciativa. Recorra a ajudantes pro bono. Um aluno finalista ou uma agência de comunicação com uma atitude ativa em matéria de responsabilidade social poderá rapidamente desenvolver-lhe uma imagem.

3. Crie um blogue ou uma página na Internet

Pode encontrar facilmente ferramentas para a criação de blogues e sítios na Internet. É o caso do WordPress, do Blogger ou do Tumblr. Alimente o blogue ou o site com informações relevantes sobre a sua organização e setor. Divulgue iniciativas e campanhas e publique as notícias que vão surgindo sobre a sua instituição. Para melhorar a visibilidade da sua página nos motores de busca recorra a técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

4. Tire partido das redes sociais

O Facebook, o Linkedin, o Youtube, o Google Plus, entre outras redes sociais, permitem-lhe interagir com milhares de stakeholders de uma só vez, pelo que é importante definir uma estratégia de comunicação de acordo com o canal que selecionar. Mantenha o público interessado na sua organização, informando-o sobre as suas atividades. Crie dinâmicas entre o perfil da sua organização e outras plataformas online que utilize. Habitue os seus leitores a visitar o seu perfil sempre que tiver novas ações para divulgar.

5. Chegue à caixa de correio dos stakeholders

As mesmas ferramentas que lhe permitem construir sítios e blogues também poderão ajudá-lo a construir newsletters digitais. Existem ferramentas, algumas gratuitas, que o podem auxiliar nessa tarefa. Pode experimentar o E-goi ou o GetResponse, por exemplo. Analise as várias opções. Mas não sobrecarregue a caixa de correio dos seus leitores, para que as suas mensagens não sejam consideradas spam. Otimize a comunicação com ligações para o seu site ou para os seus perfis nas redes sociais.

6. Desenvolva parcerias

Uma forma indireta de promover a sua organização sem custos é firmar parcerias com outras organizações do setor lucrativo ou não lucrativo. O Minuto Solidário é um exemplo de uma parceria que dá visibilidade e apoia o trabalho de associações e equipas que ajudam a melhorar a vida de outras pessoas. Ao visualizarem os pequenos filmes produzidos, os stakeholders podem escolher a organização que pretendem apoiar. Uma parceria com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) também pode funcionar. Esta associação promove a relação entre as organizações do setor social no âmbito da responsabilidade social empresarial.

Tire partido de sítios onde pode fazer a divulgação das suas iniciativas, tais como o Zoom, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES). Esta plataforma tem como objetivos aumentar o conhecimento entre as organizações, a visibilidade da Economia Social e promover a captação e otimização de recursos.

7. Aproveite a experiência acumulada

“Em equipa vencedora não se mexe”. Se organizar uma ação de sucesso, repita-a, ajustando-a. Dois exemplos paradigmáticos são o peditório público anual da Cáritas e a campanha do Pirilampo Mágico. O pequeno autocolante e a caixa de esmolas com o símbolo da Cáritas identificam a iniciativa. Por seu turno, a campanha do Pirilampo Mágico, promovida desde 1987, mantém-se fiel ao projeto inicial: vender uma “mascote” para angariar fundos e criar respostas sustentadas e de qualidade para a população com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

Se desenvolveu uma ação de sucesso na sua organização, não gaste tempo e dinheiro a mudá-la. Ajuste-a.

8. Reutilize materiais

Se precisa de comunicar e a sua organização tem poucos recursos, opte por soluções de baixo custo. Reaproveite, reutilize e recicle materiais.

9. Divulgue comunicados de imprensa

Nesta matéria, entra novamente em campo a ajuda “pro bono”. As agências de comunicação podem ajudá-lo a identificar os meios e jornalistas que acompanham o setor social, a desenvolver uma relação com esses profissionais e a selecionar a informação a transmitir através de comunicados de imprensa. Podem também fazer a ponte para o agendamento de entrevistas e ajudá-lo a preparar as respostas.

10. Distribua os folhetos sem custos

Se tem informação para distribuir na sua área de influência, peça ajuda a voluntários, a familiares e a amigos. E vá para o terreno.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais